O que partilho aqui hoje, já foi preparado em Junho, na altura em que as cerejas encheram a minha cozinha. E como eram tantas, para além de termos comido muitas resolvi continuar os meus preparativos para o Natal. Resolvi então preparar um licor caseiro de cerejas usando um rácio muito simples que a minha avó me ensinou. O único obstáculo que tive foi com o alcool a utilizar. A minha avó falou-me em aguardente (preferencialmente caseira).Como não tinha aguardente para utilizarde utilizar, e após algumas pesquisas, descobri que podemos usar a vodka como base e em substituição da aguardente. Foi o que fiz.
Passado quase 3 meses, tenho um lindo licor de cerejas devidamente engarrafado e etiquetado, prontinho para colocar em alguns dos meus cabazes de Natal.
Apesar de ter feito com cerejas, segundo a minha avó podemos utilizar outro fruto como amoras silvestres, morangos, alperces, ou até cascas de tangerina, limão ou laranja, pau de canela, grãos de café... É uma questão de inventar, experimentar e testar!
Ingredientes:
1 medida de açúcar
2 medidas de cerejas (usei com caroço)
3 medidas de vodka
Preparação:
Num frasco (ou qualquer outro recipiente de vidro e com tampa) devidamente esterilizado, colocar todos os ingredientes e agitar bem para misturar. Guardar num sitio fresco e escuro como uma despensa e, durante os primeiros dias ir agitanto para ajudar a dissolver o açúcar. Deixar repousar cerca de 2 meses.
Ao fim desse tempo coar o licor para garrafas (eu esterilizei as minhas e deixei sacar bem) e está pronto a consumir.
Bom Apetite!
Teoricamente a melhor vodka é a tridestilada.
ResponderEliminarO licor é uma receita simples, sem nada de complexo, agora é esperar o resultado.
É simples essa maneira de se medir as quantidades.Ainda se vai a tempo de fazer uns licor para os cabazes é só escolher a fruta.
ResponderEliminarBjoka
Rita
Como as coisas se estão a por, acho que vai ser a única pessoa do país a dar presentes este Natal.
ResponderEliminarMauzinho com humor negro.
EliminarOlá Joana
ResponderEliminarEu apesar de não ter nunca tido uma tradição, goste de fazer muita coisa em casa. Os licores cehgaram à minha vida depois da mina Amiga Grace me dar a provar o licor de canela que ela tão bem faz. Assim tenho feito imensos desde o ano passado. Neste momento estou a fazer de amora e brevemente vou fazer o de tangerina. Eu comprei aguardente e faço com acucar amarelo. Muitos sucessos Celia Ribeiro
É uma excelente bebida sem álcool.
ResponderEliminarAs garrafas ficaram muito giras.
Beijinhos
Ó Tixa, então os licores são preparados sem álcool?
EliminarSe pensa isso e gosta de licores, tenha cuidado com a condução de viaturas pois corre dois riscos: o de apanhar uma coima pesada e, pior ainda, de sofrer um acidente rodoviário.
E quem dá "beijinhos" não merece que lhe suceda coisas más!
Sem alcool !!?!?
EliminarOlá Joana!
ResponderEliminarSigo religiosamente o seu blog e sou fã! Muitos parabéns pelo seu incrível talento e pelo imenso amor com que faz as suas coisinhas. Pedia-lhe que me dissesse onde encontrou as garrafinhas por favor. já procurei em montes de lugares e nada encontrei e as suas estão lindas.
Muito obrigada por partilhar connosco.
beijinhos e muitas felicidades!
Vou experimentar! Fácil de fazer!
ResponderEliminarAdoro o blog! Com receitas sempre fáceis de fazer, esta e exemplo disso, adoro o livro, parabens!
ResponderEliminarEu tambem tenho muita dificuldade em encontrar tantos os fracos para as compotas como as garrafinhas, pedia-lhe se podia indicar-me onde arranjar.
Beijinhos
Fracos para as compotas, serão quem?
EliminarTalvez os disbéticos, não?
Felizmente, por mim, sou dos fortes, dou cabo de todas as comportas, digo, comporto-me muito mal com todas as compotas e licores.
Onde compraste as garrafinhas... são tão lindas. tb queria assim umas para o meu licor...
ResponderEliminarhttp://vnonnie-avidaebela.blogspot.com/
Gostaria de saber qual a equivalência das medidas que menciona na receita,traduz-se por chávena,copo...Obrigada!
EliminarOnde conseguiu arranjar essas garrafinhas? Tenho andado a calcorrear as ruas de Coimbra, entrando em tudo quanto são chineses e lojas de "quinquilharia" à procura de garrafinhas bonitas e baratinhas para colocar os meus licores para oferecer.
ResponderEliminarO Seu blog e o livro têm sido uma inspiração e assim, finalmente, regressei à cozinha! Felicidades.
Olá!
ResponderEliminarParece ser óptima, eu ando há imenso tempo para preparar licor de café, acho que vou usar esta base =)
Algum conselho sobre a quantidade de açúcar a utilizar?
Vou manter a mesma relação, ah e penso que troco a vodka por aguardente, não deve fazer diferença em termos do rácio da receita pois não?
Beijinhos e obrigada por todas as fantásticas receitas que partilha! =)
Hoje também vou fazer a sangria de lambrusco rosé ;)
As garrafinhas foram compradas numa loja chinesa (Já vos disse que encontro lá imensas coisas engraçadas a preços muito convidativos - cada garrafinha custou 0,75€).
ResponderEliminarQuanto aos frascos, não costumo comprar - aproveito os frascos todos ao longo do ano: de azeitonas, pickles, molhos diversos...Além disso a minha cunhada D. e a minha amiga C. guardam os frascos para me dar porque já sabem que cá em casa têm muita saída.
as garrafas, podem ser compradas no armazem da marinha grande. em lisboa , Rua de s Bento, perto do parlamento, é onde compro. as restantes lojas deles n têm ..
EliminarAdorei!! Onde comprou as garrafinhas?? :)
ResponderEliminarTem tudo para ser um excelente licor. Eu fiz na semana passada um licor de alfarroba, que, quem me deu a alfarroba me ensinou a fazer. Agora espero que saia dali um licor de excelência! Vou ter que aguardar para ver e provar, claro! Bjokas
ResponderEliminarAdoro licores, é sempre daquelas coisas que fica bem quando recebemos visitas...
ResponderEliminarBJOS
Eu estou a fazer licor de amoras. :P
ResponderEliminarBeijinhos
Comprei umas garrafinhas em vidro de cores maravilhosas numa loja de utilidades no Campera Outlet.
ResponderEliminarEstava tudo com preços de arrasar, não chegou a 1 euro cada uma...
Vão ficar maravilhosas cheias de licor...
Curiosamente nunca tinha feito licor até este ano porque apanhei 3 Kgs de amoras com o meu filho
ResponderEliminar:-). Mas a receita da minha mãe diz que vai ao lume ferver uma hora aprox... Fiz tb doce das restantes amoras que ofereci a algumas colegas (apenas uma pequena amostra) e foi um sucesso. Parabens pelo blog...
Olá Joana,
ResponderEliminarEu tenho comprado os frascos e garrafas nesta loja:
www.vetromarim.com
Eles enviam por correio ou na loja em Loulé, os preços são em conta.
Adorei a sugestão! Agora cm já ñ tenho cerejas, é mt provável q experimente c outro ingrediente :)
ResponderEliminarUauuu, aqui também se aprende a fazer licores? Gostei muito :)
ResponderEliminarAdoro licores, principalmente os caseiros :) Ca em casa é mais comum o de tangerina, mas este de cereja deu-me vontade de o experimentar ^^
ResponderEliminarVodka é de facto excelente, e fiz no ano passado precisamente um licor de cerejas com vodka. Outro álcool ainda melhor é o whisky normal ou de malte (melhor este). O Lidl vende estas bebidas a bom preço, e utilizo o mais velho, 12 anos, para licores mais delicados.
ResponderEliminarNunca me aventurei a fazer licor, contudo já me senti várias vezes tentada a fazê-lo.
ResponderEliminarAcho que é possível fazer licor com tudo, inclusivé babtata...
olá,
ResponderEliminarcostumo fazer apens ginjinha. experimentei hoje fazer este com vodka.obrigada pela dica.
será que dá para fazer com gin em vez de vodka?
Olá,
EliminarCreio que não dá para fazer com gin porque o gin tem um sabor muito característico que ia passar para o licor. Ao contrário da vodka que é bastante mais neutra e por isso aconselhada.
Espero ter ajudado,
Joana
As nossas aguardentes não têm nada que as vença em paladar e força para extrair os odores e sabortes das frutas.
EliminarÉ um mundo maravilhoso este dos licores e compotas.
Como a culinária em geral, é uma arte que nos oferece um vasto universo de possibilidades de experimentar e esperar os resultados para alterar e melhorar e, enquanto isso, retiramos o prazer de os tomarmos e comunicarmos com os amigos.
Ainda, se acrescentarmos veneno, também dá para comunicarmos com os inimigos.
Cuidado, estou a brincar e não deve experimentar fazer isto em casa.
Concordo totalmente. Temos ad nossas aguardentes nacionais que superam os vodkas de fora. Quanto às garrafinhas que tanto falam. Eu prefiro reutilizar para proteger o ambiente. Assim guardo as garrafas de bebidas de vidro transparente e sem cor e uso para os licores. De qualquer rolha de cortiça eu faço uma à medida. Fica a dica... bjs
EliminarConcordo totalmente. Temos ad nossas aguardentes nacionais que superam os vodkas de fora. Quanto às garrafinhas que tanto falam. Eu prefiro reutilizar para proteger o ambiente. Assim guardo as garrafas de bebidas de vidro transparente e sem cor e uso para os licores. De qualquer rolha de cortiça eu faço uma à medida. Fica a dica... bjs
Eliminaroi amigos :
ResponderEliminarsou de Resende e é tradicional aqui fazerem licor de cereja. ha por ca uma receita que precisa :
1 litro de agua fervida 20 mn em lume brando com 350g de açúcar.
depois é so juntar ao conteúdo obtido da bagaceira com cerejas em maceração durante um mês e coar bem com Vodka nunca fiz mas vou tentar sim.... obrigao
Hello! Pode-me dar a receita e as quantidades? As cerejas não ficam enrugadas?
EliminarOlá, quanto ao licor de cereja, alguém me diz como fazer para manter as cerejas na aguardente sem ficarem murchas?
ResponderEliminarNão retire o caule, corte apenas.
EliminarOlá, adorei a sua receita de licor. Eu faço licores, de várias frutas, mas com gin (Gordon's) e ficam excelentes. O gin não passa sabor nenhum para o licor. Vou agora experimentar fazer um licor de coentros.
ResponderEliminarPrefiro usar produtos nacionais. Por isso uso as nossas aguarfentes que são excelentes. Fica a dica.
EliminarPrefiro usar produtos nacionais. Por isso uso as nossas aguarfentes que são excelentes. Fica a dica.
EliminarMuito bom
ResponderEliminar