Carne de Porco Estufada com Cogumelos

Há uns tempos, a minha mãe deu-me uma panela de cozedura lenta (crockpot). Curiosamente, a panela tem mais de 30 anos - foi oferecida aos meus pais como prenda de casamento - mas nunca tinha sido usada.
Estas panelas eram uma espécie de Bimby na altura. Colocavam-se os alimentos e os temperos na panela, ligava-se e saía-se para trabalhar. Quando se chegava a casa, depois de 8 ou 10 horas, o jantar estava pronto!
Ora a minha panela lá foi ficando em casa até que este fim de semana resolvi experimentar.
Panela mais básica não deve haver. Tem apenas 1 botão e 3 funções: off, low e high! Sem livro de instruções e após uma pesquisa sobre panelas de cozedura lenta no google, resolvi arriscar. O que mais podia acontecer era a panela já não funcionar. Mas funcionou!
A receita foi muito simples, como a maioria das receitas para as panelas de cozedura lenta, e tem a vantagem de não ser preciso adicionar nenhum tipo de gordura. A receita pode ser adaptada a uma panela convencional e a tempos de cozedura mais aceitáveis.
Mas foi engraçado preparar tudo de manhã e ligar a panela, almoçar, sair toda a tarde e chegar a casa e ter o jantar pronto!

Ingredientes para 4 pessoas:

1 quilo de perna de porco cortada em cubos pequenos
200gr de cogumelos frescos pequenos
sal
1 malagueta seca
2 cravinhos
100ml de vinho branco
4 colheres de sopa de polpa de tomate
3 dentes de alho picados
1 colher de sopa de molho inglês
pimenta q.b.

Preparação:

Colocar todos os ingredientes na panela, ligar em "low" (lento) e deixar estufar durante cerca de 8 horas.
Se não tiver uma panela de cozedura lenta, basta colocar todos os ingredientes numa panela convencional e leve a estufar em lume brando até tudo estar cozinhado.
Sirva com arroz branco ou batatas fritas e uns legumes cozidos.

Bom Apetite!

13 comentários :

  1. É bom esperar com tempo por esta delícia. A verdadeira "slow food".
    Babette

    ResponderEliminar
  2. Adoro estes estufados com bastante molho e bem tenros, o aspecto está magnífico!

    ResponderEliminar
  3. Algo diz-me que a nível de electricidade, deve consumir bastante...

    ResponderEliminar
  4. pelo contrário... Têm um consumo muito pequeno de energia.

    ResponderEliminar
  5. Eu tenho um slow cooker e adoro, da para fazer de tudo. Muito simples e muito versatil.

    ResponderEliminar
  6. gigi14:11

    Gosto muito do s blog especialmente a economia em casa porque tambem tenho a mania de aproveitar tudo o me passa pelas maos.As receitas tambem sao interessantes mas nao as copio visto eu ter um catering à imensos anos, cozinho para clientes fixas .De vez em quando altero a minha lista aliás, vou alterá-la em breve. Gigi

    ResponderEliminar
  7. comía tudinho!! eheh
    adoro a comida com esse aspecto. deliciosa. beijos

    ResponderEliminar
  8. isso assim é uma maravilha, chegar e ter o jantar pronto.... lol
    ficou com um aspecto excelente

    ResponderEliminar
  9. Pelo que tenho visto, essas panelas estão em voga novamente e não são nada baratas. Fizeste bem em dar-lhe uso :) Ficou com um aspecto delicioso!

    ResponderEliminar
  10. Ai que carninha deliciosa!!

    ResponderEliminar
  11. olha que bela panela tu ganhaste:-)
    este estufado esta optimo para mim e que bom que e chegra a casa e srvir o jantar ja prontinho:-)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Anónimo12:30

    Como não tenho uma «slow cooker» fiz na panela de pressão. 40min foi o suficiente. Ficou optimo!!!

    ResponderEliminar
  13. Pois eu ando à procura de uma coisa destas. Alguém me diz onde comprar?

    ResponderEliminar

Imprimir