Lombinho de Porco no Tacho à Portuguesa


No dia em que preparei este lombinho de porco, tive um ajudante especial na cozinha. O Zé Maria adora ver as pessoas a cozinhar. Pede sempre colo porque quer ver a ação onde ela decorre. pede a colher de pau porque também quer mexer, e pede constantemente “outo faquino” (de especiarias), porque adora mexer-lhes, e tentar tirar-lhes a tampa enquanto pensa que está a colocar coisas no tacho ou na panela.
Ultimamente temos também de ter um cuidado especial de cada vez que ligo o forno. Não porque lhe abra a porta ou por perigo de se queimar, mas porque adora colocar a temperatura do forno no máximo - os botões estão ao alcance dele - e, muitas vezes, sem eu dar conta, algo que está calmamente a cozinhar a 180ºC de repente passa para os 250ºC e eu só reparo quando me começa a cheirar a queimado… (Felizmente tenho conseguido salvar tudo, ainda que os scones no post de sexta-feira estejam mais escuros que o desejável por obra do Zé Maria e do seu especial interesse em cozinhar com o forno no máximo).
Este lombinho foi então cozinhado com o Zé Maria ao colo, sem perder pitada da acção e a tentar acrescentar coisas lá para dentro, desde a colher à chupeta dele.
No final estava bom, apesar do mau jeito que é cozinhar apenas com uma mão livre….



É já sábado, dia 7 de Março, o workshop de “Receitas para Brilhar nas suas Festas”, pelas 10h, na Quinta do Ribeiro, em Antuzede - Coimbra. O workshop inclui, além de cerca das  12 receitas que vamos preparar, o almoço com bebidas incluídas e ainda outros mimos habituais. As inscrições são limitadas. Para mais informações e inscrições: workshopsquintaribeiro@outlook.com


Ingredientes para 2 pessoas:

1 lombinho de porco pequeno
3 dentes de alho
1 folha de louro
1 colher de sobremesa de massa de pimentão
sal e pimenta q.b.
150ml de vinho branco
1 colher de sopa de banha de porco
1 colher de sopa de azeite
coentros frescos q.b.

Preparação:

Corte o lombinho de porco em fatias finas, com cerca de 1cm, e coloque-o numa taça. Tempere-o com os dentes de alho picadinhos, a folha de louro, a massa de pimentão, o sal e a pimenta e regue com o vinho branco.
Deixe ficar um pouco a marinar
Leve um tacho ao lume com o azeite e a banha e deixe aquecer.
Escorra os pedaços de lombinho da marinada e deixe-os fritar rapidamente até que fiquem louros. Junte depois a marinhada no tacho e deixe cozinhar em lume brando até o molho apurar, cerca de 10 minutos.
Antes de servir polvilhe o lombinho com os coentros frescos picados e sirva com arroz branco ou batatas fritas, e uma salada verde.


Bom Apetite!

10 comentários :

  1. Anónimo08:56

    O lombinho está com um ar delicioso, ainda mais com uma ajudinha "extra". Agora sim, vai começar a aventura na cozinha, com o pequeno ajudante a não querer perder parte da aventura. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara,
      Acredite que há dias difíceis! Não me pode ver a cozinhar que quer ver tudo e mexer em tudo!!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. :) Temos chef, está visto! Só falta aprimorar as técnicas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria João,
      Estou mas é tramada com ele a querer mexer em tudo!! :)
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Anónimo15:49

    O pequeno Zé Maria já tem gosto pela cozinha...

    Para quando workshops em Lisboa?

    Bjs Sofia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sofia,

      Para já não tenho nada agendado para Lisboa, mas se tiver eu aviso. Prometo!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  4. Oh bolas! Fiquei tão feliz por momentos ao pensar que ia poder fazer mais um bom prato português para dar a provar aos argentinos e eis que choquei com a "banha"!!! :( Duvido que consiga encontrar por aqui.... Mas mesmo assim vou averiguar, pois fiquei com a saudade na ponta da língua! ;)
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luisa,

      Pode não usar banha que fica bom na mesma. Faça apenas com azeite.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  5. Olá,
    Já experimentei e adorei, aliás adorámos todos lá em casa. Esta receita já foi incorporada na ementa mensal. Uma delícia, simples mas com um sabor muito apurado.
    A minha pequenita tem três anos e é uma ajudante muito boa. Gosta de lavar os ingredientes, mas principalmente gosta de temperar, é um mimo!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Parece ótimo!Vou fazer amanhã...

    ResponderEliminar

Imprimir