Bolachas Marinheiras de Espelta e Linhaça


Cá em casa os miúdos gostam muito de bolachas marinheiras. Agora que o Zé me pede quase sempre para levar o lanche para a escola, e eu quero variar o mais que possível parecem-me uma alternativa simpática. Mas infelizmente é daquelas produtos demasiado caros  e que certamente se poderiam reproduzir em casa.
Assim pensei, mais depressa o fiz. Demorei um bocadinho a acertar com a textura e espessura certa, mas acho que estas ficaram bastante satisfatórias. O que interessa é que eles gostam desta versão homemade das bolachas marinheiras.
Aguardo o vosso feedback.

Ingredientes para cerca de 35 bolachas:

250g de farinha de espelta
30g de linhaça moída
sal q.b.
50ml de azeite
60 a 80ml de água

Preparação:

Numa taça coloque as farinhas, o sal e o azeite e misture. Junte depois a água aos poucos, e vá misturando até ter uma massa que de despega das paredes da taça. Não junte a água toda de uma vez, e vá misturando aos poucos. Pode precisar mais de 80ml ou menos de 80ml de água. Amasse um pouco até ficar com uma massa macia, e forme um rolo com cerca de 7cm de diametro.
Corte depois o rolo em fatias com cerca de 0,5cm de espessura, e estique um pouco, com a ajuda de um rolo cada uma das rodelas, sem as deixar demasiado finas.
Coloque cada uma das bolachas num tabuleiro forrado com papel vegetal e pique-as com um garfo.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos. Retire-as e deixe arrefecer sobre uma grelha. Só depois de frias as bolachas ficam crocantes.
Guarde numa caixa hermética depois de bem frias.


Bom Apetite!

10 comentários :

  1. Anónimo09:45

    Estão bem apetitosas!
    Só recentemente é que provei as "famosas" bolachas marinheiras, e apesar de saborosas, acho-as demasiado caras para o produto em si. Raramente compro bolachas para ter em casa ou consumo imediato, salvo em alguns casos: algumas específicas que ainda não consegui replicar (em termos de sabor/textura), ou para alguma sobremesa (ex. salame de chocolate).
    Esta receita lembra umas que costumo fazer, de um livrinho de uma coleção de receitas vegetarianas, e que dá origem a várias versões (doces, "neutras" ou salgadas).
    Fico com a sugestão, que é sempre bem vinda para ter em casa e levar para o serviço.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Por acaso acabei por 'enjoar' as marinheiras, mas vou experimentar estas tuas caseiras ;) Obrigada! Bjinhos!

    ResponderEliminar
  3. Que lindas e deliciosas que devem ser!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  4. Carla Ferreira14:37

    Das próximas receitas a ecperimentar ;)

    ResponderEliminar
  5. Fiz e ficaram boas, mas a receita apenas deu para cerca de 20 e não ficaram muito grandes nem grossas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas as minhas também não ficaram grandes. Não deviam ter mais de 5cm de diâmetro. A quantidade é meramente indicativa... depende do tamanho com que as cortou e da grossura

      Um beijinho,
      Joana Roque

      Eliminar
  6. Bom dia, Joana,
    Venho lhe agradecer uma vez mais a partilha da receita, fiz e inclusive hoje partilho no meu blog,informando a fonte, uma vez mais obrigado...bjinhos

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde sou neta de portugues mas não sei o que é farinha Espelta ..poderia me explicar/ e tambem saber se tem a receita de uma bolachinha que é conservada em uma calda me parece que tem vinho nos ingredientes..
    Muito obrigada
    Maria Cristina Machado Pereira

    ResponderEliminar

Imprimir