Batatas Gratinadas com Tomilho

A inspiração desta receita veio, mais uma vez da Nigella Lawson. Vi-a há uns tempos a fazer umas batatas gratinadas que eram previamente cozidas nas natas e só depois iam ao forno para gratinar. A ideia ficou-me e este fim de semana resolvi prepará-las com algumas alterações.
Ficaram muito apetitosas e são um bom acompanhamento para carnes assadas.

Ingredientes para 2 pessoas:

3 batatas médias
200ml de leite (usei magro, mas deve ficar melhor com meio-gordo)
2 colheres de sopa de natas light
sal e pimenta q.b.
1 haste de tomilho

Preparação:

Lave as batatas e descasque-as. Corte-as em rodelas com cerca de 0,5cm de espessura e coloque-as numa panela juntamente com o leite e as natas. Tempere com sal, pimenta moída na ocasião e com a haste de tomilho.
Leve a cozer até as batatas estarem macias.
Retire o tomilho e coloque as batatas e o líquido da cozedura num pirex e leve a gratinar em forno quente.
Polvilhe com umas folhinhas de tomilho e pimenta e sirva como acompanhamento de carnes assadas.

Bom Apetite!

20 comentários :

  1. Eu também vi esse programa, mas ainda não tive tempo de fazer. Ficou com um aspecto fantástico.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Só pode ser uma delícia!! bjinho

    ResponderEliminar
  3. Devem ficar excelentes!!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. E que gratinado fantástico ficou, acho que almoçava só batatas, sem mais nada!!!!!
    É sem dúvida um acompanhamento excelente.

    ResponderEliminar
  5. esta excelnete esse acompanhamento colher de pau
    da para variar das típicas batatinhas so cozidas.
    adorei e vou guardar para experimentar
    beijocas

    ResponderEliminar
  6. eu adoro esse tipo de batatas.
    Já vai para a minha lista de receitas a fazer


    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Tenho visto o programa da Nigella e ela tem receitas bem simples e que parecem deliciosas. As tuas batatinhas ficaram magníficas.

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito do aspecto! Um destes dias experimento e depois conto!
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Mas que belo acompanhamento!!!!
    Deve ficar com um sabor fatástico!!!!

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  10. Olá! Ficou com um excelente aspecto. Já agora não sei se sabe mas no site da nestle vem uma menção referente a blogs de culinária e quando clicamos vem ter ao seu blog! Fantástico!

    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Que gulodice!....
    Vou experimentar
    Babette

    ResponderEliminar
  12. O tomilho tem um sabor muito especial, gosto muito de acrescentá-lo nas receitas, pena q na versão fresca, nem sempre seja tão fácil de encontrá-lo.

    Bjo gde, Dani :)

    ResponderEliminar
  13. Nigella sabe das coisas!
    =)
    Adorei a receita.
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Boa noite, vi a receita das batatas gratinadas e acho que vou tentar fazer com batata doce, gosto mais das doces do que das outras. Quando experimentar digo o resultado.

    ResponderEliminar
  15. Batata é o meu acompanhamento favorito. Estas devem ficar deliciosas :)

    ResponderEliminar
  16. Uma bela sugestão para acompanhamento!
    Costumo fazer umas babatinhas parecidas mas na actifry!

    ResponderEliminar
  17. Olha eu tambem vi esse progama e inspirei-me na carne que ela preparou e fiz com uma posta de de carne de porco,claro com muitas alterações.Hei-de fazer as batatas tambem agora que a receita está mais esplicita. Parabens.Beijinho

    ResponderEliminar
  18. Hum... essas batatas estão com uma cara ótima!!! Vou fazer!! Também vou posta-las em meu blog ok? Dá uma olhada nele lá.. tô começando agora
    http://www.pitadasetemperos.com.br/
    obrigada!!

    ResponderEliminar
  19. Hum... essas batatas estão com uma cara ótima!!
    Estou iniciando um blog!! Vou fazer e postar... visita lá o meu e me dá uma força!
    http://www.pitadasetemperos.com.br/

    ResponderEliminar

Imprimir