Sopa de Grão da Avó

Esta sopa é uma das minhas favoritas. Quando íamos a casa da minha avó, e ela perguntava que sopa é que queriamos que ela fizesse, eu e a minha irmã pedíamos sempre esta sopinha. Não sei se era o facto de ser apenas um caldo, e de não ter couves ou outra hortaliça, se era das massinhas e do grão que encontrávamos a cada colherada, o que é certo é que esta sopa sempre fez as nossas delícias.

Ingredientes:

500gr de gão de bico previamente demolhado
2 cenouras
150 gr de massa cotovelinhos pequenos
azeite q.b.
sal q.b.

Preparação:

Coza o grão e as cenouras em água temperada de sal. Apesar de terem tempos de cozedura diferente, não faz mal, pois é para triturar tudo.
Assim que o grão estiver cozidinho, mas que não fique demasiado mole, retire cerca de 1 chávena de chá de grão, e reserve.
Quanto ao restante, triture tudo muito bem com a varinha mágica de modo a formar um creme.
Adicione água na quantidade suficiente para não ficar uma sopa muito grossa, rectifique os temperos e deixe levantar fervura.
Adicione depois as massinhas e o grão previamente reservado, e deixe cozinhar até a massa estar cozida.
Regue com um fio de azeite e sirva de imediato.

Bom Apetite!

14 comentários :

  1. que sopinha mais gostosa, que maravilha, e óptima para reconfortar o estômago com nestes dias gelados.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Com o frio que está aqui no Norte, essa sopa ía que nem ginjas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. É a única sopa que não aprecio, especialmente a da minha avó.

    Saloios que somos, tém a D. Amélia a tendência para a chamada "sopa-de-entulho", modalidade porém ao gosto de muito boa gente.

    Era do tipo espetares a colher, e ela ficar em pé.

    Não me queixo da de feijão, porém - com umas lagartas de espaguete a boiar, huuummm...

    ResponderEliminar
  4. Pois, parece que se diz O ESPAGUETE, não O ESPARGUETE, nem A ESPARGUETE.

    Isto é coisa de gente que foi ver ao dicionário, e não fui eu, eu só li num blog...

    ResponderEliminar
  5. Anónimo11:56

    Hummm ia tão bem agora que estou cheinha de frio...Ah Ah Ah!
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  6. Que delícia, adorei!
    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Sopa de grão é a minha favorita :) Ontem também fiz cá em casa pois agrada toda a gente!

    ResponderEliminar
  8. Sopas, sejam cremes aveludados ou caldos bem ricos, são do que mais apetece com este frio! E a tua ainda estava a fumegar :)

    Beijinhos e boa semana!!

    ResponderEliminar
  9. Adoro sopa...e com este frio então...que maravilha =)

    beijocas

    ResponderEliminar
  10. eu ADORO a sopa de grão da minha avó, é daquelas tão espessas que a colher quase que fica de pé;)

    ResponderEliminar
  11. Adoro sopa de grão, a de feijão nem por isso mas esta é muito boa.

    ResponderEliminar
  12. ainda bem que tens a receita... assim podes passar para os teus filhos e eles para os seus ;-) gosto muito de receitas assim. essa sopinha está muito boa - anotei ;-)

    ResponderEliminar
  13. Anónimo11:14

    Vou fazer esta sopinha pela primeira vez, porque normalmente é a minha esposa que as faz, hoje vou-me pôr na pele dela por umas horas...

    ResponderEliminar
  14. Anónimo17:24

    He He He-.. estou sempre a levar na cabeça... porque a cozinhar... só ovos

    Hoje vou experimentar fazer esta sopa, parece fácil e saborosa
    Vamos ver o que dá

    ResponderEliminar

Imprimir