Sopa Fria de Pepino e Meloa com a Jullie


Férias. Calor. Refeições leves e frescas. Estas 3 coisas andam de mão dada!
Apesar de a sopa nunca faltar cá em casa, principalmente porque tenho 2 crianças pequenas, confesso que agora, com o calor, a vontade de as comer não é grande. Optamos por saladas muito variadas e coloridas, com legumes e fruta e em maior quantidades para compensar a falta da sopa (pelo menos nós os adultos, que os rapazinhos continuam a comer sempre!)
Mas não nos podemos esquecer das sopas frias. O gaspacho, muito tradicional - quer seja na sua versão com pedacinhos de tomate, pepino, pimento e pão, quer seja na sua versão completamente passada e aveludada - que eu prefiro - mas também em outras muitas sopas frias, que podemos fazer com uma mistura de legumes e fruta.
Foi assim, e inspirada na sopa de meloa com presunto crocante que faço algumas vezes, que decidi preparar uma sopa fria de pepino com meloa e hortelã, em que os sabores se complementam na perfeição. O doce da meloa é cortado pelo pepino e tem ainda a frescura da hortelã. Ficou deliciosa.
Agora temos o trio perfeito: férias, praia e refeições leves e frescas! É aqui que a Jullie entra. Pequena e portátil, perfeita para colocar num cantinho da mala do carro e levar de férias. Quer seja para fazer as sopas dos miúdos, quer seja para preparar estas deliciosas sopas frias para nós, ou outras receitas frescas e cheias de sabor. E para nos inspirar agora até traz novas receitas com imensas sugestões frescas, ideias para complementar as férias sem grandes complicações na cozinha.
E com esta sugestão, deixo-vos a receita desta sopa fria, com pepino, meloa e hortelã que espero que gostem.

Ingredientes para 4 pessoas:

400g de meloa (madura e doce) cortada sem casca
300g de pepino com a maior parte da casca removida
2 pés de hortelã
sal e pimenta q.b.
vinagre de vinho branco q.b.

Preparação:

Corte a meloa e o pepino em cubos pequenos e mais ou menos do mesmo tamanho. Coloque-os depois na cuba da Jullie juntamente com a hortelã e tape-a ligando-a no programa correspondente, apenas para triturar bem a sopa e a deixar bem cremosa (Na falta da Jullie poderá usar uma varinha mágica ou robot de cozinha para um resultado semelhante).
A consistência da sopa deverá ser cremosa e grossa, pelo que, não há necessidade de juntar água, até porque ao acrescentar líquido vai perder sabor. Tempere com uma pitada de sal e pimenta e umas gotas de vinagre de vinho branco (atenção aos temperos para não anularem o sabor da meloa e do pepino). Mexa bem e guarde no frigorífico até servir.
Servir bem fresca decorada com umas folhas de hortelã.


Bom Apetite!
post escrito em parceria com a Jullie

10 comentários :

  1. Nunca fiz, mas com certeza que deve ser muito boa :)))), beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10:18

    Aqui está uma ideia bastante interessante! Parece uma salada em forma de batido "detox" XL!
    É coincidência, mas quando publicou a fotografia da sopa, fiz algo parecido com iogurte, para usar um resto de meloa, pepino, e coentros. Levou sumo de limão, azeite (para lembrar da comida salgada), sal e pimenta. Até que ficou bom. Esta é uma "obra em curso", pois estou aos poucos a gostar das sopas frias.
    Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Deve saber muito bem com este calor! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Esta sopa apresenta uma combinação de três sabores de que gosto muito, e deve ser realmente muito refrescante e saborosa!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo18:13

    Com certeza com este calor uma sopinha fresca com umas fatias de pao, passa muito bem! E para pessoas como eu, quando há muito calor só tenho sede e menos apetite, este género de sopas, sao uma boa opçao para nao deixar de comer e manter-se alimentado!
    Obrigada pela partilha!
    Ana Lopes

    ResponderEliminar
  6. Que delícia deve ser, muito refrescante!

    ResponderEliminar
  7. Fiz agora mesmo e ficou maravilhosa :) Troquei a hortelã por gengibre, e usei meloa cantalupe, por isso ficou com uma côr muita gira. Hei-de repetir, com certeza :)

    ResponderEliminar
  8. O que acha da Jullie? Estou a pensar comprar e gostaria de saber se vale a pena. Obrigada

    ResponderEliminar
  9. O que acha da Jullie? Estou a pensar comprar e gostaria de saber se vale a pena. Obrigada

    ResponderEliminar
  10. Anónimo09:34

    Bom dia Joana.
    Adoro o seu blog, já fiz imensas receitas daqui e corre sempre tudo bem (e eu não sou grande cozinheira :) ).
    Também tenho 3 livros seus e para mim é a "cozinheira" que mais admiro (depois da minha mãe! ;) )
    Entretanto gostava de lhe colocar uma questão acerca da Jullie e se me pudesse responder ficaria muito agradecida: também é possível cozinhar molhos tipo o de tomate caseiro, ou maionese na jullie?
    Desde já muito obrigada pela atenção dispensada e beijinhos.
    Cátia Geriante

    ResponderEliminar

Imprimir