Granola com Azeite e Manteiga de Amendoim

Como sabem gosto muiiitooo de papas de aveia pela manhã. Mas agora, já um bocadinho cansada dessa receita mais invernosa, volto-me para receitas de granola ou muesli caseiro, que me permitam comer os flocos de aveia com leite frio ou iogurte grego (adoro!)
Uma amiga falou-me numa receita de granola usando manteiga de amendoim (que eu também adoro!) e azeite. A coisa parecia esquisita, ela garantiu-me que era saboroso e toca de ir para o “professor” Google fazer pesquisa em sites maioritariamente americanos.
Ora descobri algumas coisas, aprendi outras tantas e resolvi ir para a cozinha, com a cabeça a fervilhar de informação, ver o que podia sair dali.
A primeira fornada acabou toda no lixo, porque a granola exige cuidados, e uma mudança de fralda ao pequeno Zé Maria a meio de tão delicado processo, queimou totalmente a granola. Tivesse eu daqueles dispositivos de fumo que não param de apitar, acho que tinha recebido uma visitinha dos bombeiros. Lembrei-me daquela vez que resolvi fazer uma tarte pastel de nata em casa da minha amiga Cristina e que acabou com ela a ligar-me aflita, porque o detetor de incêndios tinha disparado e ela tinha recebido uma chamada da central….
Não foi dessa vez que experimentei a dita granola de manteiga de amendoim e azeite, e foi necessário esperar mais uma ou duas semanas, e outra ida às compras, para voltar a repetir tudo.Desta vez esperei pela hora da sesta do pequeno, e lá saiu finalmente a granola.
Depois foi experimentar. Muito boa mesmo. Não fica com nenhum gosto estranho do azeite, tem um sabor delicioso a amendoim, não é doce em demasia e fica deliciosa com iogurte grego e uns frutos vermelhos e, para já, está a ser o meu pequeno almoço de verão (se é que se pode chamar verão ao tempo que tem feito….)

Entretanto relembro o workshop aqui em Coimbra, na Quinta do Ribeiro, no dia 14 de Junho pelas 10h, no qual se podem inscrever através de workshopquintaribeiro@outlook.com

E o lançamento do “Receitas para Todos os Dias” também no dia 14 de Junho, pelas 17h na Livraria Bertrand do Dolce Vita. Espero poder contar com vocês.

E para que não digam que não há workshops em Lisboa, um showcooking gratuito – mas para o qual é necessário inscrição prévia – no El Corte Inglés de Lisboa no dia 18 de Junho pelas 18h30.

Ingredientes para 4 doses: (facilmente pode dobrar ou triplicar a receita)

100g de flocos de aveia
25g de sementes de sésamo
50g de sementes de abóbora
1 colher de sopa bem cheia de manteiga de amendoim
2 colheres de sopa de mel
2 colheres de sopa de azeite

Preparação:

Num tachinho coloque a manteiga de amendoim, o mel e o azeite. Leve a lume brando de modo a derreter a manteiga de amendoim com os restantes ingredientes de modo a obter uma mistura homogénea.
Entretanto misture os flocos de aveia com as sementes de sésamo e as sementes de abóbora. Verta a mistura de manteiga de amendoim e azeite e envolva bem no preparado.
Espalhe depois tudo num tabuleiro e leve a tostar – mexendo de vez em quando – em forno previamente aquecido a 170ºC até que a mistura fique dourada, cerca de 15 a 20 minutos.
Retire do forno e deixe arrefecer completamente antes de guardar num frasco ou caixa hermética.
Sirva com leite ou iogurte e, se gostar fruta fresca.

Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Eu acho que ainda não me aventuro a preparar a minha própria granola... Lá vou comprando. E misturando no iogurte.
    Mas gostava de lhe fazer uma pergunta: a manteiga de amendoim... É de compra? Ou prepara em casa? Tenho andado com vontade de tentar fazer em casa, ou de experimentar fazer a minha própria Nutella... Mas tenho algum receio de como poderá correr... =/

    ResponderEliminar
  2. Perfeita receitinha, dica maravilhosa!

    Abraços,
    www.montealegrerefrigeracao.com

    ResponderEliminar
  3. Boa sugestão essa da manteiga de amendoim, fiquei curiosa. De à uns tempos para cá também faço a minha própria granolae sempre fiz com azeite e mel que levo por segundos ao microondas e depois junto ao preparado dos secos.

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito desta versão, Joana. Hei de fazer um dia destes! Bjinhos.

    ResponderEliminar

Imprimir