Merendas de Chouriço



O natal já lá vai e começa a ser tempo de alinhavar ideias para a passagem de ano e para a primeira refeição do ano.

Normalmente há festejos na ultima noite do ano e é normal as horas de acordar serem sempre mais tardias! É portanto uma boa ideia podermos aproveitar para um brunch como a primeira refeição do ano!

E foi a pensar nisso, e entre os clássicos de panquecas, ovos e salsichas ou bacon, bolo  e iogurtes com garnolas e fruta, que me lembrei desta maravilhosa sugestão de umas moreninhas de chouriço que serão certamente muito bem vindas ainda quentinhas!


Ingredientes para cerca de 12 merendas


250ml de leite ou bebida vegetal de aveia (se preferir use leite ou outra bebida vegetal)

1 saqueta (7g) de levedura seca - tipo fermipan

80g de açúcar

120g de manteiga

3 ovos + 1 para pincelar

600g de farinha 

2 chouriços


Preparação:


Aqueça ligeiramente o leite ou a bebida de aveia, até que fique morna, e acrescente o fermento. Mexa até dissolver. Reserve.

Numa taça coloque a farinha, o açúcar e uma pitada de sal. Misture bem. Abra uma cova ao centro e misture a bebida vegetal com o fermento dissolvido, os 3 ovos previamente batidos e a manteiga derretida. Amasse bem até formar uma bola (se necessário acrescente um pouco mais de farinha). 

Numa superfície enfarinhada amasse a massa até que fique macia e elástica. Coloque na taça, tape com uma toalha ou película aderente e deixe levedar num local morno até duplicar de volume.

Estenda depois a massa com cerca de 1,5cm de altura e corte-a em 12 quadrados mais ou menos do mesmo tamanho.

Retire a pele aos chouriços e pique-os. Recheie depois cada um dos quadrados como chouriço picado enrole depois cada um dos quadrados como se fosse uma torta e feche as pontas pressionando bem (se necessário pincele as pontas com um pouco de água para fecharem melhor)

Pincele depois cada uma das merendinhas com o ovo batido. Deixe leveda mais 15 minutos.

Leve depois ao forno previamente aquecido a 200ºC cerca de 15 minutos.

Retire do forno e deixe arrefecer sobre uma grelha.


Bom Apetite!


3 comentários :

  1. Anónimo13:31

    "Deixe levedar mais 15 minutos."

    ResponderEliminar
  2. i likely to eat these types of foods. Beacause i am a foody boy. And i am working in web designers LLC and i am ate in lunch these types of dishes. Web designers LLC company is the No.1 web designing company in Florida.

    ResponderEliminar

Imprimir