Ensopado de Borrego

Eu sei que esta carne não é do agrado de todos, mas cá em casa gostamos bastante, portanto, de vez em quando, lá vem um prato de borrego (que pode ser feito com cabrito se preferirem...)
É um prato tradicional português, muito comum na zona do Alentejo e ideal para esta época do ano. Robusto e saboroso. O M. adorou!

Ingredientes para 2 pessoas:

800gr de borrego partido em pedaços pequenos
azeite ou banha
1 cebola
1 raminho de salsa
1 folha de louro
1 colher de chá de colorau
4 grãos de pimenta
3 cravinhos
sal
0,5 dl de vinagre
4 batatas
algumas fatias de pão caseiro

Preparação:

Coloque o azeite ou a banha num tacho, deixe aquecer e aloure os pedaços de borrego. Reduza o calor e acrescente a cebola e a salsa picadas, o louro, o cravinho, a pimenta, o colorau e tempere de sal. Deixe refogar muito bem juntando um pouco de água se necessário.
Quando estiver bem cozido acrescente a água necessária para fazer o ensopado. Assim que esta levantar fervura acrescente as batatas previamente descascadas e cortadas em quartos.
Adicione o vinagre, tape e deixe cozer e apurar.
Sirva o ensopado sobre o pão caseiro previamente torrado.

Bom Apetite!

17 comentários :

  1. eu gosto de borrego!! se calhar nao tanto dessa forma mas sim assado no forno.mas sei que esse prato é muito apreciado por imensa gente!! beijinhos grandes e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. eu gosto de borrego e o meu marido adora este prato (não fosse ele filho de alentejanos)

    ResponderEliminar
  3. Anónimo11:13

    Se polvilhar com hortelã e coentros frescos acabados de picar ainda fica melhor!! O meu pai costuma fazê-lo sempre com esse toque especial...dá um sabor óptimo à carne.

    ResponderEliminar
  4. Já há algum tempo que não faço borrego, mas cá em casa gostamos!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Cá em casa é muito apreciado, de qualquer mandeira :D bjinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá "Colher-de-Pau". Reparaste que iniciaste os teus últimos 3 posts com as palavras "Eu sei que..."? ;o)

    Olha, eu sei é que as tuas receitas são óptimas e muito inspiradoras, por isso nada de insistir nesse tom de quem está a pedir desculpa por alguma coisa! Este é o teu espaço, quem não gosta disto ou daquilo que "ponha na borda do prato", como se costuma dizer! E, by the way, eu gosto de borrego ;o)

    Obrigada pelas excelentes ideias! E continuação de bons cozinhados...

    ResponderEliminar
  7. Curioso este reparo Sara L., mas isso também se deve ao facto de essas 3 postagens terem sido escritas no mesmo dia... E eu nesse dia devia estar pouco inspirada.
    E obrigada pelas simpáticas palavras!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo19:33

    Como é que uma 'carneiro' de signo, não poderia gostar de Borrego...?! Cozinhado de qualquer maneira e feitio ADORO !
    É sempre o meu prato preferido em TODAS as ocasiões.
    Venha ele !!!! lol

    NOTA 10

    ResponderEliminar
  9. Se há ensopado de borrego eu quero! E com hortelã fica ainda melhor. Mas cá em casa sou só eu a gostar e por isso raramente faço..

    ResponderEliminar
  10. Gosto muito de ensopado de borrego. Sou neta de alentejano e tenho essa costela muito apurada. Obrigada pela receita. É muito boa

    ResponderEliminar
  11. adoro ensopado de borrego...
    bj e bom domingo

    ResponderEliminar
  12. adoroooooooooo!!
    E não como ensopado de borrgo á tanto tempo!
    O teu pratinho deixou-me a babar! hehe

    bjos

    ResponderEliminar
  13. jose horacio12:39

    Estive em janeiro na cidade do Funchal, e no restaurante Londres serviram-me um borrego ensopado que estava divino. Antes não havia comido borrego ensopado; adorei e agora tenho a receita e vou fazer

    ResponderEliminar
  14. Anónimo14:20

    sou filha e neta de alentejanos e gosto muito de borrego no forno e ensopado de borrego
    bjs

    ResponderEliminar
  15. Cacilda Atanazio17:13

    ADORO borrego de toda a maneira mas muito especialmente assado assim como também gosto de chanfana, (embora saiba que chanfana seja mais com cabra velha). Será por ser de Aveiro e também do signo carneiro, haha. No entanto o meu marido que é alentejano adora ensopado e então vou-lhe fazer uma surpresa com esta receita + hortelã e coentros.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo00:20

    boas receitas

    ResponderEliminar

Imprimir