Lombo de Porco com Molho Agridoce



Esta foi das receitas que mais me surpreendeu neste final de ano. Já me tinham dito que ficava bem, mas é realmente muito bom e fica suculento como raramente o lombo de porco fica.

A receita original encontram na cookidoo da Bimby Portugal. Fiz algumas adaptações, mas ficou realmente bem e merece ser partilhado para que possam experimentar, quer tenham ou não tenham bimby.


Ingredientes para 6 pessoas:


2 dentes de alho

200ml vinho branco

sal e pimenta q.b.

1 lombo de porco com cerca de 1,2k

1 folha de louro

2  cebolas

azeite q.b.

3 colheres de chá de mostarda

3 colheres de sopa de mel

1 cálice de vinho do porto


Preparação:


Pique a cebola e os dentes de alho. Junte um pouco de azeite, o vinho branco, o louro e tempere de sal e pimenta. Coloque esta mistura na base de um recipiente onde possa cozinhar a vapor e por cima, no cesto , coloque o lombo de porco inteiro, temperado com um pouco de sal e pimenta. Tape e deixe cozinhar uma hora, em lume muito brando ou 1 hora na varoma da bimby ou de outro robot de cozinha. Em opção coloque tudo num pirex, no forno e bem tapado com papel de alumínio e deixe cozinhar 1 hora a 160ºC.

Ao fim desse tempo retire o lombo e deixe repudiar tapado com papel de alumínio.

Ao molho junte a mostarda, o mel e o vinho do porto e cozinhe num tachinho, em lume branco, cerca de 5 minutos. Triture depois com a varinha mágica,

Corte depois o lombo me fatias bem finas e sirva com o molho bem quente.

Acompanhe com massa ou arroz e legumes cozidos!


Bom Apetite!

Sem comentários :

Enviar um comentário

Imprimir