Caldeirada de Atum Fresco


O fim de semana como é habitual passou a correr. Sábado entre almoços e visitas, e o domingo, mais calmo em casa, com uma Maria Benedita adoentada e dois macaquitos em brincadeiras. Mesmo assim, houve tempo para iguarias: um delicioso bolo de maçã com avelã e farinha de espelta, e mais uma vez as arrufadas de batata doce e o pão de espelta caseiro (ambos com receita aqui no blogue!)
Ainda houve um frango caseiro assado para o almoço, e um caldo verde sem batata para o jantar cuja receita - de tantos pedidos que teve - aparecerá esta semana aqui pelo blogue.
De qualquer maneira a segunda feira também trás planos culinários e mais uma preparação da semana, mas antes disso, aqui fica a receita da Caldeirada de Atum fresco que estava deliciosa, e que foi mais uma receita preparada com peixe que veio no cabaz de peixe Fresco da Peixinho da Lota. Isto de ter um cabaz de peixe fresco entregue em casa, semanalmente ou quando nos convém, não podia ser mais conveniente!

Ingredientes para 2 adultos e 2 crianças:

1 atum fresco com cerca de 800g
8 batatas não muito grandes
1 lata pequena de tomate pelado
1 pimento vernelho
2 dentes de alho
1 cebola
100ml de vinho branco
sal e pimenta q.b.
1 raminho de coentros frescos
azeite q.b.

Preparação:

Corte o peixe me postas e descarte a cabeça. Reserve.
Descasque as batatas e corte-as em rodelas não muito finas. Descasque a cebola e corte-a em meias luas ou rodelas. Corte o pimento em rodelas, lamine os dentes de alho e corte o tomate pelado em pequenos pedaços.
Num tacho vá colocando camadas de batata, cebola, pimento tomate e peixe, temperando de sal e pimenta entre as camadas. Por cima coloque os coentros frescos e o alho laminado, regue com o vinho branco e um fio de  azeite e tape.
Leve ao lume até levantar fervura. Depois reduza - mantendo sempre o tacho tapado - e deixe cozinhar até as batatas estarem macias.
Sirva de imediato.


Bom Apetite!

3 comentários :

Imprimir