Empanadas de Borrego com Cogumelos e Espinafres



A semana começa com uma receita de aproveitamentos. O fim de semana foi de workshops, mas deixe num dos dias uma pá de borrego para assar para o almoço. Como sobrou alguma carne decidi aproveitar e usar essas sobras para fazer um recheio de empanadas, juntamente com uns cogumelos e espinafres.

Gosto muito de ter as empanadas preparadas e congeladas. É uma refeição que fica pronta a comer, porque aproveito para descongelar e aquecer na Airfryer durante 8 minutos a 180ºC, o tempo de pôr a mesa e pouco mais.

Além de que estas empanadas são uma maneira perfeita de aproveitar todas as sobras que possam ter em casa, desde leguminosas, carne, peixe e até sobras de caril e outras coisas.

Se não experimentaram, aconselho a que o façam! A massa é muito simples de preparar , não leveda, mal é preciso amassar e o resultado delicioso!


Ingredientes para cerca de 8 empanadas:


Recheio:

1 colher de sopa de azeite

2 dentes de alho picados

2 cebola

sal e pimenta q.b.

250g de sobras de borrego assado desfiado ou cortado em pedaços

4 cogumelos cortadas ou laminados

75g de espinafres

40g de farinha

150ml de leite ou bebida vegetal


Massa:

1 chávena  de farinha de espelta ou trigo mais se necessário

75ml de água

30ml de azeite

sal q.b.


Preparação:


Comece por preparar o recheio. Leve um tacho ou frigideira ao lume com o azeite e junte os dentes de alho e a cebola picada.

Deixe começar a fritar e tempere de sal e pimenta e deixe estufar um pouco até que fiquem macios. Junte os cogumelos e deixe cozinhar um pouco. Acrescente depois o borrego e os espinafres e envolva bem.

Junte depois a farinha e envolva bem e por fim o leite. Vá mexendo até a mistura engrossar e tempere com um pouco de sal e pimenta.

Retire do lume e deixe arrefecer. Reserve.

Prepare depois a massa. 

Numa taça misture a farinha, a água, o azeite e o sal. Misture bem e se achar a massa muito mole misture um pouco mais de farinha. Amasse bem e divida em 8 bolinhas do mesmo tamanho.

Estenda depois a massa com a ajuda de um rolo e coloque o recheio frio anteriormente preparado. Dobre, de modo a formar a empanada e pressione as bordas com a ajuda d num garfo.

Pincele depois com gema batida .Leve ao forno pre aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos até a massa estar dourada e cozinhada.

(Podem ser congeladas, antes de levar ou forno ou já feitas, para estarem sempre à mão em dias mais atarefados).


Bom Apetite!


Sem comentários :

Enviar um comentário

Imprimir