Orzo Cremoso com Peito de Frango e Linguiça Picante



Receitas rápidas que se preparam em poucos minutos e quando estou com pressa. Foi exatamente o que aconteceu com esta receita. Dia da festa dos miúdos. Mil coisas para preparar e ter miúdos para alimentar. Confesso que não tinha pensado em nada de especial, mas tinha um resto de linguiça que tinha sobrado do pão de queijos gratinado. E sabia que no congelador fica peito de frango e um frasquinho de molho de assado e lembrei-me de imediato de fazer uma arroz de frango e linguiça, com o molho do assado a dar sabor. Ao abrir o armário reparei que tinha uma embalagem de orzo e decidi a troca no hora. Ficou bem bom.


Ingredientes para 6 pessoas:


800g de peito de frango

2 linguiças picantes

1 cebola

2 dentes de alho

1 folha de louro

Azeite q.b.

250g de orzo (massa pevide)

Água, caldo ou molho de assado diluído em água

Sal e pimenta q.b.


Preparação:


Pique a cebola e os dentes de alho e leve ao lume com um pouco de azeite e as folhas de louro deixando refogar. Entretanto corte a linguiça em rodelas e o peito de frango em cubos.

Junte a linguiça ao refogado, e deixe libertar um pouco da sua gordura e acrescente depois o frango em cubinhos. Envolva bem e deixe saltear uns minutos até a carne começar a ganhar cor.

Junte depois o orzo e envolva. Acrescente o caldo ou a água - cerca de 500ml - e retifique os temperos. Assim que levantar fervura reduza o lume para o mínimo e vá mexendo para que o orzo fique bem cremoso, quase como se fosse um risoto. Se achar que está a ficar seco, junte um pouco mais de caldo ou de água a ferver, de modo a que o orzo fique bem cozinhado e cremoso.

Sirva depois com uma salada verde.


Bom Apetite!


Sem comentários :

Enviar um comentário

Imprimir