Crepes com Creme de Abóbora e Requeijão


As receitas sem carne e sem peixe continuam a fazer religiosamente parte da nossa ementa semanal. Tenho descoberto novas combinações de ingredientes, novos ingredientes e ao que parece todos cá em casa continuam a gostar desta já habitual refeição.
A receita de hoje, além de ser uma dessas receitas - sem carne ou peixe - é também uma resposta à querida leitora que me enviou um simpático mail com pedidos especiais de receitas sem glúten e sem laticínios. Pedia-me se tinha ou conhecia alternativas de massas de crepes sem leite ou farinha de trigo, pois gostava muito e tinha deixado de comer por causa de uma alergia alimentar que recentemente descobriu. Lembrei-me destes crepes diferentes e alternativos, que já tinha experimentado e que me parece ser a resposta, além de serem muito bons e podem ser preparados para todos sem a necessidade  - muitas vezes desnecessária - de fazer em versão normal para os restantes membros da família.
Quanto ao recheio é só inventar. E uma vez que a leitora só pedia uma massa de crepe sem laticínios, o recheio leva requeijão. Dos maravilhosos requeijões feitos pela prima Isabel, que numa combinação mais clássica comemos com doce de abóbora. Aqui com puré de abóbora para uma versão mais “salgada”, mas também adocicada como fica sempre a abóbora de cada vez que é assada no forno.
Duas pequenas dicas a esta receita. Podem obviamente usar uma massa de crepe mais convencional. E podem sempre aproveitar para assar a abóbora num outro dia em que liguem o forno para fazer outra coisa, e guardar o puré de abóbora já triturado dois ou três dias no frigorífico antes de usar nesta receita.
E aproveito também para responder a uma outra leitora que me pergunta o que come o meu filho mais velho quando eu faço estas coisas. Pois bem: o Zé Maria come exatamente a mesma coisa. Neste dia também comeu, depois do habitual prato de sopa, crepe recheado com puré de abóbora que depois enrolei e cortei em fatias fininhas. No prato havia ainda rodelas de pepino e tomate cereja cortados ao meio e no fim fruta. E se não tivesse comido tinha ficado mais leve. E certamente que tinha comido melhor no dia seguinte. Porque nesta coisa de os miúdos comerem o que vem para a mesa há dias e dias!

Ingredientes para 10 crepes:

4 ovos
1/2 chávena de polvilho azedo ou doce (o que se usa para fazer pão de queijo)
3/4 chávena de leite de coco
30ml de azeite
sal q.b. 

Recheio:
250g de abóbora limpa (de preferência abóbora manteiga ou abóbora hokkaido)
1 pé de tomilho fresco
azeite q.b.
1 requeijão de Seia
raspa de limão q.b.

Preparação:

Corte a abóbora já sem pevides e sem casca em cubos não muito grandes, coloque o tomilho por cima e regue com um fio de azeite. Leve a assar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos ou até a abóbora estar macia e as pontas ligeiramente caramelizadas. Retire do forno, deixe arrefecer um pouco e triture com a varinha mágica até obter um puré cremoso. Reserve.
Esmague o requeijão até obter uma pasta cremosa e junte-lhe um pouco de raspa de limão. Reserve.
Para os crepes, junte os ovos com o polvilho, o leite de coco, o azeite e tempere de sal. Bata com uma vara de arames até obter uma mistura homogénea e cremosa. Coloque uma frigideira anti aderente ao lume e deixe aquecer bem. Coloque um pouco da massa, deixe cozinhar e vire para o outro lado. Retire o crepe e coloque-o num prato. Repita até esgotar todos os ingredientes. (Se preferir, poderá fazer uma receita mais convencional de crepes.)
Recheie depois cada um dos crepes com um pouco de puré de abóbora e com requeijão e dobre-os ou enrole-os. Salpique depois com umas folhas de hortelã ou rucula e umas amêndoas torradas laminadas, se gostar.
Sirva com uma salada verde.


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Anónimo09:57

    Aqui está uma ideia muito interessante para usar o puré de abóbora que tenho congelado, e o resto do polvilho azedo que tenho no armário.
    É curioso, gosto de requeijão e doce de abóbora, mas não consigo comer os dois juntos (talvez por causa do "adocicado" do requeijão). Mas gosto deles em "versão" salgada.
    É bom que o Zé Maria coma a mesma comida que a vossa, pois assim habitua-se a novos paladares, e a novas apresentações dos alimentos, evitanto cair na "monotonia do paladar". Há tanta variedade de alimentos, que o difícil poderá ser a escolha! É claro que há dias mais complicados, mas é mesmo assim, faz parte do crescimento.
    Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Anónimo14:02

    infelizmente cada vez mais gente com intolerâncias alimentares! ainda bem que a Joana nos vai ajudando com estas maravilhosas partilhas! Obrigada mais uma vez.

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana,

    Esclareça-me uma dúvida o leite de coco que utiliza é aquele em pacote que se compra como substituto do leite animal ou o leite de coco que se vende em lata e que está junto da zona das sobremesas? Já agora, consegue esclarecer-me qual a diferença entre os dois?
    Fico a aguardar uma resposta.

    Muito obrigada pelas excelentes partilhas :)

    Beijinhos,
    Filipa Silva

    ResponderEliminar
  4. Gostei desta sugestão! Também gosto de fazer refeições assim! :)

    Beijinhos Ana
    https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Imprimir