O caril, nas suas mais variadas formas acompanha-nos sempre nas nossas ementas. De carne, peixe ou legumes. Com ou sem coco. Com mais ou menos especiarias.
Muitas vezes são a solução ideal para quando não sei bem o que fazer e quero um toque diferente para uma refeição.
Desta vez usei uma combinação que era o nosso jantar, mas que não necessariamente nesta forma. Tinha tirado a raia para o jantar mas estava para a fazer no forno, “confitada” em azeite e alho, e para acompanhar um feijão verde cozido que trouxe do mercado... Acabei por ter preguiça de ligar o forno, e o leite de coco que costuma haver quase sempre aqui por casa foi a inspiração do momento para um caril de raia com feijão verde que ficou bastante bom e foi uma refeição perfeita para um jantar a meio da semana.
Ingredientes para 2 pessoas:
400g de asas de raia limpas e cortadas em pedaços não muito grandes
2 tomates pequenos e maduros
1 cebola
2 dentes de alho
1colher de sopa de óleo de coco (ou outro óleo vegetal)
1 colher de sopa de pó de caril de boa qualidade
1 pedacinho de raiz de gengibre com cerca de 2cm
200ml de leite de coco (de lata)
sal e pimenta q.b.
picante a gosto (opcional)
200g de feijão verde arranjado
Preparação:
Numa picadora ou robot de cozinha coloque a cebola cortada em pedaços, o gengibre e os dentes de alho e triture bem.
Leve um tacho ou wok ao lume com o óleo e deixe aquecer. Junte a mistura de cebola e deixe começar a refogar. Junte depois o pó de caril e mexa bem para que as especiarias comecem a libertar o seu aroma. Acrescente depois o tomate cortado em cubinhos e deixe cozinhar uns minutos.
Junte depois o leite de coco e retifique de sal e pimenta. Deixe levantar fervura e acrescente o peixe e o feijão verde já arranjado e partido ao meio, e deixe cozinhar até que o peixe esteja macio e o feijão verde cozinhado. Se gostar acrescente agora o picante a gosto, ou deixe que depois cada um se sirva na mesa.
Acompanhe com arroz basmati bem soltinho.
Bom Apetite!
Há "1001 receitas" de caril, tal como as "1001 receitas" de bacalhau!
ResponderEliminarHá sempre variações e inspirações, consoante os ingredientes usados. Para experimentar em breve, mas não sei se faço com peixe, carne ou vegetais, vai depender do que houver e da inspiração.
Um grande beijinho, Sara Oliveira
Bom dia! Eu nao sei se acontece com mais alguém, mas desde muito pequena, quando a minha avó fazia raia, depois de a comer, no queixo ficava vermelha e coçava-me muito, tinha muita comichao! Parecia que a raia dava-me cieiro! Desde aì nunca mais comi raia na vida!
ResponderEliminarObrigada!
Ana Lopes
Olá... o caril que refere de boa qualidade encontra-se nos supermercados ou noutro sítio específico?!? Bj
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarQue ideia tão boa!
ResponderEliminarAdoro raia e é sempre um peixe pouco visto pela blogosfera, assim como o feijão verde, que se come em bardas cá por casa, principalmente agora no verão em que vem directo da horta.
Vou experimentar este caril que me parece delicioso!