quinta-feira, Novembro 27, 2008

Sopa de Grão da Avó

Esta sopa é uma das minhas favoritas. Quando íamos a casa da minha avó, e ela perguntava que sopa é que queriamos que ela fizesse, eu e a minha irmã pedíamos sempre esta sopinha. Não sei se era o facto de ser apenas um caldo, e de não ter couves ou outra hortaliça, se era das massinhas e do grão que encontrávamos a cada colherada, o que é certo é que esta sopa sempre fez as nossas delícias.

Ingredientes:

500gr de gão de bico previamente demolhado
2 cenouras
150 gr de massa cotovelinhos pequenos
azeite q.b.
sal q.b.

Preparação:

Coza o grão e as cenouras em água temperada de sal. Apesar de terem tempos de cozedura diferente, não faz mal, pois é para triturar tudo.
Assim que o grão estiver cozidinho, mas que não fique demasiado mole, retire cerca de 1 chávena de chá de grão, e reserve.
Quanto ao restante, triture tudo muito bem com a varinha mágica de modo a formar um creme.
Adicione água na quantidade suficiente para não ficar uma sopa muito grossa, rectifique os temperos e deixe levantar fervura.
Adicione depois as massinhas e o grão previamente reservado, e deixe cozinhar até a massa estar cozida.
Regue com um fio de azeite e sirva de imediato.

Bom Apetite!

14 comentários:

  1. que sopinha mais gostosa, que maravilha, e óptima para reconfortar o estômago com nestes dias gelados.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Com o frio que está aqui no Norte, essa sopa ía que nem ginjas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. É a única sopa que não aprecio, especialmente a da minha avó.

    Saloios que somos, tém a D. Amélia a tendência para a chamada "sopa-de-entulho", modalidade porém ao gosto de muito boa gente.

    Era do tipo espetares a colher, e ela ficar em pé.

    Não me queixo da de feijão, porém - com umas lagartas de espaguete a boiar, huuummm...

    ResponderEliminar
  4. Pois, parece que se diz O ESPAGUETE, não O ESPARGUETE, nem A ESPARGUETE.

    Isto é coisa de gente que foi ver ao dicionário, e não fui eu, eu só li num blog...

    ResponderEliminar
  5. Hummm ia tão bem agora que estou cheinha de frio...Ah Ah Ah!
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  6. Que delícia, adorei!
    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Sopa de grão é a minha favorita :) Ontem também fiz cá em casa pois agrada toda a gente!

    ResponderEliminar
  8. Sopas, sejam cremes aveludados ou caldos bem ricos, são do que mais apetece com este frio! E a tua ainda estava a fumegar :)

    Beijinhos e boa semana!!

    ResponderEliminar
  9. Adoro sopa...e com este frio então...que maravilha =)

    beijocas

    ResponderEliminar
  10. eu ADORO a sopa de grão da minha avó, é daquelas tão espessas que a colher quase que fica de pé;)

    ResponderEliminar
  11. Adoro sopa de grão, a de feijão nem por isso mas esta é muito boa.

    ResponderEliminar
  12. ainda bem que tens a receita... assim podes passar para os teus filhos e eles para os seus ;-) gosto muito de receitas assim. essa sopinha está muito boa - anotei ;-)

    ResponderEliminar
  13. Anónimo11:14

    Vou fazer esta sopinha pela primeira vez, porque normalmente é a minha esposa que as faz, hoje vou-me pôr na pele dela por umas horas...

    ResponderEliminar
  14. Anónimo17:24

    He He He-.. estou sempre a levar na cabeça... porque a cozinhar... só ovos

    Hoje vou experimentar fazer esta sopa, parece fácil e saborosa
    Vamos ver o que dá

    ResponderEliminar

Poderá também gostar de:

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin