Arroz de Alho Francês com Grão de Bico e Bacon Primor


Mais um desafio da Primor Charcutaria para usar bacon numa receita. Desta vez com o meu produto favorito. Gosto de ter sempre um pedaço de bacon assim, que podemos usar como preferimos. Cortar aos pedacinhos para uma carbonara, ou para misturar numa massa de pães salgados, para ajudar a um refogado de um arroz de feijão, para um rancho à portuguesa, nuns ovos rotos, numa omelete, eu sei lá....
Mas desta vez, a minha sugestão é outra. Nada melhor do que um arroz reconfortante a lembrar que o Outono chegou. E assim saiu uma receita de arroz de alho francês e grão de bico com bacon que todos gostaram. Até os miúdos que gostam muito de grão de bico!

Ingredientes para 4 pessoas:

200g de bacon extra primor
400g de grão de bico cozido
3 alhos franceses
1 chávena almoçadeira de arroz
1 folha de louro
2 dentes de alho
1 cebola pequena
sal q.b. 
azeite q.b.

Preparação:

Comece por preparara os alhos franceses cortando-o em rodelas não muito finas . Lave bem para libertar todas as impurezas e deixe escorrer um pouco.
Pique a cebola e os dentes de alho e leve a um tacho largo com um pouco de azeite. Junte o louro e o alho frances e deixe refogar bem até que fique macio. Junte depois o bacon cortado em fatias não muito grossas e deixe refogar mais um pouco de modo a que o bacon liberte a sia gordura. Junte depois o grão de bico escorrido e envolva bem no refogado anterior. Junte o arroz e envolva tudo. Junte depois duas chávenas de água (o dobro da quantidade do arroz) e envolva bem, Retifique de sal e deixe levantar fervura. Tape depois o tacho e reduza o lume para o mínimo, deixando o arroz cozinhar até absorver toda a água.
Sirva de imediato com uma salada verde ou legumes cozidos.

Bom apetite!


* post escrito em parceria com Primor Chacutaria

3 comentários :

  1. Parece saboroso e melhor, mais nutritivo!Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Anónimo21:53

    Este arroz de arroz lembra um que a minha mãe fazia, que levava cebola e chouriço. Era habitual em casa, tal como o ed feijão, acompanhado muitas vezes com ovos estrelados.
    Fiz algo parecido inspirado neste, sem o grão, mas com tomate, alho francês e um pouco de chouriço.
    Fico com a sugestão, pois já não faço arroz com grão há bastante tempo.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Anónimo22:52

    Apontado para o jantar de amanhã.

    Obrigada pela partilha!

    Um abraço,
    Carina Mendes

    ResponderEliminar

Imprimir