Cocktail de Gin, Hortelã e Limão


Perguntam-me sempre muitas vezes de onde vem a inspiração para fazer e “inventar” receitas diferentes. Vem de muitos lados. Dos programas de tv, dos livros e revistas de culinária, das receitas de familia, do que comemos em casa dos amigos, da necessidade de gastar alguns ingredientes, mas também daquilo que comemos quando vamos a um restaurante. Todos nós, principalmente os que gostam de cozinhar e de comer, já por várias vezes se deram com a situação de quererem recriar em casa algo que comeram num restaurante!
E muitas vezes até conseguimos uma aproximação. É o caso deste cocktail de gin. Eu sou daquelas pessoas que gosta de gin, muito antes de o gin estar na moda e se servir em copos de balão cheios de “aromáticos”. Sou ainda do tempo em que um gin era servido apenas num copo alto, com água tónica, gelo e rodela de limão. Mas claro que gosto destes mais “bonitos” que se bem agora!
Na minha ultima ida a Lisboa, e num almoço tardio no “Cais da Pedra” bebemos um delicioso cocktail de gin. Claro que tive mesmo de o tentar recriar assim que possível, e acho que não me saí nada mal. A principal diferença, é que o original que nos serviram tinha tomilho, e cá em casa, neste momento, não tenho tomilho no meu cantinho das aromáticas... mas tenho imensa hortelã. Não ficou pior.
Dizem que se aproximam dias de calor, portanto, acho que vão mesmo gostar deste cocktail!

Próximos Workshops:

 “Receitas Simples e Deliciosas para Dias de Primavera” 
Em LISBOA, PORTO e OVAR

LISBOA - 25 de Maio: Workshops Pop Up Chiado, 11h30 - (INSCRIÇÕES AQUI)

PORTO - 11 de Maio:  Workshops Pop Up Porto, 11h30 - (INSCRIÇÕES AQUI)

OVAR - Furadouro - 12 de Maio: Colher de Chá, 10h - inscrições em geral@colherdecha.pt


Ingredientes para 1 jarro de 1,5 litros:

150ml de xarope de açúcar*
150ml de gin
gelo q.b.
250ml de sumo de limão
hortelã fresca q.b.


*xarope de Açúcar
600ml de água
250g de açúcar
hortelã fresca

Preparação:

Comece por preparar a calda de açúcar. Coloque todos os ingredientes num tachinho e leve ao lume até que o açúcar se dissolva. Deixe ferver cerca de 5 minutos em lume brando. Retire, coe e reserve, deixando arrefecer completamente antes de usar.. (Esta quantidade dá para cerca de 4 jarros. Pode guardar o restante xarope no frigorífico, num frasco ou garrafa até necessitar. Aguenta muito tempo!)
Para preparar o cocktail, coloque num jarro 150ml de xarope preparado e acrescente o sumo de limão, o gin e a hortelã. Termine com o gelo, enchendo o jarro até cima.
Sirva de imediato.


Bom Apetite!

2 comentários :

Imprimir