Bolinhas de Aveia com Manteiga de Amendoim e Chia


Por aqui não há, por norma, necessidade de preparar lanches para os miúdos. Os lanches do António são assegurados pelo Jardim de Infância, fruta a meio da manhã, e lanche convencional de pão de mistura com queijo, manteiga, fiambre com iogurte ou leite  (iogurte natural e leite sem chocolate a pedido) da parte da tarde. Na escola do Zé, os lanches são assegurados pela Câmara Municipal e não diferem: lanche de manhã e da tarde de pão e leite/fruta/iogurte. O convencional e normal, adaptado a crianças com dietas especiais. No entanto, o Zé, porque vê os outros meninos a levarem bolachas e afins para complementarem os lanches (ou para comerem em vez de, não sei bem) tem-me pedido também para levar mais umas coisas. Normalmente frutos secos como figos, tâmaras, alperces secos e cajus ou nozes que eles adoram, bolachas de arroz ou milho ou de centeio e alguma fruta extra ou eventualmente “frutas de beber” daquelas biologicas dos bebés sem adição de açúcar, que compro habitualmente no Aldi. Também pedem barritas cruas (eu costumo comprar ocasionalmente  da marca Roobar, Iswari ou Rude Health) e faço outra vezes em casa sob a forma de bolinhas apenas porque é mais simples para todos.
Tenho por isso inventado varias combinações diferentes. As de alperces secos, caju e coco, que publiquei há uns tempos são sempre um sucesso, mas acho que estas, de aveia e de manteiga de amendoim não vão ficar atrás.
Fica a sugestão para miúodos e graúdos que gostem deste tipo de snacks.

Ingredientes para 10 bolinhas:

5 colheres de sopa rasas de manteiga de amendoim (eu gosto muito da marca biomit, que compro em lojas de produtos naturais, O importante é usarem manteiga de amendoim natural, sem adição de açúcar e gordura, 100% amendoim)
6 colheres de sopa cheia de flocos de aveia finos
40g de pasta de tâmaras (ou 4 tâmaras sem xarope de glicose ou 2 tâmaras medjool)
1 colher de sopa de sementes de chia

Preparação:

Coloque todos os ingredientes num robot de cozinha ou picadora e triture até obter uma pasta homogénea e moldável. (Na bimby 30s velocidade 6)
Divida depois em bolinhas e guarde no frigorífico. (Normalmente envio apenas duas na lancheira da escola)


Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Mais uma receita de bolinhas p eu adicionar (e fazer!) à minha lista :) Bjinhos e bom fds :)

    ResponderEliminar
  2. Sopas dos pobres em Portugal e muito, muito, muito bom tudos dias!!! Meu favorito prato e sopa dos desempregados com leite branca uhhhmmmmmmm..........

    Beijos e bom dia amigos (K)(K)(K)

    ResponderEliminar
  3. Anónimo10:24

    Embora não seja grande apreciadora deste tipo de bolinhas/barrinhas cruas de compra por achar doces demais e saberem sempre ao mesmo, fico com a sugestão para fazer em casa adaptando ao gosto pessoal.
    Por acaso tenho os ingredientes em casa (a manteiga de amendoim bio do Continente é só amendoim), e sou capaz de fazer algumas para levar para o serviço.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  4. Looking towards reading more. Good report post.Thanks Again. Great.I really recognize that article. Really enjoyed this informative article post.Much thanks again. Great.I am therefore grateful for your article.Much thanks again.

    Kingdom of Baby is your digital go-to platform for your baby’s well-being, for a healthy pregnancy and for your parenthood journey for the sake of a memorable experience.

    Pregnancy complications
    Parenting Style
    Parenting Issues
    Healthy and fit while pregnant

    https://www.kingdomofbaby.com/toddler/milestones/
    https://www.kingdomofbaby.com/the-toddler/
    https://www.kingdomofbaby.com/

    ResponderEliminar
  5. Amei sua receita crua! Muito saudável! Obrigada!

    ResponderEliminar

Imprimir