Presentes de comer 2021: Crackers Salgadas de Alecrim e Sementes



Para além das sugestões de bolachinhas doces, este ano os meus cabazes levam também umas crackers salgadas, perfeitas para complementar uma tábua de queijos ou mesmo para comer simples ou com alguma compota ou mel.

São incrivelmente fáceis de fazer e tenho a certeza que vão ficar maravilhosas nos vossos presentes de comer!


Ingredientes:


250g de farinha de trigo ou trigo espelta

2 colheres de sopa de azeite

sal e pimenta q.b.

alecrim fresco ou outra erva seca a gosto

1 colher de sina de sementes de papoila

1 colher de sopa de sementes de sésamo 

125ml de água


Preparação:


Numa taça colocar a farinha. Juntar o azeite, e temperar de sal e pimenta, o  alecrim fresco grosseiramente picado, as sementes de papoila e de sésamo. Misturar tudo e juntar 125g de água. 

Amassar bem até obter uma massa que não cola e que seja possível esticar. Se necessário juntem mais um pouco de água ou farinha até a massa ter uma consistência moldável

Coloque depois a massa sobre um tapete de silicone ou papel vegetal e estiquem bem fininha, cerca de 2 mm, com a ajuda de um rolo da massa. (Esta quantidade é a suficiente para encherem todo o tabuleiro de forno).

Depois de esticada, com uma carretilha, faca ou roda de pizza, cortem a massa de modo a formar quadrados ou rectângulos que formem as crackers.

Sem retirar a massa ou separar as bolachas, passem o tabuleiro de silicone ou papel vegetal para a grelha ou tabuleiro de forno.

Levem a assar em forno previamente aquecido a 180°C durante 15 a 20 minutos até as crackers começarem a ficar douradas nas bordas.

Retire e cuidadosamente separe as crackers, deixando-as a arrefecer completamente sobre uma grelha antes de embalar ou guardar em recipientes herméticos.


Bom Apetite!


1 comentário :

Imprimir