Arroz Salteado com Legumes, Grão de Bico e Espinafres Baby


É sempre uma inspiração seguir outras contas e blogues no instagram. Principalmente quando têm princípios e formas de cozinhar muito diferentes das nossas. Porque assim aprendemos todos os dias, e porque a partilhar devia ser algo essencial nas redes sociais, em vez de andarmos a contar seguidores, e a ver quem tem mais, como se isso quisesse dizer alguma coisa acerca do tipo de conteúdos que é partilhado. 
Além de outras, gosto de seguir contas vegan, macrobióticas e vegetarianas. As saudáveis e as de guloseimas. As de nutricionistas e as de especialistas em bolos.
E com as contas vegan e afins, tenho-me aventurado muito mais a cozinhar vegetais de outra forma, e têm sido uma inspiração acrescida às minhas semanais receitas sem carne nem peixe.
Esta semana não foi excepção porque, desde que vi o “Alho”, a fazer um arroz com vários legumes, que fiquei com vontade de recriar aquela receita. Não fiz a mesmo versão que ela. Substituí imensos ingredientes com o que tinha em casa, e não usei o seitan, que não tenho, nem consumo. Mas posso dizer-vos que ficou um arroz delicioso, que até os miúdos comeram - mesmo que tenha tido de andar a escolher as coisas verdes (espinafres) e as castanhas (cogumelos).
Uma receita deliciosa, uma forma de diversificar o nosso consumo de vegetais, e de comer uma refeição reconfortante e satisfatória, sem sentir falta de carne ou de peixe.
Será certamente para repetir, com uma ou outra variação.

Ingredientes para 2 adultos e 2 crianças

350g de grão de bico cozido e escorrido (cozido em casa com alga Kombu - algo que aprendi com a cozinha macrobiótica)
1 chávena de arroz basmati já cozinhado
1/2 cebola
1 cenoura
200g de cogumelos
1 alho francês
1 tomate
3 dentes de alho
4 colheres de sopa de vinagre
2 mãos cheias de espinafres baby frescos
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Prepare os legumes. Corte os cogumelos em laminas, o alho francês em rodelas, o tomate em cubinhos, os dentes de alho em laminas fininhas, a cebola em meias luas, a cenoura em rodelas bem fininhas.
Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e junte metade do alho. Acrescente os cogumelos, a cebola, o alho francês, a cenoura e deixe saltear bem, temperando com um pouco de sal e pimenta. Acrescente depois o grão de bico cozido e envolva bem, até os legumes estarem cozinhados e crocantes. Retire e reserve.
Na mesma frigideira coloque um pouco mais de azeite, o restante alho, o tomate em cubinhos e deixe cozinhar até o tomate estar meio desfeito. Tempere com um pouco de sal e pimenta (se quiser um pouco de piri-piri ou malagueta, mas por causa dos miúdos não acrescentei)  e junte o vinagre envolvendo bem. Volte a colocar a mistura dos legumes na frigideira, assim como  o arroz e envolva tudo muito bem.
Por fim acrescente os espinafres fresvos e envolva mais uma vez.
Sirva de imediato.


Bom Apetite!

2 comentários :

  1. Anónimo13:28

    Adoro esta ideia, pois é bastante versátil!
    Será para experimentar, com arroz ou mesmo massa miúda, quinoa ou grãos de cereais cozidos.
    A internet e redes sociais podem ser uma fonte de inspiração útil no que se refere à culinária, independentemente da corrente culinária. Acompanho contas variadas, muitas das quais dão o mote para algumas ideias em casa, para além dos livros variados que existem em casa. Há tanto para experimentar, para não cairmos na monotonia.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Nice :) A fazer com certeza, tb c alguma variação p rentabilizar o q há na arca congeladora ;) Bjinhos e obrigada pelas partilhas :)

    ResponderEliminar

Imprimir