Caril de Batata Doce, Tofu e Grão de Bico



Este ano quero incluir ainda mais refeições em carne nem peixe na nossa ementa semanal. Não só como forma de reduzir o nosso consumo de carne, mas para tentarmos ser mais sustentáveis e até para controlar o orçamento familiar. Aumentar o consumo de leguminosas, e de legumes  e  até de outras fontes de proteína como o tofu, pode ter um impacto significativo na nossa carteira, uma vez que são opções mais em conta e nutricionalmente interessantes, Não é deixar de comer produtos de origem animal, que não faz de todo parte dos meus planos, mas sim aumentar o consumo de outras fontes de proteína e diversificar ainda mais a nossa alimentação e de aprender novas receitas e técnicas!


Entretanto tive umas amigas vegetarianas a jantar e este foi o caril que lhes preparei. Estava delicioso, e ainda melhor quando comi as sobras, uns dias depois!


Ingredientes para 4 pessoas:


200g de tofu natural

2 batatas doces médias

400g de grão de bico cozido

1 colher de chá de paprika fumada ou colorau

2 colheres de sopa de óleo de coco ou azeite

1 molho de coentros frescos picados

Sal e pimenta q.b.

1 cebola grande

2 dentes de alho

1 pedacinho de raíz de gengibre fresco

2 colheres de sopa bem cheias de pó de caril de excelente qualidade

2 colher de chá de garam masala

1 colher de chá de curcuma

350ml de leite de coco


Preparação:


Comece por cortar o tofu em cubinhos e tempere com 1 colher de chá de garam masala e 2 colheres de sopa de leite de coco. Deixe  marinar.

Descasque a batata doce e corte-a em cubinhos. Tempere com uma pitada de sal e com a paprika fumada ou colorau e um fio de azeite.

Leve a assar a batata no forno a 180ºC, durante uns 30 minutos  ate que fique macia, ou então na Airfryer, cerca de 15 minutos a 180ºC. Asse ou faça na Airfryer também o tofu. Reserve.,

Pique depois a cebola e os dentes de alho e metade dos coentros. Num tacho coloque o óleo de coco e junte a mistura de cebola e acrescente o gengibre ralado, cerca de 1 colher de sopa. Acrescente também o pó de caril a restante garam masala e a curcuma e mexa bem, deixando esta mistura cozinhar em lume brando cerca de 5 minutos, acrescentando uns golinhos, de água se estiver a ficar muito seca. Acrescente depois o leite de coco e retifique de sal. 

Deixe levantar fervura e acrescente a batata doce e o tofu previamente cozinhados, assim como o grão de bico escorrido e envolva bem.

Deixe cozinhar, tapado e em lume brando cerca de 10 minutos para apurar.

Sirva polvilhado com os restantes coentros picados e acompanhe com arroz branco.


Bom Apetite!


2 comentários :

  1. Anónimo12:14

    Obrigada por continuar dar ideias para comida de todos os dias.
    A minha dificuldade é fazer os menus semanais e mante-los.
    Adorava que publicasse os seus menus para toda semana.
    Bem Haja!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo07:07

    thanks for good site
    در معامله اسپات، شما خرید و یا فروش مستقیم انجام داده و مبلغ یا دارایی نیز به صورت آنی در اختیار شما قرار می‌گیرد. تفاوت کیف پول اسپات و تعهدی اما در معامله تعهدی شما اعتبار انجام معامله دریافت کرده و به خود دارایی‌ها دسترسی مستقیم ندارید. در معامله اسپات، کارمزد معاملات ارزدیجیتال فقط به کارمزد معامله خرید و فروش محدود می‌شود.

    ResponderEliminar

Imprimir