1 ano de Maria Benedita


Há um ano atrás lá fomos nós a caminho da maternidade. Nasceste ainda de manhã, depois de mais uma cesariana marcada. Assim que te vi, só consegui reparar no teu cabelo! Tinhas tanto cabelo comparada com os teus irmãos que quando nasceram eram praticamente carecas.
Ficaram para trás todas as preocupações da gravidez, dos medos e dos muitos exames que fizemos e do susto que apanhamos. 
Ficou para trás a tristeza da Avó Cila não ter conhecido esta bisneta, porque poucos dias depois de ter descoberto que vinha aí uma menina, tive o melhor sonho de todos: sonhei que lhe contava que ia ter uma menina e senti o beijo e a festa dela na minha cara. Tenho quase a certeza que não foi um sonho. Que lhe contei mesmo. E senti a alegria dela.
Esperámos por ti, com calma enquanto a minha barriga crescia e eu gostava cada vez mais dela e de me sentir assim grávida.
Nasceste e aqueles dias na maternidade foram um namoro pegado. Eras só minha naqueles dias, quase sem mais ninguém a interromper-nos. Acalmavas assim que te deitavas ao meu lado, e as enfermeiras até fomentavam esse mimo. A calma que um terceiro filho nos consegue dar é enorme, e eu já só queria vir embora contigo, para nossa casa e para ao pé do pai e dos manos.
Desde que chegaste sabíamos que sempre tinhas feito falta para nos sentirmos completos.
És um bebé tão calmo como os teus irmãos. Rapidamente passaste a dormir bem, e nós rapidamente acertamos nesta rotina e logística a 5.
Mas não foi fácil. Este teu primeiro ano não foi fácil. Faltam mãos muitos vezes, outras paciência, e às vezes há mesmo uma certa dificuldade em gerir tudo com três crianças ainda tão dependentes de nós.
Há quem diga que passar de dois para três filhos é mais fácil, mas não é de todo essa a minha experiência, porque vocês ainda são todos muito pequeninos. Talvez seja verdade quando são mais crescidos.
Tu vieste e és um doce de miúda. Sempre sorridente, muito bem disposta e a rir para todos.
Os teus irmãos chamam-te a “fofa” e adoram andar sempre a dar-te beijinhos e abraços, e o Zé Maria até já ajuda a tomar conta de ti e a fazer pequenos recados.
Tornas-nos mais ricos. Contigo temos aprendido a serenidade e a calma do terceiro filho e a aproveitar melhor os pequenos momentos sem estarmos sempre tão preocupados com tudo. Contigo descomplicamos demais - desculpa! Mas acredito que em muitas outras coisas conseguimos ser “melhores” pais, porque os pais não nascem ensinados e só aprendem a ser pais com os filhos que têm.
Sentimo-nos completos. Cansados em muitos dias, mas completos desta partilha de amor entre pais e filhos, e principalmente entre irmãos. Nunca nos enganámos quando sabíamos que queríamos mais filhos, e que queríamos esta cumplicidade que vocês começam a ter.

Minha querida B. enches os nossos dias de ainda mais amor e felicidade. Ensinas-nos a simplicidade de sermos pais. A simplicidade do amor entre irmãos, e de que o amor é sempre o elo que nos une, e que quando há amor, muito pouco é mais necessário. Talvez, o estarmos gratos pelo que temos. 


Muitos parabéns minha menina linda. 

15 comentários :

  1. Família um tesouro guardado a sete chaves no nosso coração.
    Parabéns a toda a família.
    Aida

    ResponderEliminar
  2. Parabéns para a sua menina, as maiores felicadades para toda a familia.

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns para a Fofa!!
    Felicidades para toda a familia.

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabéns à Benedita! Que seja o primeiro de muitos anos felizes! Acredito q sim, ter uma mãe presente (não só em corpo, mas principalmente em termos emocionais) é tudo nesta vida! E esta semana estou a sentir o drama do q foi uma criança cuja mãe ñ lhe deu o apoio q devia... Vidas tristes e fins trágicos q nos servem de lição para ensinarmos os 'nossos' filhos q serem sonhadores e a terem o direito à felicidade, seja ela de q forma for. Parabéns a ti que a deste à luz e parabéns a toda a família pelo apoio e amor que lhe transmitem! Bjinhos e felicidades! E as melhoras dela :)

    ResponderEliminar
  5. Parabéna à Benedita e a toda a família! Também tenho 3 mas ao contrário, duas primeiro e depois o rapaz, e é tudo isso que a Joana descreve, não há melhor dádiva para os nossos filhos do que dar-lhes irmãos! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Sim, é verdade que ainda são todos muito pequenos... Mas com o passar dos dias vão ficar cada vez mais unidos nesse amor que descreve e será mais maravilhoso ver essa cumplicidade entre os três. Vai parar, contemplar e assistir a tanta alegria... Que seja uma alegria crescente... Tudo de bom.

    ResponderEliminar
  7. Muitos parabéns à Benedita pelo seu primeiro de muitos e felizes aninhos!

    ResponderEliminar
  8. Cristina15:54

    Muitos parabéns à Benedita e que a vida lhe sorria sempre como agora ela lhe sorri. Continua assim sorridente, pequenina!...

    ResponderEliminar
  9. Olá minha querida tudo bem?
    Muitos parabéns para a tua menina Benedita que hoje faz um aninho e que ela conte muitos e muitos com os lindos pais e manos , miúda como eu não tenho que estar velha ainda me lembro quando comecei o meu blogo daquilo que tu algumas vezes me comentas-te acho que não tinhas nenhuma criança na altura e como a vida é tão bela e as nossas crianças que são o futuro para a nossa sociedade. Os meus filhos meu tesouro mas já todos apanhados pelas grifas também são 3 mas já todos grandes homens e o mais velho tem 6 filhos...um beijinho do tamanho do mundo para ti e toda a tua família muito em especial para essa linda menina eu tenho 5 netas.

    ResponderEliminar
  10. Parabéns!! À Benedita e à minha Margarida, 2 lindonas que nasceram com muito cabelo e negro...mas com 26 anos dd diferença,. Tudo de bom.

    ResponderEliminar
  11. Muitos parabéns à Benedita.
    Muitos parabéns a toda a família e que sejam sempre todos muito felizes.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo21:35

    Muitos parabéns para a Benedita, a "fofa" (gosto deste termo carinhoso, atribuído pelos manos)! O primeiro de muitos anos recheados de alegria e cumplicidade entre todos.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  13. Muitos parabéns. Tem uma carinha mesmo fofinha

    ResponderEliminar
  14. Carla Gomes16:49

    Muitos Parabéns à Benedita. Também sou mãe de três a concordo em género, numero e grau com tudo. A gestão é o mais dificil mas a tranquilidade do terceiro filho, é única e acho que nos faz descomplicar tudo, até com os irmãos mais velhos.
    Já agora aproveito para lhe agradecer a inspiração de todos os dias, a partilha das coisas boas e menos boas. É muito bom sentirmos que a nossa vida é igual a tantas outras.

    Muito obrigada e beijinho grande!

    ResponderEliminar
  15. Muitos parabéns à Benedita,.....
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Imprimir