Açorda de Gambas

Gosto muito de açorda (migas, lá para os lados do Alentejo!), e há já muito tempo que não as comia. O pretexto para a fazer foi ter encontrado uns restos de pão duro lá em casa... Não era pão alentejano, mas mesmo assim não ficou má!

Ingredientes:

alho
coentros
camarão
azeite
sal
malagueta
ovo
restos de pão (preferencialmente Alentejano)

Preparação:

Começe por cozer os camarões em água temperada de sal e com a malagueta. Depois de cozidos descasque-os e aproveite o caldo da cozedura para mais tarde.
Entretanto parta o pão em pedaços e reserve.
Num almofariz esmague os alhos com os coentros e um pouco de sal.
Leve um tacho com azeite ao lume e misture aí os coentros e os alhos. Deixe fritar um pouco e junte o pão. Mexa e, lentamente vá juntando a água de cozedura dos camarões até o pão ficar desfeito e com a consistência de uma papa mole. Junte um ovo batido e mexa até o ovo estar integrado na mistura e cozinhado. Junte os camarões previamente descascados e polvilhe com um pouco mais de coentros se desejar!
Sirva ainda quente e, se desejar com uns ovos estrelados ou escalfados!

Bom Apetite!

10 comentários :

  1. Comi algumas vezes uma açorda semelhante no restaurante O Gaveto, em Matosinhos, só que com hortelã em vez de coentros. Já a fiz em casa e repeti. Experimente um dia.

    ResponderEliminar
  2. Era mesmo isto que me estava a apetecer!:)
    Obrigada!!!


    Jinhos

    ResponderEliminar
  3. Anónimo20:22

    Huuuum delicia de receita! A minha Mãe costuma fazer, já há muito tempo que não como disso só de ver a receita já me deu água na boca

    ResponderEliminar
  4. Anónimo00:56

    Em 1990, em Benfica, próximo ao Estádio da Luz, após o Benfica ter perdido para a equipa do Roma pela Taça, fomos eu o meu Primo Aurélio e a sua esposa, comer uma Açorda de Gambas no PAPA AÇORDA. Que maravilha de delícia! Foi uma das melhores coisas que fiz nequela noite.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo14:28

    Eu espero ir comer logo á noite hum!!!!!!!!!!!! já estou com água na boca

    ResponderEliminar
  6. Anónimo18:11

    Esta noite toca Açorda com Gambas, vamos ver como vai sair (é a minha primera vez a cozinhar açorda)

    ResponderEliminar
  7. Anónimo16:27

    A açorda estava muita boa

    ResponderEliminar
  8. Anónimo02:55

    Comi açorda de Gambas em Lisboa e nunca mais esqueci aquela delícia. Sou brasileira e estou morando nos Estados Unidos. Hoje pela primeira vez fiz no jantar, ficou uma delicia. A sua receita foi perfeita!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo12:22

    Uma sugestão: á receita apresentada experimentem com pão de Favaios com dois dias e acresçentar um fio de vinho do Porto.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo10:32

    e memo hj a acorda de gambinhas

    ResponderEliminar

Imprimir