Caldo Verde sem Batata à minha moda


Há muitos e muitos anos, talvez quase tantos como tem este blogue, que quase nunca faço sopa com batata. Nada contra a coitada da batata, mas porque é uma forma de tornar a sopa mais “leve” e de utilizar outros legumes, aumentando assim a diversificação de legumes na nossa alimentação. E até porque, muitas vezes, depois da sopa, lá vem o arroz, as batatas ou a massa, e não há necessidade de duplicar “hidratos”.
Ora então, há muito tempo que faço o caldo verde assim, com uma mistura de couve flor e courgete, que mantém a cor e consistência do caldo verde tradicional, e que, na minha opinião, pouco lhe altera o sabor até porque raramente descobrem a troca.....
Depois de ter partilhado pelo instagram, os pedidos e perguntas foram tantos que achei que a receita detalhada era merecida aqui.
Por isso, aqui fica!

Ingredientes para 6 pessoas:

1/2 couve flor
1 cebola
2 dentes de alho
1 courgete grande
sal q.b.
azeite q.b.
300g de couve em caldo verde
1/4 de chouriço de qualidade

Preparação:

Corte a couve flor em floretes. Descasque a courgete e corte-a em pedaços pequenos. Descasque os dentes de alho e a cebola e pique-os grosseiramente. Retire a pele ao chouriço.
Leve um tacho ao lume com um pouco de azeite e deixe aquecer, junte depois os legumes e o pedaço de chouriço e deixe refogar alguns minutos, até os legumes começarem a ficar dourados, e o chouriço começar a largar alguma gordura.
Junte depois agua, só até cobrir os legumes, e tempere com um pouco de sal. Tape e deixe cozinhar até os legumes estarem macios.
Retire depois o chouriço e triture os legumes. Acrescente água até obter a consistência de puré desejada e retifique de sal, deixando novamente levantar fervura.
Junte depois as couves, envolvendo bem, e deixe ferver em lume brando até que ests fiquem cozidas, 10 a 15 minutos, aproximadamente.
Sirva quente, com umas rodelas de chouriço, se gostar.


Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Anónimo09:52

    Costumo fazer o caldo verde com a batata, e só há alguns anos atrás experimentei fazer com só com courgete (quando comecei a usar na cozinha). Não fiquei muito convencida na altura, pois ficou demasiado aguada.
    No entanto, tenho feito com uma mistura de batata e courgete, e é uma versão bem recebida.
    Irei experimentar esta combinação, couve flor e courgete, pois é uma forma de variar a base da sopa e aproveitar a época da couve flor. Curiosamente, lembra uma sopa/creme de couve flor que costumo fazer, que leva noz-moscada, em que variam alguns ingredientes consoante o que há em casa (couve flor, batata/nabo/chuchu, cebola).

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Além da couve-flor e da curgete, eu acrescento nabo. Fica ótimo!!

    ResponderEliminar
  3. Não aprecio muito caldo verde mas assim parece-me bem.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2019/01/farrapo-velho-minha-moda.html

    ResponderEliminar
  4. Cá tb se deixou a batata for a da sopa há cerca duma década ;) A última vez q se fez caldo verde foi com uma mistura de chuchu e courgette, mas realmente ficou com um sabor peculiar (não necessariamente mau!). Hei de experimentar esta tua versão p provar :) Obrigada :) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo09:14

    Sugestão para a cozedura dos legumes sem desperdício de energia: usar a bola de arroz do cozido. Cozem ao mesmo tempo que a base e é só tirar para triturar.

    ResponderEliminar
  6. Foi aqui que descobri que a couve-flor é uma substituta de excelência da batata na sopa, pois a consistência cremosa fica a mesma. Super fã. Também já não faço sopas com batata.

    ResponderEliminar

Imprimir