Compota de Courgete, com Gengibre e Canela


Um destes dias o meu amigo e vizinho Nuno apareceu-me cá em casa de menino nos braços. 3.3 Kg de courgete - maior do que qualquer um dos meus filhos à nascença. Assim que a vi sabia que iríamos ter uma história para contar. Soube desde logo que a courgete ia acabar em compota com uns aromas especiais.
Passados uns dias coloquei mãos à obra. Mais de 3 quilos de courgete não são tarefa fácil, mas lá dei conta do recado, descasquei, tirei sementes e interior de abóbora, ralei e lá acabou na panela com canela, gengibre e açúcar, para depois ferver e ficar pronto encher frasquinhos e assim poder dizer que os cabazes de natal começam a ganhar forma.
E se não estão de férias, se têm courgetes, gostam de cozinhar e se não têm nada mais de especial para fazer, deixo-vos esta sugestão.
E não fiquem na dúvida quanto à compota de courgete. Se gostam da tradicional compota de abóbora também gostam desta!

Ingredientes:

1 kg de courgete - peso da courgete descacada e sem pevides
650g de açúcar
1 colher de sopa de gengibre fresco raaldo
1 pau de canela
1 colher de chá de canela em pó

Preparação:

Rale a courgete, já sem casca, sem pevides e sem o interior esponjoso e coloque numa panela grande. Junte o açúcar, a canela em pó, o pau de canela e o gengibre ralado. Misture bem e leve a lume brando.
Vá mexendo de vez em quando, deixando a compota ferver em lume brando até estar no ponto desejado. Para isso deverá fazer um pequeno teste colocando um pouco de compota num pires. Deixe arrefecer um pouco e passe o dedo pela compota. Se abrir uma “estrada”, o doce está pronto. Se não deixe ferver mais um pouco. (Para estas quantidades, o doce deverá demorar cerca de 1hora, 1h15).
Coloque o doce ainda quente em frascos de vidro previamente esterilizados, e feche-os de imediato. Vire os frascos de cabeça para baixo durante cerca de 30 minutos. Ao fim desse tempo poderá voltar a colocar os frascos na posição original, etiquetar e arrumar num local fresco e seco até consumir.


Bom Apetite!

15 comentários :

  1. Anónimo08:43

    Todos os anos faço compota de courgete , gosto bastante.
    Aida Lopes

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:19

    Gosto da sugestão!
    Ainda não foi desta que fiz compota de courgete, mas fica a ideia para quando encontrar as courgetes a preços mais simpáticos. Já fiz compota/doce de chuchu, e este lembra o doce de abóbora chila.
    Um bom fim de semana, e continuação de boas férias, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Bom dia! Um outra otima sugestao! Pricipalme te para os presentinhos de natal! Eu ja começei a fazer (e pela primeira vez) os cabazes de natal, na semana passada fiz uma marmelada de cenoura e laranja, já provei e adorei o sabor! Tenho 9 frasquinhos!
    Àlias eu poderia ficar por aqui, um cestinho com uma marmelada caseira, com umas tostinhas, ja é um bom presentinho. Mas como gosto muito da minha familia, quero fazer mais alguns miminhos, talvez fazer um sortido de compotas....
    Vou experimentar esta receita!
    Um bom dia
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo11:26

      Olá, Ana/Bonvin! Fiquei curiosa com a marmelada de cenoura e laranja, pois são dois ingredientes que combinam bastante bem. É possível dar a receita sff? O ano passado, fiz um doce de marmelo com laranja (uma espécie de "marmelanja" bastante saborosa!), e foi a minha contribuição para uma venda de Natal (para além de outra variedade de doce, e bolachinhas).
      Um grande beijinho, Sara Oliveira

      Eliminar
    2. Anónimo11:45

      Sara Oliveira para a marmelada de cenoura e laranja é preciso: 1,5kg de cenoura, 500g de açucar para compotas, 1 pau de canela, Raspa e sumo de 1 laranja, sal
      Descasque e coza as cenouras em agua com sal. Passe-as pelo passe-vite, e se necessario, passe 2 vezes. De seguida, meta o puré numa panela, com o sumo e a raspa de laranja, a canela e o açucar, e mexa até ficar ao ponto da marmelada. E é tudo!
      Beijinhos
      Ana Bonvin

      Eliminar
    3. Anónimo11:48

      Sara mais uma coisitas, a cenoura pode partir as rodelas para cozer mais rapido. E outra, no final, só vai sentir o gosto da laranja, no meu caso só sinto a textura da cenoura, e o sabor da laranja. Mas é muito bom, e super economico!

      Eliminar
    4. Anónimo09:34

      Ana Bonvin, muito obrigada pela partilha! Acho que vai fazer parte dos cabazes de Natal!
      Um grande beijinho, Sara Oliveira

      Eliminar
  4. Anónimo11:39

    Joana, não gosto de gengibre. Sente-se muito o sabor na compota? Pode não colocar-se o gengibre? Obrigada pelas receitas que partilha.

    ResponderEliminar
  5. Hmm, tb vou apontar esta receita para dar vazão ao excedente de courgettes do quintal :) Bjinhos e obrigada.

    ResponderEliminar
  6. Bela receita. Obrigada pela partilha!
    Bjs

    www.trapinhartes.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Thanks for your provide useful information. That’s a good idea. We are providing this service Thay man hinh | Thay man hinh sony. Thank you very much!

    ResponderEliminar
  8. Adorei essa compota. Perfeita para fazer para os cabazes de Natal.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/08/lasanha-de-alheira-e-beringela.html

    ResponderEliminar
  9. Anónimo14:06

    realmente...agora é hora de começar a preparar o natal! e estas receitinhas tão boas, ajudam sempre. posso não receber presentes, mas estes mimos, saem bastante mais baratos e menos dispendiosos que as compras horríveis em shoppings e eu sabe me sempre tão bem receber!

    ResponderEliminar
  10. olá bom dia e parabéns pelo belo trabalho que desenvolve.
    para poder esclarecer a minha dúvida sff o que é açucar para compotas, não pode ser o branco ou amarelo. algum especial. obrigado.

    ResponderEliminar

Imprimir