Para a maioria das pessoas verão não rima com assados lentos no forno. Mas cá em casa o forno é um eletrodoméstico que não associamos a nenhuma estação em particular, pois utilizo o ano todo. Claro que custa mais fazer assados no forno durante os meses quentes, principalmente se são demorados, porque o calor que se faz sentir nas nossas casas só aumenta.. Mas neste caso a gulodice falou mais alto, e a necessidade de experimentar este pernil crocante, quase quase a parecer leitão, fez com que a questão do calor fosse completamente posta de lado.
Como é uma carne mais gorda, um acompanhamento fresco resulta muito bem, como uma coleslaw ou até uma simples salada de tomate e manjericão. E é uma receita de que certamente todos vão gostar e, apesar das demoradas horas de forno, uma receita que não dá trabalho nenhum e se faz realmente sozinha.
Se não a querem fazer agora, guardem-na então para preparar nos meses mais frios. Mas guardem mesmo porque é deliciosa e suculenta e uma maneira fantástica de cozinhar cortes de carne mais baratos e menos nobres e de ter uma refeição digna de receber os amigos e a família.
1 pernil com cerca de 1,2 Kg (Não se esqueça que a maior parte é osso!)
sal q.b.
alecrim fresco q.b.
azeite q.b.
Preparação:
Com uma faca bem afiada golpeie a pele em tiras com cerca de 1cm de intervalo.
Tempere depois com sal grosso e com as folhinhas de alecrim previamente picadas, e um fio de azeite. Esfregue bem para que os temperos entrem na carne e entre as tiras da pele que cortou.
Leve depois o pernil ao forno previamente aquecido a 220ºC - sem juntar mais nada -, durante 1h30. Ao fim desse tempo reduza o forno para 150ºC e deixe cozinhar mais 1h30.
O objetivo é que a pele fique bem crocante - e sim, é para comer!- e a carne macia, a separar-se do osso sem dificuldade depois de retirarmos do forno. (Se o pernil for maior, poderá necessitar de mais tempo no forno a 150ºC)
Sirva com acompanhamentos a gosto, como uma salada de tomate e manjericão, e uma salada de coleslow de couve branca, hortelã e maçã verde.
Bom Apetite!
Obrigada... parece delicioso. Beijinhos
ResponderEliminarque maravilha..
ResponderEliminarbeijinho
http://blogmariamatias.blogspot.co.uk/
Aqui está o pernil mais famoso,que colocou muitos leitores a "salivar"!
ResponderEliminarUma receita simples, aromática, e que cozinha sozinha. Para experimentar em breve, quando estiver mais fresco, ou quando a gula o desejar!
Um grande beijinho, Sara Oliveira
⊱✿.*☆*.¸✽.*♡*.✿⊰✽⊱✿.*☆*.¸✽¸.*♡*.✿⊰✽✿.*☆*.¸✽¸.*♡*.
ResponderEliminarBom dia Joana, vim bordar um recadinho aqui no seu blog desejando desde já um excelente final de semana e convidar para visitar meu blog, estive alguns dias ausente devido a demanda de grandes encomendas para o dia dos pais, mas já estou de volta e trouxe novidades! Te espero lá, ficarei muito feliz com a sua visita! Este pernil parece maravilhoso!
Beijos no ♥
⊱✿.*☆*.¸✽.*♡*.✿⊰✽⊱✿.*☆*.¸✽¸.*♡*.✿⊰✽✿.*☆*.¸✽¸.*♡*.
Ai que guloso! Gostei!
ResponderEliminarBeijinhos Ana
http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/
Humm... Que belo aspecto. Ficou super apetitoso.
ResponderEliminarBjinhos
Bimby & Sabores da Vida
Óptimo aspecto☺️
ResponderEliminarO pernil é fumado?
Obrigada por nos presentear com coisas tão boas
A simplicidade da receita quase me desmotivou de a experimentar...
ResponderEliminarMas é tão bom!
Ana Tavares