Estufado de Grão com Carne de Porco


Ora então sejam todos muito bem vindos a 2019!
Um ano novo acabou de estrear, e com ele todos os desejos e resoluções que a viragem do ano costuma ter. Que os nossos desejos se realizem, e que as vossas - e já agora as minhas - resoluções consigam ser cumpridas! Porque há coisas, que dependem apenas de nós, e a maioria de “desejos” de inicio de ano, só depende mesmo de nós! O que desejo a todos é muita saúde, e muita paz! Eu sei que é cliché, mas é, na verdade o que mais desejo. O resto depende mais de mim, de nós!
E para dar início ao novo ano, depois das receitas festivas, de alguns excessos, é tempo de retomar rotinas. Hoje os miúdos retomaram à escola, depois de dias de férias, e o frigorífico está vazio. É preciso ir ás compras, tratar da roupa e organizar a casa. As meal prep só começam novamente a sério no início da próxima semana, mas é preciso ir comendo alguma coisa.
Vale-me este guisado de grão, preparado ainda em 2018, e do qual congelei uma parte, para estes primeiros dias de inicio de rotinas.
Fica a receita. Bom ano a todos! Espero que continuem deste lado!

Ingredientes para 4 pessoas:
(adaptado de uma receita da Revista Bimby - Momentos de partilha, Dezembro de 2018, página 19)

500g de carne de porco cortada em cubinhos
1 folha de louro
1 colher de chá de colorau 
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
1 cebola
2 dentes de alho
2 cenouras
1 alho francês
100g de bacon em cubinhos
300g de grão de bico cozido 

Preparação:

Tempere a carne de porco com sal, o colorau e o louro. Reserve.
Pique a cebola, juntamente com os dentes de alho, a cenoura e o alho francês e leve ao lume com um pouco de azeite e deixe refogar. Junte depois o bacon em cubinhos e a carne de porco. Envolva bem, cubra com água e retifique de sal e pimenta. Deixe cozinhar em lume brando cerca de 25 minutos ou até a carne estar macia.
Junte depois o grão de bico, envolva bem e deixe cozinhar mais 10 minutos.
Sirva polvilhado com salsa ou coentros e acompanhe com um pouco de arroz branco.


Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Olha que receita tão simples e boa que deve ficar. Este ano queria ver se me aventurava em novas receitas pelo menos uma vez por semana. E o teu blog é uma verdadeira inspiração

    ResponderEliminar
  2. Cá estarei, deste lado, a lê-la diariamente em 2019, Joana! Feliz 2019!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo13:30

    Uma boa sugestão, que remete para comida de conforto!
    O novo ano está aqui, e os desejos são como os seus , saúde e paz, mas também alegria e respeito. Embora muitos dos outros, apesar de de dependerem de nós, podem ter influências externas que os condicionam.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  4. Um bom ano 2019.Adoro as suas e cá em casa de vez em quando também sai assim uma comidinha. Obrigada pela sua partilha.

    ResponderEliminar

Imprimir