Caril “Rogan Josh” de Vaca na Slowcooker


Eu sou uma grande fã da panela slowcooker. Herdei uma da minha mãe, mas há algum tempo comprei outra, maior, no Aldi. O Aldi (e também o Lidl) tem regularmente estas panelas à venda, São relativamente baratas, entre 25 a 30 euros, e na verdade compensam o que custam, pelo menos para mim. Não é mais uma “mono” na cozinha porque são bastante práticas, e depois de se habituarem a fazer lá algumas coisas não trocam. Eu ainda não explorei tudo o que se pode fazer, mas para estufar carne de vaca, fazer “assados” lentos, fazer “pulled” pork, fazer caldos de frango ou de ossos, é perfeita. A minha tem uma capacidade de 5.5l, o que é óptimo para fazer comida para muita gente. As minhas sandes de pulled pork das festas fazem sempre sucesso. O melhor? é que apesar de estar ligada entre 4h (high) e 8h (low) consome mesmo muito pouco, e não dá trabalho nenhum. Basta colocar as coisas lá para dentro, ligar e pronto. Uma dica: a não ser de façam caldos (de frango ou ossos), não juntem líquidos nenhuns (a não ser que a receita peça, como esta!)
LISBOA - 13 de Outubro, Domingo às 11h30 nos Workshops Pop Up Chiado, Calçada do Sacramento.
Tema: Preparar as Receitas para Toda a Semana (II) 

Ingredientes para 4 pessoas:

650g de carne de vaca em cubos para estufar
sal e pimenta q.b.
2 dentes de alho 
1 pedaço de gengibre fresco com cerca de 2cm
1 colher de chá de pasta de malagueta ou piri-piri em pó
1 cebola
1 colher de sopa de óleo de coco
1 pau de canela
2 grãos de cardamomo 
3 grãos de cravinho
1 colher de chá de cominhos em pó
1 colher de chá de coentros em pó
1 colher de sobremesa de colorau em pó
1 folha de louro
4 colheres de sopa de polpa de tomate
100ml de água
2 colheres de sopa de iogurte natural
coentros picados para servir

Preparação:

Pique a cebola e os dentes de alho. Pique também o gengibre.
Coloque a carne na panela de slow cooker. Junte a cebola picada, o alho e o gengibre. Tempere de sal e pimenta. Junte também a pasta de malagueta ou piri-piri, o óleo de coco, o pau de canela, os grãos de cardamomo abertos, os cravinhos,  a folha de louro, o colorau, a polpa de tomate e a água. Envolva bem e ligue a panela em low (8h).
Antes de servir envolva o iogurte e polvilhe de coentros.
Sirva com arroz branco ou legumes cozidos.


Bom Apetite!

2 comentários :

  1. Anónimo21:20

    Tinha ficado curiosa com este caril quando o vi na meal prep, pois parecia ser diferente daquele que costumo fazer em casa (amarelo,c o pó de caril).
    Mesmo não tendo slow cooker (ainda não perdi a esperança de a adquirir), acho que poderá ser possível fazer no tacho ou mesmo forno (numa panela de barro com tampa, ou algo tipo um "dutch oven").
    Vai ser algo para experimentar, pois é uma forma de variar o caril.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar

Imprimir