Compota de Casca de Melancia



Andava há muito tempo para experimentar esta receita de compota de casca de melancia.  Mas acabava sempre a deitar a casca fora, ou para as galinhas, e nunca mais me lembrava. Mas desta vez, quando estava mesmo para atirar a casca para o lixo, lembrei-me de imediato do compota e de um video que me tinham enviado, tinha a disponibilidade e, “não é tarde nem é cedo”, e lá fui eu fazer a compota.

Fica boa, é muito engraçado fazer a partir de um desperdício alimentar, e até pode ser uma ideia gira para os cabazes de natal!

Segue a receita!


Ingredientes para 3 frascos pequenos


750g de casca de melancia ( sem a parte verde da casca, mas  com a parte branca e ainda um bocadinho de polpa vermelha agarrada)

280g de açúcar

Raspa e sumo de limão

3 cravinhos 

1 pau de canela


Preparação:


Corte a casca de melancia   - sem a casca verde - em cubinhos pequenos e coloque num tacho. Junte o açúcar a raspa e o sumo de limão e envolva bem. Deixe a macerar durante 1 hora.

Ao fim desse tempo o tacho deverá ter imenso líquido. Leve ao lume e deixe levantar fervura, e ferva durante cerca de 45 minutos em lume brando, até o doce estar no ponto.

Triture com a ajuda de uma varinha mágica e junte o pau de canela e os carrinhos (opcional) e leve novamente a lume brando durante 5 minutos até fazer ponto de estrada.

Coloque depois a mistura em frascos esterilizados - e encha-os - e coloque-os virados para baixo, cerca de 30 minutos para criarem vácuo natural.

Guarde depois a compota e sirva-a com torradas, tostas, requeijão, pratos de tábuas de queijo…


Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Anónimo05:56

    Deve ficar bem boa😋

    ResponderEliminar
  2. Que bela ideia! Bjinhos!

    ResponderEliminar
  3. Ando há anos a olhar para esta receita, acho que é desta que vou experimentar

    ResponderEliminar

Imprimir