Acho que posso dizer isto, sem ofender ninguém, mas cozinhar com sobras de outras refeições é a minha cena. Adoro fazê-lo e talvez por isso não seja à toa ter um livro de receitas com sobras.
Claro que há depois receitas de sobras que se tornam clássicos cá em casa. A lasanha de peixe tornou-se uma delas. Normalmente vou colocando numa caixinha e congelando várias sobras de peixe, e quando a caixa está cheia, lá sai uma lasanha - às vezes também um recheio para rissois de peixe, ou uma massinha de peixe. Mas a lasanha é muito prática e rápida para o dia a dia e os miúdos gostam bastante, e eu tento fazê-la mais equilibrada, e portanto não lhe junto queijo, apenas molho bechamel, e fica igualmente deliciosa e é mesmo uma receita que gostamos por aqui.
Podem sempre enriquecer com mais legumes: espinafres, cenoura, ervilhas…. Aqui levou alho francês, que combina muito bem com o peixe (que era uma mistura de pescada, bolonhesa de atum e robalo no forno…)
Ingredientes para 4 pessoas:
300g de sobras de peixe variadas limpas de peles e espinhas
1 colher de sopa de azeite
2 dentes de alho
1 folha de louro
2 alhos franceses
600ml de molho bechamel (usei caseiro feito na Bimby com azeite e leite magro)
9 a 12 placas de lasanha seca (sem necessitar de pré cozedura)
Preparação:
Lev uma frigideira ao lume com o azeite, os dentes de alho picados o louro e o alho francês cortado em rodelas finas e previamente lavado. Tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar até o alho francês estar macio. Acrescente depois o peixe, envolva bem e junte metade do molho bgchamel já preparado. Retifique os temperos se necessário.
No fundo de um pirex ou assadeira que vá ao forno e à mesa coloque um bocadinho da do restante bechamel, apenas para cobrir o fundo. Cubra com 3 a 4 placas de massa, consoante o tamanho do seu tabuleiro e coloque metade da mistura de peixe e bechamel. Faça mais uma camada de placas, junte a restante mistura de peixe e coloque mais uma ultima camada de placas de lasanha cobrindo com o molho bechamel simples. (Se quiser guardar para levar ao forno apenas nos dias seguintes, cubra bem com película aderente e guarde no frigorífico. Quando for cozinhar, retira a película e segue com a receita).
Tape bem com papel de alumínio e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC cerca de 40 minutos. Retire depois o papel de alumínio, ligue o grill e deixe cozinhar mais 10 minutos até ficar dourada.
Sirva depois com uma salada verde.
Bom Apetite!
Olá Joana!
ResponderEliminarTenho uma dúvida sobre as planas de lasanha frescas.
Quando sobram, ou seja, não aplicamos a embalagem toda na lasanha. como as conserva?
Obrigada!