Almôndegas de Porco com Limão em Molho de Tomate Aldrabado (com Abóbora Esparguete Assada)


Na última ida às compras lembrei-me de comprar carne picada para fazer uma coisa que já não fazia há algum tempo:  um rolo de carne, com um pequeno “twist” que vos darei conta daqui a mais uns dias. Acabei por comprar um pouco mais de carne, porque me lembrei também de fazer umas almôndegas.
Acabei por temperar esta versão de alôndegas com ervas e limão, o que lhes confere um sabor mais fresco. E em vez de um molho de tomate mais convencional, acabei a por em prática uma ideia da Donna Hay, até porque tinha em casa um frasco de polpa de tomate biológica, perfeita para isto mesmo.
A receita torna-se assim ainda mais simples e rápida de preparar, e é uma boa alternativa quando o tomate não está em época, ou não temos disponibilidade para fazer o nosso próprio molho de tomate. E para variar, usei abóbora esparguete assada para acompanhar as almôndegas, em vez do clássico esparguete ou puré!
Espero que gostem!

Ingredientes para 4 pessoas:

500g de carne de porco picada (pedi no talho para picar carne de bifanas/perna)
1 colher de chá de raspa de limão
sal e pimenta q.b.
1 gema de ovo
4 colheres de sopa de pão ralado ou farinha de mandioca
2 dentes de alho
1 colher de sopa de ervas da provença

Para o molho de tomate aldrabado:
2 dentes de alho
200ml de polpa de tomate (eu gosto de usar uma biológica do Aldi)
1 pernada de manjericão fresco
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Numa taça coloque a carne picada e junte depois o sal e a pimenta, a raspa de limão, a gema de ovo, a farinha de mandioca ou o pão ralado, os dentes de alho ralados os esmagados num almofariz ou com um utensílio próprio e as ervas da provença. Misture tudo muito bem com a ajuda de uma colher de pau, até a mistura de despegar das paredes da taça e estar unida e uniforme. Faça depois bolinhas do mesmo tamanho e reserve.
Leve depois uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e acrescente as almôndegas deixando-as ganhar cor. Acrescente o alho esmagado. ralado ou finamente picado e junte depois a polpa de tomate. Tempere com uma pitada de sal, junte o manjericão grosseiramente picado e deixe estufar um pouco até as almôndegas estarem cozinhadas, cerca de 10 minutos, mas depende do tamanho das almôndegas.
Sirva com abóbora esparguete assada (assei aberta ao meio e temperada com sal, pimenta e azeite durante cerca de 45m a 180ºC e depois “raspei” o interior com dois garfos ), ou se preferir com o clássico esparguete.


Bom Apetite!

2 comentários :

  1. Anónimo10:07

    É uma ideia bem colorida, com a abóbora esparguete!
    Faço parecido, embora prepare o molho em crú e depois junte à carne salteada (ou vai tudo em crú para o forno). Gosto da sugestão do tempero, pois é uma forma de variar um pouco.
    Estou curiosa com esse rolo de carne, e fico a aguardar a partilha.
    Quanto às almôndegas, será para experimentar, pois é um dos pratos que agradam a todos.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Que bom aspecto,
    Onde encontrou a abobora esparguete???
    sempre que procuro nunca encontro.
    beijinhos
    Carina

    ResponderEliminar

Imprimir