Bojés


Desta vez trago uma receita indiana que a "minha" avó goesa me ensinou. É obvio que os bojés dela são muito melhores que os meus, mas estes também não estavam nada de se deitar fora, e foram muito apreciados pelos nossos amigos TS e C os comeram connosco!
A dificuldade (ou não) está em encontram a farinha própria para os fazer, a farinha de grão, que se encontra à venda em lojas de produtos indianos ou asiáticos. No Martim Moniz é muito fácil de encontrar.
Estes servi-os com chutney de manga, mas normalmente são servidos simples. Deliciosos de ambas as maneiras!


Ingredientes:

Farinha de grão
Água
Cebola em rodelas finas
gengibre em pó
sal
piri-piri em pó
óleo para fritar

Preparação:

Misture bem a farinha de grão com a água, sal, piri-piri e o gengibre. Junte a cebola em rodelas finas, mas tendo em atenção que deve colocar mesmo muita cebola. A massa deve ficar com o aspecto da massa das pataniscas.
Leve a fritar os bojés em colheradas em óleo bem quente.
Sirva simples ou com um chutney da sua preferência.

Bom Apetite!

21 comentários :

  1. Que fritinhos mais apetecíveis! Quem me dera ter tido uma avó goesa para me ensinar coisas dessas... E então com a pancada que tenho por comida indiana...! ;-)

    ResponderEliminar
  2. Eu arranjei agora esta avó goesa! Na realidade é avó do meu marido! E ainda bem que me vai ensinado umas coisas... Eu também sou fã de comida indiana!

    ResponderEliminar
  3. Com os gostos que tenho, desconfio que me andaram a ocultar algum antepassado indiano ou chinês...! ;-D

    ResponderEliminar
  4. Que delícia. Eu também adoro os sabores orientais. Esse bolinho com gosto de grão de bico e gengibre me deixaram aguada.

    ResponderEliminar
  5. Também quero uma avó goesa emprestada! Valha-nos este blog para podermos aprender estes petiscos

    ResponderEliminar
  6. Também fiquei curiosa para experimentar estes bojés, devem ser deliciosos. Também gosto de tudo que tem o toque oriental.
    Gostaria de fazer uma pergunta?
    O que é piri-piri?
    Bjs
    Cláudia B.

    ResponderEliminar
  7. Que delícia, a avó é de Goa então? Veja se ela tem mais receitas indianas, taí uma cozinha que tenho admiração, mas não sei fazer nada...

    ResponderEliminar
  8. Anónimo23:09

    Nossa...pelo já comi de tudo da culinária oriental...mas nunca experimentei esses bolinhos...devem ser muito apetitosos...qualquer dia tomo coragem e tento preparar...ou melhor, meu marido, pois quem cozinha em casa é ele...e minha sogra morou 12 anos na Índia...e amo ir jantar na csa dela, proncipalmente quando ela prepara aqueles pratões orientais que dão água na boca em qualquer um...

    Mas me diga uma coisa, sem o piri-piri, fica bom também?

    ResponderEliminar
  9. Anónimo11:52

    Obrigada pela receita! Vou experimentar, concerteza! :)

    ResponderEliminar
  10. Tenho a agradecer a partilha de receitas goesas, cozinha que muito aprecio. Desde miúda que a conheço: ia frequentemente a um restaurante goês, que fica na Rua de Pedrouços (Lisboa); e a minha vizinha de cima era de lá. Adoro a bebinca, o doce de grão, os paparis ou o chacuti. Por isso, venham mais posts oferecidos pela "avó goesa emprestada"!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo18:16

    Gostei da receita. Ja conhecia os bojes eu costumo por uma colher de cha de fermento em pó. Ficam mais fofos depois de fritos. E tambem uso malagueta fresca cortada às rodelas finas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo16:44

      Também podemos colocar uma colher de café de cominhos na massa :)

      Eliminar
  12. Muito bem. Eu costumo acrescentar malagueta verde picada e junto à massa.

    ResponderEliminar
  13. Muito bem. Eu costumo acrescentar malagueta verde picada e junto à massa.

    ResponderEliminar
  14. Eu tambemsei tenho um avô indiano mas muitas receitas ja esqueci eu bem procuro mas nada

    ResponderEliminar
  15. Tenho de cuscar o blog a ver se encontro mais

    ResponderEliminar
  16. Sem Curcuma e cominhos e sem Malagueta verde e coentros, não passa de invenção de alguém que nunca comeu Bojés e pensa que são pataniscas sem Bacalhau. É preciso coragem ,ou será'lata' para publicar uma receita tão fora da realidade

    ResponderEliminar

Imprimir