Salada de Camarão com Abacate, Manga, Ananás e Maionese de Coentros


Ainda me sinto em modo de férias. Com os três miúdos em casa é impossível não me sentir assim, e aproveito esta última semana antes de o jardim de infância começar para tentar encarreirar o mais possível tudo aqui por casa. Ao fim de semana temos aproveitado mais do que nunca o jardim, porque o tempo tem estado maravilhoso e os miúdos fartam-se de estar em casa fechados. E eu e o Miguel aproveitamos para ir dando uns retoques no jardim, seja a “jardinar”, seja a tornar o espaço mais agradável e funcional para nós os cinco.
Como os dias ainda são grandes, quentes e de verão, mesmo não estando de férias vamos fazendo algumas algumas refeições que nos parecem refeições de tempo de descanso. Esta salada foi uma delas, que teve enormes elogios do Miguel, assim que chegou a casa e deu com os olhos neste parto cheio e colorido.
Vale a pena experimentar, porque na realidade é a coisa mais simples do mundo! Não passa de uma salada colorida com ingredientes frescos e saborosos e uma deliciosa maionese caseira de coentros.
E assim se começa mais uma semana!!

Ingredientes para 2 pessoas:

500g de camarão cozido com casca
1 manga (pequena) madura
2 fatias de ananás fresco
1/2 abacate
2 mãos cheias de salada de folhas verdes variada
2 ovos
10 mini mozarellas frescas (ou 1 bola de mozarella fresca partida em pedaços)
1 tomate coração de boi

Maionese de coentros
1 molhinho pequeno de coentros frescos
125ml de azeite extra virgem
1 colher de café de mostarda de Dijon
1 colher de sopa de sumo de limão
sal e pimenta q.b.
1 ovo

Preparação:

Comece por cozer os ovos durante 5 minutos. Ao fim desse tempo coloque-os em água fria e retire depois a casca. Reserve.
Descasque o camarão deixando apenas os rabinhos (só porque fica mais bonito!). Reserve.
Corte o abacate em laminas finas, assim como a manga. Reserve.
Lamine o ananás ou corte-o em cubinhos. Corte também o tomate em cubos pequenos.
Divida depois harmoniosamente todos os ingredientes pelos pratos. Coloque a salada de folhas verdes ao centro, e depois coloque os camarões descascados, o queijo, o tomate em cubinhos, a manga laminada, o abacate laminado, o ananás, o ovo cortado em rodelas.
Por fim, prepare a maionese. Coloque todos os ingredientes no copo da varinha mágica e ligue depois a varinha, movendo-a para cima e para baixo, até que emulsione todos os ingredientes e fique com uma consistência grossa. Coloque a maionese numa tacinha e sirva juntamente com a salada (ou regue a salada com a maionese, como preferir).
Sirva de imediato. 

Bom Apetite!



3 comentários :

  1. Bom dia. Que prato tão bonito. Apetece mesmo comer!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:28

    Uma salada bem colorida que lembra destinos tropicais!
    Aproveite para "queimar os últimos cartuchos" antes de entrar na rotina normal (trabalho, casa, escola/jardim de infância).
    O tempo passa muito depressa, e não tarda nada estamos no Outono. Embora o tempo seja mais ameno, os dias são mais curtos, podendo ser instáveis (frio/chuva/calor), condicionando as atividades ao ar livre.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Olá tenho que experimentar deve ser deliciosa!
    Pode me esclarecer como se conserva o abacate ?
    Obrigada

    ResponderEliminar

Imprimir