Poke Bowl de Tofu



Eu gosto de comida no geral. E não gosto particularmente dos rótulos que actualmente se dá à comida. Eu gosto que me saiba bem, que seja um ingrediente novo que é um desafio cozinhar, que me ensine alguma coisa. Gosto de provar coisas diferentes e aprender através disso. Nem sempre fui assim, mas todos mudamos.

Não sou vegan ou vegetariana e isso não me impede de fazer refeições sem carne nem peixe e de aprender técnicas de cozinhar diferentes e olhar com outros olhos para outras combinações de ingredientes.

Talvez isso tenha sido fundamental para o curso de cozinha natural que fiz recentemente. Basicamente aprendi a combinar alimentos de forma diferente e como tirar um maior partido deles nutricionalmente falando, mas também a nível de sabor.

Da mesma forma que aprendi a gostar de tofu. Se troco um bife por tofu? Não. Mas na minha casa há espaço para todos conviverem sem rótulos. E o tofu convive com o bife de vaca. Numa tentativa de diversificar e reduzir o consumo de carne em algumas refeições.

E se estava deliciosa esta poke bowl. 


Ingredientes para 4 pessoas:


250g de quinoa cozida

100g de arroz basmati cozido

250g de grão de bico cozido

300g de tofu

molho de soja q.b.

1 colher de chá de alho em pó

1 colher de chá de gengibre ralado

sementes de sésamo q.b.

1 colher de chá de açúcar

2 colheres de sopa de vinagre de arroz

1 colher de sobremesa de óleo de sésamo

2 nectarinas

1 tomate coração de boi

1 pepino pequeno

cebola frita (opcional)

sal q.b.


Preparação:


Corte o tofu em cubos pequenos e tempere com 3 colheres de molho de soja, o gengibre ralado, o óleo de sésamo e o alho em pó. Envolva bem e deixe marinar 30 minutos de modo a que absorva os temperos.

Ao fim desse tempo coloque na airfryer a 180ºC durante 15 minutos ou leve ao forno quente ou a uma frigideira quente, deixando tostar e cozinhar. Reserve.

Entretanto descasque o pepino deixando apenas um pouco de casca e corte-o em pequenos pedaços, Junte o açúcar, o vinagre de arroz e um pouco de sementes de sésamo e deixe a marinar.

Corte depois as nectarinas em cubinhos, assim como o tomate.

Misture o arroz basmati com a quinoa. Numa taça ou travessa ou pratos individuais coloque essa mistura. Por cima da quinoa e arroz coloque por partes as nectarinas, depois o pepino, seguido do tomate, o grão de bico e depois o tofu.

Termine tudo polvilhando com a cebola frita - se usar e ainda algumas sementes de sésamo. Tempere com molho de soja a gosto.

Sirva de imediato!


Bom Apetite!


1 comentário :

  1. Eu também não sou vegan nem vegetariana, mas reduzi drasticamente o consumo de carne para apenas de produção caseira (aves e coelho). Tenho aí tofu para gastar, assim já fico c uma receita diferentes p o usar e experimentar :) Bjinhos e obrigada!

    ResponderEliminar

Imprimir