Férias. Calor. Refeições leves e frescas. Estas 3 coisas andam de mão dada!
Apesar de a sopa nunca faltar cá em casa, principalmente porque tenho 2 crianças pequenas, confesso que agora, com o calor, a vontade de as comer não é grande. Optamos por saladas muito variadas e coloridas, com legumes e fruta e em maior quantidades para compensar a falta da sopa (pelo menos nós os adultos, que os rapazinhos continuam a comer sempre!)
Mas não nos podemos esquecer das sopas frias. O gaspacho, muito tradicional - quer seja na sua versão com pedacinhos de tomate, pepino, pimento e pão, quer seja na sua versão completamente passada e aveludada - que eu prefiro - mas também em outras muitas sopas frias, que podemos fazer com uma mistura de legumes e fruta.
Foi assim, e inspirada na sopa de meloa com presunto crocante que faço algumas vezes, que decidi preparar uma sopa fria de pepino com meloa e hortelã, em que os sabores se complementam na perfeição. O doce da meloa é cortado pelo pepino e tem ainda a frescura da hortelã. Ficou deliciosa.
Agora temos o trio perfeito: férias, praia e refeições leves e frescas! É aqui que a Jullie entra. Pequena e portátil, perfeita para colocar num cantinho da mala do carro e levar de férias. Quer seja para fazer as sopas dos miúdos, quer seja para preparar estas deliciosas sopas frias para nós, ou outras receitas frescas e cheias de sabor. E para nos inspirar agora até traz novas receitas com imensas sugestões frescas, ideias para complementar as férias sem grandes complicações na cozinha.
E com esta sugestão, deixo-vos a receita desta sopa fria, com pepino, meloa e hortelã que espero que gostem.
Ingredientes para 4 pessoas:
400g de meloa (madura e doce) cortada sem casca
300g de pepino com a maior parte da casca removida
2 pés de hortelã
sal e pimenta q.b.
vinagre de vinho branco q.b.
Preparação:
Corte a meloa e o pepino em cubos pequenos e mais ou menos do mesmo tamanho. Coloque-os depois na cuba da Jullie juntamente com a hortelã e tape-a ligando-a no programa correspondente, apenas para triturar bem a sopa e a deixar bem cremosa (Na falta da Jullie poderá usar uma varinha mágica ou robot de cozinha para um resultado semelhante).
A consistência da sopa deverá ser cremosa e grossa, pelo que, não há necessidade de juntar água, até porque ao acrescentar líquido vai perder sabor. Tempere com uma pitada de sal e pimenta e umas gotas de vinagre de vinho branco (atenção aos temperos para não anularem o sabor da meloa e do pepino). Mexa bem e guarde no frigorífico até servir.
Servir bem fresca decorada com umas folhas de hortelã.
Bom Apetite!
post escrito em parceria com a Jullie
Nunca fiz, mas com certeza que deve ser muito boa :)))), beijinhos
ResponderEliminarAqui está uma ideia bastante interessante! Parece uma salada em forma de batido "detox" XL!
ResponderEliminarÉ coincidência, mas quando publicou a fotografia da sopa, fiz algo parecido com iogurte, para usar um resto de meloa, pepino, e coentros. Levou sumo de limão, azeite (para lembrar da comida salgada), sal e pimenta. Até que ficou bom. Esta é uma "obra em curso", pois estou aos poucos a gostar das sopas frias.
Um grande beijinho, Sara Oliveira
Deve saber muito bem com este calor! Beijinhos.
ResponderEliminarEsta sopa apresenta uma combinação de três sabores de que gosto muito, e deve ser realmente muito refrescante e saborosa!
ResponderEliminarCom certeza com este calor uma sopinha fresca com umas fatias de pao, passa muito bem! E para pessoas como eu, quando há muito calor só tenho sede e menos apetite, este género de sopas, sao uma boa opçao para nao deixar de comer e manter-se alimentado!
ResponderEliminarObrigada pela partilha!
Ana Lopes
Que delícia deve ser, muito refrescante!
ResponderEliminarFiz agora mesmo e ficou maravilhosa :) Troquei a hortelã por gengibre, e usei meloa cantalupe, por isso ficou com uma côr muita gira. Hei-de repetir, com certeza :)
ResponderEliminarO que acha da Jullie? Estou a pensar comprar e gostaria de saber se vale a pena. Obrigada
ResponderEliminarO que acha da Jullie? Estou a pensar comprar e gostaria de saber se vale a pena. Obrigada
ResponderEliminarBom dia Joana.
ResponderEliminarAdoro o seu blog, já fiz imensas receitas daqui e corre sempre tudo bem (e eu não sou grande cozinheira :) ).
Também tenho 3 livros seus e para mim é a "cozinheira" que mais admiro (depois da minha mãe! ;) )
Entretanto gostava de lhe colocar uma questão acerca da Jullie e se me pudesse responder ficaria muito agradecida: também é possível cozinhar molhos tipo o de tomate caseiro, ou maionese na jullie?
Desde já muito obrigada pela atenção dispensada e beijinhos.
Cátia Geriante