Andava há imenso tempo para experimentar grão crocante. E foi a pensar numa refeição sem carne nem peixe que me lembrei de fazer uma salada de massa e usar o grão.
Foi um sucesso entre os miúdos também que adoraram o grão crocante e a salada que complementei com um molho de tahini e limão, ficou realmente muito boa e se quiserem complementem com peito de frango grelhado e/ou feta esfarelado.
Ingredientes para 4 pessoas:
500g de grão de bico cozido
250g de massa curta a gosto
150g de espinafres baby
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
1 colher de chá de cominhos
1 colher de sopa de colorau
1 colher de sopa de curcuma
Molho de Tahini e Limão:
1 colher de chá de tahini
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.
Cominhos q.b.
Sumo de limão
Água q.b.
Preparação:
Escorra o grão de bico e coloque numa taça. Tempere de sal, pimenta, cominhos, colorau e curcuma e regue com um fio de azeite. Misture bem e leve a assar no forno previamente aquecido a 200ºC durante 40 minutos ou na airfyer até ficar crocante .- cerca de 25 minutos a 180ºC. Retire e deixe arrefecer
Entretanto leve um tacho ao lume com água e sal, e quando levantar fervura junte a massa e deixe cozinhar até ficar al dente. Ao fim desse tempo escorra a massa, passe por água fria e regue com um fio de azeite. Reserve.
Numa travessa coloque a massa, os espinafres e o grão de bico e envolva bem.
Prepare depois o molho de tahini. Coloque num frasco o tahini e umas gotas de sumo de limão. Junte uma pitada de flor de sal, pimenta e cominhos, cerca de 1 colher de sopa de azeite e junte uns 30ml de água. Feche o frasco e agite bem até o molho estar bem emulsionado. Prove e faça os ajustes que achar necessários.
Mesmo antes de servir regue a salada com este molho, envolva bem e sirva.
Bom Apetite!

Sem comentários :
Enviar um comentário