Massa de Pimentão Caseira

Lá fazer massa de pimentão, eu fiz! Mas para dizer a verdade, pelo tempo que demora, e em relação à quantidade de pimento usada para conseguir produzir este pequeno frasco (cerca de 2 quilos de pimento arranjado para um frasco de 200ml), é daquelas coisas que não compensa nada fazer em casa.
Valeu pela experiência, e por a ter feito com a ajuda da minha avó que assim me passou a receita. E no dia seguinte a ainda me telefonou a dizer para lá ir buscar uns pimentinhos bonitos que ficavam bem na fotografia!

Ingredientes:

pimentos vermelhos
sal
azeite

Preparação:

Comece por arranjar os pimentos. Lave-os, limpe-os de sementes e corte-os em pedaços grandes.
Leve uma panela com água ao lume. Quando levantar fervura introduza os pimentos e deixe cozinhar até estarem bem cozidos e macios.
Retire os pimentos e deixe a escorrer num passador de rede, aplicando alguma pressão com um objecto pesado durante pelo menos 30 minutos.
Passe depois os pimentos já escorridos para um passe-vite, e reduza-os a puré. Vai reparar que as cascas dos pimentos vão ficar no passe-vite, enquanto toda a sua polpa e sucos se vão libertando.
Coloque depois essa polpa líquida a escorrer, de preferência dentro de um saco ou pano de gase fina, durante pelo menos 12 horas. Vai ficar com uma massa de pimento dentro do pano à medida que a água se vai libertando.
A cada 4 partes dessa massa de pimento acrescente 1 parte de sal e misture bem. Coloque dentro de frascos esterilizados e cubra tudo com azeite para ajudar a conservar.
Está depois pronta a usar nos seus temperos caseiros.

Bom Apetite!

14 comentários :

  1. Um tempero maravilhoso :p
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Tenho de experimentar fazer essa receita, já há tinha visto em algum lado.

    ResponderEliminar
  3. A minha Mãe todos os anos faz Massa de Pimentão caseira, que depois utilizamos nos cozinhados.
    Sem dúvida que fica tudo muito mais saboroso e apurado, aquela comida caseira que sabe sempre bem.

    ResponderEliminar
  4. Acho que só compensa quando há mesmo muitos pimentos. Eu nunca fiz em casa por causa disso... acho que não compensa, mas também acho que deve ficar muito bom :)

    ResponderEliminar
  5. sempre quis saber como se fazia a massa pimentão, as que se compram no mercado são excessivamente salgadas.

    ResponderEliminar
  6. excelente ideia!!! Olha se eu tivesse pimentos acredita que faria!!! que maravilha!

    ResponderEliminar
  7. por isso é que a massa de pimentão "caseira" que eu costumo comprar é tão cara... dá trabalho e rende pouco.
    mas não há dúvida que é muito melhor que a de compra.

    ResponderEliminar
  8. Eu faço porque aqui não há, mas é cansativo!
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Esta receita não conhecia, quando faço massa de pimentão, faço com os pimentos em cru: Lavam-se, enxugam-se muito bem e cortam-se em tiras.Vão-se colocando as tiras numa cesta ou passador grande, de plástico e cobrem-se com bastante sal grosso.
    Fazem-se diversas camadas, terminando com sal.Cobre-se com um pano e deixa-se a escorrer (se possível, pendurado) a salmoura durante duas semanas.
    Nessa altura, sacode-se o sal que ainda possa haver, passam-se os pimentos pela máquina (eu uso a de picar carne), enfrasca-se em boiões de boca larga, deita-se uma fina camada de azeite e tapam-se bem.Dura cerca de um ano na despensa.

    Fica deliciosa, sabe bem ao pimentão.Mas o rendimento, também não é grande...só a faço porque me oferecem muitos pimentos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo15:02

      eu também faço assim dá muito menos trabalho e fica muito bom

      Eliminar
    2. A minha receita também é esta fica ótima.

      Eliminar
  10. Anónimo16:51

    POr acaso a receita que tenho é de simplesmente deixar os pimentos a secar com o sal por cima, dias e dias a fio. Quando finalmente estão ressequidos, adiciona-se um pouco de azeite e faz-se uma pasta com a varinha mágica.

    Mas concordo na mesma: mais vale comprar um frasco já feito nos dias que correm.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. deolinda03:58

      eu tenho uma hortinha e claro tb faço massa de pimentao vale bem a pena por varias razoes nao teem conservantes nem quimicos ,alem que eu pratico agricultura biologica logo a minha massa de pimentao é biologica ,comer bem é bom ,muito melhor que as de compra ,a minha receita é como a do blog só que eu deixo a escorrer 24 horas .

      Eliminar
  11. Isabel Mira15:22

    A minha mãe faz todos os anos, na altura da abundância de pimentos, mas a receita é igual à da Maria Teresa. Confirmo que não tem nada a ver com a de compra!

    ResponderEliminar

Imprimir