Coelho à Caçador

Mais uma receita de coelho! Sempre dá para variar do frango e perú sem exceder o consumo de carnes vermelhas!
E além disso é uma receita tradicional da nossa cozinha!

Ingredientes:

1 coelho
sal e pimenta q.b.
1clh sopa de alecrim seco
1,5dl de vinho branco
1 dente de alho
1 raminho de salsa
1 folha de louro
Azeite q.b.
12 cebolinhas pequenas
1 cálice de vinho do Porto
1clh chá de mostarda
1kg de batatinhas pequenas
125g de bacon cortado em fatias finas
125g de cogumelos frescos
4 fatias de pão de forma
salsa picada
colorau
óleo para fritar o pão


Preparação:

Amanhe e lave muito bem o coelho, corte-o em pedaços médios pelas articulações e deite os pedaços numa tigela. Tempere com sal, pimenta, vinho branco, salsa, alecrim, alho esmagado e a folha de louro e junte ainda 1 colher de chá de colorau. Mexa tudo muito bem e deixe ficar no tempero pelo menos 1 hora.
Entretanto descasque as cebolinhas e as batatas e leve-as. Corte o bacon em pedacinhos, limpe e lave os cogumelos.
Escorra os pedaços de coelho. Numa frigideira leve ao lume o azeite a aquecer bem e aloure nela os pedaços de coelho. À medida que forem ficando lourinhos, retire-os, escorra-os e deite-os num tacho. Aloure depois o bacon, escorra e deite sobre o coelho. Aloure também as cebolas e as batatas, mas estas, depois de estarem louras, tempere –as com sal fino.
Depois de colocar tudo num tacho largo, junte o vinho do Porto, os cogumelos, a marinada do tempero e a mostarda, tape e leve a cozer em lume moderado. Deve ficar com um pouco de molho, mas, se for preciso, durante a cozedura acrescente com um pouco de caldo. Uma vez por outra sacuda com cuidado para revirar tudo.
Quando o coelho estiver tenro, retire e sirva. Complete com triângulos de pão que entretanto fritou no óleo, com as pontas molhadas no molho e polvilhados com salsa.

Bom Apetite!

1 comentário :

  1. Anónimo09:05

    Adoro coelho.... vou fazer este prato ate ja encomendei um coelho caseiro. As vantagens aqui de africa é que apesar de haver coisas industrializadas, ainda existe muitos animais criados caseiramente. como antigamente no meu tempo de crianca... que para mim tem sempre um sabor incrivel...
    obrigado mais uma vez pelas tuas receitas que eu sou fa e adoro....
    bjs
    cristina
    perdidosemafrica

    ResponderEliminar

Imprimir