Esparguete Carbonara com Queijo Cheddar


Das prendas mais comuns entre os meus anos e o natal, os livro de culinária estão sem dúvida nos top dos preferidos e mais “amados”, mas também recebo outras coisas ligadas à culinária que gosto bastante, como conjuntos de vinagres balsâmicos de diferentes aromas, ou um conjunto culinário vindo diretamente de Inglaterra pela mão da minha amiga Rita que mora agora por lá.
E é a partir desse conjunto de coisas vindas de Inglaterra que me lembrei de fazer esta versão de esparguete carbonara, pois o cabaz que a Rita me ofereceu, além de um “Christmas Pudding", de uns chocolates com “Turkish Delight”, de umas bolinhas de Limão e Mirtilos para aromatizar Gin, de Nozes Pecan, de umas misturas de leguminosas para sopas... trazia ainda uma embalagem com queijos Cheddar variados.
Pois bem... que saia uma carbonara rápida - feita sem natas como deve ser! - e com cheddar em vez de parmesão.

Ingredientes para 4 pessoas (2 crianças e 2 adultos)

250g de esparguete
1 dente de alho
100g de queijo cheddar 
1 ovo
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
250g de bacon em cubos grandes (compro uma fatia grossa e corto-a depois em cubos de 1x1cm)

Preparação:

Coza a massa em água a ferver temperada de sal. 
Entretanto leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite e acrescente o bacon e o dente de alho bem picadinho e deixe fritar até o bacon ficar dourado.
Rale o queijo cheddar e coloque-o numa taça. Bata o ovo e misture-o no queijo temperando a gosto com um pouco de pimenta. Reserve.
Assim que a massa estiver cozinhada, escorra-a e guarde cerca de 60ml de água da cozedura da mesma.
Devolva a massa à panela (já sem água) onde a cozer e envolva-a bem com o bacon frito com o alho. Junte a água que reservou da cozedura da massa à mistura de ovo e queijo, misture bem, e misture tudo com a massa ainda quente - mas o lume desligado). Envolva bem até o queijo começar a derreter e o ovo a cozinhar com o calor residual, e formar um molho cremoso. (A água ajuda a envolver e a soltar a massa!)
Sirva de imediato com uma salada verde e, se gostar com um pouco de salsa picada por cima.


Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Adoro!!! É dos meus pratos preferidos! Se há coisa que grita comida de conforto é um prato de carbonara!! ;)

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:44

    Já referi que gosto destas ideias?
    Também adoro livros de culinária e mimos comestíveis! Por vezes, oferecem-me livros nos anos (um muito especial, foi o "Livro de Pantagruel", 8ª edição, autografado pela autora, e comprado num alfarrabista - as receitas deste livro, são diferentes da "versão moderna") e no Natal, embora a minha irmã tenha sempre um pouco de receio com o que comprar, pois costumo comprar algum que me interesse. Os mimos comestíveis, podem não ser muito vistosos, mas por vezes são coisas dadas por colegas, vizinhos e sogra da minha irmã, ou então produtos comprados nas viagens ou feiras. Um muito especial que recebi com um cabaz, foi a uvada, feita com o mosto das uvas. É algo antigo, que tinha quase entrado em desuso (é normal na zona oeste), que foi recuperado, neste caso em Torres Vedras. Uma autêntica surpresa, doce qb, fresco, ideal para acompanhar queijos e usar em preparações doces ou salgadas.
    Quanto a este esparguete, acho que poderá aparecer em casa, talvez com queijo da ilha ou mesmo de cabra, que é o que tenho em casa (o cheddar acabou nas festas!).

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana! Já há muito tempo que sigo o seu blogue e gosto muito. Ontem ao jantar experimentei esta sua receita de Carbonara e os meus filhos adoraram. Até o meu marido, que não é um apaixonado por massas, gostou. Continuação de um bom trabalho e muitas felicidades! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já agora, o meu nome é Magda Ferreira! ;)

      Eliminar
  4. Joana,
    é só o meu prato de "salvação" em dias difíceis! Realmente, os italianos são um povo engenhoso. Como podemos ficar tão saciados depois de um simples prato de massa?!!

    ResponderEliminar
  5. Fiz ontem para o jantar, mas com fiambre, pois cá em casa não somos fãs de bacon, e ficou delicioso, além de ser bem rápido de preparar. Obrigada pela sugestão :)

    ResponderEliminar

Imprimir