Gosto muito de açorda (migas, lá para os lados do Alentejo!), e há já muito tempo que não as comia. O pretexto para a fazer foi ter encontrado uns restos de pão duro lá em casa... Não era pão alentejano, mas mesmo assim não ficou má!
Ingredientes:
alho
coentros
camarão
azeite
sal
malagueta
ovo
restos de pão (preferencialmente Alentejano)
Preparação:
Começe por cozer os camarões em água temperada de sal e com a malagueta. Depois de cozidos descasque-os e aproveite o caldo da cozedura para mais tarde.
Entretanto parta o pão em pedaços e reserve.
Num almofariz esmague os alhos com os coentros e um pouco de sal.
Leve um tacho com azeite ao lume e misture aí os coentros e os alhos. Deixe fritar um pouco e junte o pão. Mexa e, lentamente vá juntando a água de cozedura dos camarões até o pão ficar desfeito e com a consistência de uma papa mole. Junte um ovo batido e mexa até o ovo estar integrado na mistura e cozinhado. Junte os camarões previamente descascados e polvilhe com um pouco mais de coentros se desejar!
Sirva ainda quente e, se desejar com uns ovos estrelados ou escalfados!
Bom Apetite!
Subscrever:
Enviar feedback
(
Atom
)
Comi algumas vezes uma açorda semelhante no restaurante O Gaveto, em Matosinhos, só que com hortelã em vez de coentros. Já a fiz em casa e repeti. Experimente um dia.
ResponderEliminarEra mesmo isto que me estava a apetecer!:)
ResponderEliminarObrigada!!!
Jinhos
Huuuum delicia de receita! A minha Mãe costuma fazer, já há muito tempo que não como disso só de ver a receita já me deu água na boca
ResponderEliminarEm 1990, em Benfica, próximo ao Estádio da Luz, após o Benfica ter perdido para a equipa do Roma pela Taça, fomos eu o meu Primo Aurélio e a sua esposa, comer uma Açorda de Gambas no PAPA AÇORDA. Que maravilha de delícia! Foi uma das melhores coisas que fiz nequela noite.
ResponderEliminarEu espero ir comer logo á noite hum!!!!!!!!!!!! já estou com água na boca
ResponderEliminarEsta noite toca Açorda com Gambas, vamos ver como vai sair (é a minha primera vez a cozinhar açorda)
ResponderEliminarA açorda estava muita boa
ResponderEliminarComi açorda de Gambas em Lisboa e nunca mais esqueci aquela delícia. Sou brasileira e estou morando nos Estados Unidos. Hoje pela primeira vez fiz no jantar, ficou uma delicia. A sua receita foi perfeita!
ResponderEliminarUma sugestão: á receita apresentada experimentem com pão de Favaios com dois dias e acresçentar um fio de vinho do Porto.
ResponderEliminare memo hj a acorda de gambinhas
ResponderEliminar