Favas Guisadas com Entrecosto

Eu gosto muito de favas, mas, infelizmente, cá em casa sou a única, o que faz de favas um prato raro por estas bandas.
No outro dia tive que matar as saudades das favas. Souberam-me muito bem, e lá andei eu a comer favas durante alguns dias!

Ingredientes para 4 pessoas:

1,200kg de favas descascadas
750gr de entrecosto partido em pedaços
2 dentes de alho picados
1 cebola picada
1 folha de louro
1dl de vinho branco
3clh sopa polpa de tomate
1 raminho coentros
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Depois das favas descascadas faça um refogado com o azeite, o alho, a cebola e a folha de louro. Logo que comece a alourar junte a carne e deixe suar mexendo de vez em quando. Junte o vinho branco e a polpa de tomate e deixe suar. Junte as favas, adicione sal e os coentros picados, cubra com áua e deixe cozer em lume brando até a carne e as favas estarem macias e apuradas.
Sirva com arroz branco.

Bom Apetite!

11 comentários :

  1. Simplesmente adoro!! Não há muito mais a dizer! Este pratinho é tudo de bom!! :)
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro favas, mas como sou a unica cá em casa também raramente faço. Estas fizeram-me crescer água na boca.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Eu que em pequena nem as podia ver, agora adoro favas.
    Esta receita só podia agradar-me!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo13:29

    Cá em casa é mais ou menos a mesma coisa. A única que ainda vai escapando sem caras tortas é a sopa de favas, que eu adoro! Ainda hoje comprei favas para a fazer! Adoro!

    Beijo grande *
    Mariana

    ResponderEliminar
  5. Também comemos poucas favas cá em casa porque os "homes" não gostam :)

    ResponderEliminar
  6. Descobri este site hoje quando procurava receitas de ovos verdes...Fiquei fã. Mts parabéns pelo site e pelas excelentes ideias que deixa. Já retirei várias receitas e nos próximos 3 dias já sei o que fazer para o jantar!!!Continue e muitos parabéns. Confesso que irei ser uma leitora diária! Um beijinho. Sónia Antunes

    ResponderEliminar
  7. Anónimo23:10

    Estás como eu, adoro favas e o marido detesta até o cheiro!...Que saudades que me fizeste!Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  8. Anónimo18:30

    Quando era pequena a minha mãe usava e abusava de favas!...enjoei!!!
    Desde então, nunca mais comi!
    Este ano resolvi semear no meu quintal,estou quase a poder colher.
    Vou cozinhar esta receita que me parece deliciosa.
    Entretanto partilho a minha experiência.
    beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. jorge13:27

    ja ha muito que nao as fazia. sempre gostei e ainda as como, com grande prazer.Cerca de dois tres anos tive num sitio que tive prazer de provar aquelas favas, mas nao as congeladas como a maior parte, pois eram semeadas num terreno e essas sim, ha muito que nao sentia aquele sabor desde a infancia

    ResponderEliminar
  10. Anónimo16:21

    FAVAS SEM ENCHIDOS.....?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois...tbm nunca vi favas sem enchidos!!

      Eliminar

Imprimir