Como já tinha acontecido o ano passado, este ano a produção de courgettes dos meus avós continua em alta. São courgettes atrás de courgettes e ficamos sem saber muito bem como dar andamento a tudo o que vem parar cá a casa. Claro que muitas já estão congeladas prontas a usar em sopas e purés, algumas foram parar a bolos e outras preparações culinárias e, à semelhança de muita gente por esta blogosfera fora, outras ainda foram parar em compotas! Como esta.
Ingredientes para 4 frascos pequenos:
1 quilo de courgette descascada
800gr de açúcar
1 colher de chá de cardamomo moído
1 colher de chá de canela em pó
raspar de 1/2 limão
Preparação:
Depois de descascada e pesada, rale a courgette. Coloque-a depois num tacho largo, junte o açúcar, a raspa de limão e as especiarias e mexa bem.
Leve a lume brando e deixe ferver lentamente mexendo de vez em quando. O doce estará pronto quando atingir o ponto de estrada (que para esta quantidade de ingredientes demorou cerca de 1h30 - Ponto de estrada: coloque um pouco de doce num prato e passe-lhe com o dedo ou a ponta de uma faca. Se abrir uma "estrada" que não se feche de imediato, o doce está pronto.)
Coloque o doce ainda quente em frascos de vidro previamente esterilizados e bem secos e tape-os bem. Ponha-os depois de cabeça para baixo de modo a criarem um vácuo natural e assim se conservarem mais tempo. Depois de frios guarde-os num local fresco e seco - como uma despensa ou armário. Desde que devidamente confeccionados e guardados em frascos esterilizados, as compotas duram anos.
Bom Apetite!
Colher-de-pau, que óptima ideia. Cá em casa também abundam as Courgettes e nunca me tinha passado pela cabeça, fazer compota. Geralmente só as congelo. Obrigada :)
ResponderEliminarDeve ser uma delicia :)
ResponderEliminarFicou com um aspecto mesmo delicioso.
ResponderEliminarNunca tinha ouvido falar de compota de courgette! Eu adoro courgettes e qualquer coisa com courgettes ;)
ResponderEliminarA compota ficou com um ar super delicioso.
ResponderEliminarBeijinhos
Olá! Eis uma excelente utilização pra corgetes k nunca m teria passado pla cabeça! Tb os meus avós, apenas c 2 plantas conseguem produção digna d supermercado, assim smp ajuda a escoar o stock lol beijinho
ResponderEliminarE retiram-se as sementes ou usa-se as sementes também?
ResponderEliminarAh! eskeci-m d perguntar, desculpe a ignorancia mas o k é cardamomo? :S Sorry!
ResponderEliminarO cardamomo é uma especiaria muito usada na Índia, em especial nas sobremesas. O que eu gostaria de saber é onde se compra :P
ResponderEliminarJá procurei no Modelo/Continente, Jumbo, Minipreço e Pingo Doce e nunca vi à venda....
Ah! fiquei admirada com a compota de courguete, ainda bem que nos deu esta receita, pois todos os anos planto courgettes e tenho sempre muitas,ponho sempre na arca para fazer sopa. Assim para a próxima já faço a compota. Muito obrigada pela ideia. Beijos
ResponderEliminarEu só consigo comprar cardamomo nas lojas Celeiro, ou então em lojas de produtos indianos.
ResponderEliminarEspero ter ajudado!
Achei óptimo esta ideia de compota de courgettes. Não vai ser fácil de arranjar Cardamomo, aqui onde vivo... mas mesmo assim vou fazer.
ResponderEliminarBjs e obrigadão...
As compotas são sempre uma óptima opção :)
ResponderEliminarExcelente ideia de aproveitar courgettes.
ResponderEliminarNunca fiz mas ao ver esta foto fiquei deliciada, pois lembra-me doce de chila, que adoro :)
Olá Colher de Pau, descobri o este blog quando andava a pesquisar receitas de peixe e fique fã!!!
ResponderEliminarAndei a "cuscar" as suas receitas, inclusivé já fui espreitar as do Natal :) Tem umas que vou experimentar neste natal de certeza!
Hoje ao jantar fiz fishcakes, mas com umas pequenas alterações, espero que não se importe. Ou seja, em vez de bolinhas em forma de hamburguer, fiz bolinhas pequenas tipo pasteis (as miudas gostam mais) e como não tinha limão utilizei um pouco de queijo ralado. Ficaram muito bons, mas ainda hei-de experimentar com o limão.
Vou voltar de certeza
Bjs
Essa compota pra mim é surpresa, mas deve ficar deliciosa.
ResponderEliminarAqui temos o costume de utilizá-las apenas em pratos salgados.
Bjs
Obrigada pla explicação sobre o cardamomo lol bem... visto k já foi procurado em vários hipers vou tentar no lidl k tem lá uma secção de produtos internacionais talvez tenha sorte! Já as sementes d papoila p cozinhar tb so encontro no celeiro...
ResponderEliminarque óptima ideia ! nunca tinha ouvido fafar de doce de courgettes vou experimentar
ResponderEliminarExcelente compota! Fiz e acho deliciosa.
ResponderEliminarA experiência está no meu blog:
http://alquimiadostachos.blogspot.com/2011/07/compota-de-courgette-cardamomo-limao-e.html
beijinhos e obrigada pela receita