Frango com Limão Grelhado no Forno


O frango é, na nossa alimentação, quase como um fiel amigo, que se pode cozinhar de 1001 maneiras como o bacalhau. É realmente versátil e rápido de cozinhar.
Cá em casa gostamos bastante de frango grelhado, mas em abono da verdade é um aborrecimento grelhar frango dentro de casa, pois faz fumo e fica um cheiro muito intenso em casa. A solução passa por grelhar o frango no forno, e o truque é usar um tabuleiro com grelha, para que a gordura escorra, e o frango possa mesmo ficar grelhado.
Não sei se já usam esta solução, mas aqui fica a ideia.

Ingredientes  para 4 pessoas:

1 frango do campo, com cerca de 1.5kg partido em pedaços não muito grandes
sal e pimenta q.b.
2 dentes de alho
2 folhas de louro
1 limão
100ml de vinho branco
1 colher de chá de colorau
azeite q.b.

Preparação:

Tempere o frango com sal, pimenta, os dentes de alho picadinhos, o louro, o vinho branco e o sumo de limão e deixe marinar algumas horas ou de um dia para o outro.
Forre depois um tabuleiro, com papel vegetal, e por cima do papel coloque a grelha do tabuleiro (o papel vegetal é apenas para facilitar o processo de limpeza do tabuleiro, porque vai ser para onde a gordura do frango vai escorrer).
Sobre a grelha coloque o frango bem escorrido da marinada, numa camada só, com a pele virada para cima, e pincele depois a pele com um pouco de azeite (para que fique crocante) e polvilhe com um pouco de colorau e umas pedrinhas de sal.
Leve o frango ao forno previamente aquecido a 200ºC com ventilação cerca de 45 minutos, até a pele estar tostada e o frango cozinhado.
Sirva com acompanhamentos a gosto.


Bom Apetite!

1 comentário :

  1. Anónimo07:36

    De vez em quando faço o frango assim.
    Fico com a lembrança de o fazer brevemente, pois a época dos assados está a voltar, e o frango assado é sempre pedido - tenho é que arranjar um tabuleiro um pouco maior que tenho, de modo a fazer maior quantidade.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar

Imprimir