Folhado de Carne com Cogumelos

Há coisas que não faço muitas vezes. Uma delas é carne assada – pá, perna ou lombo de porco assado. Mas, no aniversário do Miguel havia comida alternativa ao borrego: uma pá de porco assada. Claro que sobrou imenso nesse dia e, como boa “gestora” doméstica congelei a carne que restou. Entretanto este fim de semana que passou foi parco em tempo para cozinhar, e a carne assada congelada foi uma alternativa prática. Mas, mesmo depois de termos almoçados os dois, sobrou imenso. A solução foi simples. Depois de picar toda a carne que sobrou, uma parte serviu para este folhado de carne e cogumelos, enquanto a restante ainda deu para mais de uma dúzia de croquetes que congelei.
Certamente que não sou a única a tratar assim todas as sobras e a transformá-las em diversas e variadas refeições para todas as ocasiões, mas mesmo assim ainda acho que há muitas pessoas a serem “ensinadas” a rentabilizar os seus recursos!

Ingredientes para 2 pessoas:

150g de sobras de carne assada picada
100g de cogumelos frescos
1 cebola pequena
2 dentes de alho
Sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de azeite
1 placa retangular de massa folhada
1 gema de ovo para pincelar
Sementes de sésamo para polvilhar (opcional)

Preparação:

Pique a cebola e os dentes de alho e leve-os a refogar no azeite. Entretanto lave e corte os cogumelos em laminas e junte-os ao refogado. Deixe cozinhar e tempere com uma pitada de sal e pimenta. Junte depois a carne e deixe envolver bem. Retifique os temperos e deixe o recheio arrefecer completamente.
Entretanto corte a massa folhada ao meio, no sentido do comprimento de modo a obter dois retângulos. Coloque metade da massa num tabuleiro que vá ao forno e recheie com a mistura de carne e cogumelos completamente arrefecida. Cubra com a restante massa folhada e cole bem as pontas da massa. Faça uns cortes na superfície para libertar o vapor durante o processo de cozedura e pincele com a gema de ovo. Polvilhe o folhado com as sementes de sésamo e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC até a massa estar folhada e dourada.
Sirva em fatias e acompanhe com uma salada verde.

Bom Apetite!

16 comentários :

  1. Ficou com optimo aspecto!
    http://flordobrownie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Hummm...que bom aspecto!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Cá em casa, conjuga-se a minha "mania" de aproveitar tudo com o facto dos meus homens não gostarem de comer comida requentada e resulta que tenho de andar sempre à procura de formas de transformar a comida que sobra! Esta sugestão é ótima!
    bjos

    ResponderEliminar
  4. Que riquísimo, estos platos son unos de mis favoritos.
    Besicos

    ResponderEliminar
  5. que delicioso aproveitamento!
    beijinhos e um bom dia :)

    ResponderEliminar
  6. Cláudia14:36

    Olá. Parabéns pelo blog é fantástico. Uma dúvida: pode-se congelar novamente croquetes em que se utilizou carne já descongelada? Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cláudia,

      Como a carne voltou a ser cozinhada para preparar os croquetes, não há problema de voltar a congelar. Não se deve é voltar a congelar carne ou peixe crus que já tenham sido congelados anteriormente ou alimentos que não tenham fervido depois da 1º descongelação.
      Espero ter ajudado.

      Eliminar
    2. Cláudia18:29

      Claro, assim não há problema. Pensei a preparação dos croquetes não envolvesse uma nova fervura da carne. Tenho sempre dúvidas nestes processos de congelação!:) Muito obrigada pela ajuda.

      Eliminar
  7. Adoro receitas de aproveitamentos :)
    Deve ter ficado delicioso!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo21:13

    Adoro! E sempre que mete massa folhada... ainda melhor !
    Obrigada,joana. Bjnho

    ResponderEliminar
  9. Adoro estas receitas simples.Estou sempre a congelar sobras de carne e dá sempre jeito ter novas receitas de aproveitamento de sobras :) Vou experimentar brevemente.

    ResponderEliminar
  10. Pois que cada vez mais temos que aproveitar tudinho... :)
    belissima sugestão... :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Que aspecto delicioso.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo21:28

    que bom aspecto! Também congelo, se sobrar... dá para aproveitar e fazer outras coisas deliciosas :)

    ResponderEliminar
  13. Que aspecto delicioso! Acho que vou experimentar! Bom Fim de Semana :D
    Pipoka

    ResponderEliminar

Imprimir