Tarte de Tomate Assado com Tomilho

A quem acompanha este blogue e de repente se vê sem conseguir entrar e com mensagens de aviso do Blogger - o que só acontece a algumas pessoas - posso dizer-vos que não se trata de nada de grave. É apenas um "bug" a que infelizmente o Blogger nos vem habituando nos ultimos tempos. Nem sequer sei como resolver uma vez que nos computadores cá de casa essa mensagem de erro não aparece. Mas por favor não liguem a essa mensagem.
Outra coisa que aproveito para vos falar, é da minha recente colaboração com o site Para Mim, onde poderão encontrar dicas e sugestões sobre economia e gestão do lar. Estão desde já convidados a partilharem também aí as vossas opiniões e sugestões. E ao registarem-se no site, podem também ter acesso a conteúdos exclusivos, bem como a vales de descontos gratuitos em todos os vossos produtos favoritos. Apareçam que serão muito bem vindos!
Já agora só uma ultima coisas: hoje, no programa Mais Mulher, da Sic Mulher às 17h30, mais uma rubrica "Feito em Casa" desta vez dedicada ao tema das compotas.
Mas voltando às receitas, deixo aqui ficar a receita de uma deliciosa e simples tarte foi o nosso jantar de domingo no sofá. O M. adorou!

Ingredientes:

2 tomates maduros´
azeite q.b.
1 colher de chá de Mostarda de Dijon
1 ovo
2 hastes de tomilho
50g de queijo da ilha ralado

Massa:
200g de farinha
100g de manteiga fria em cubinhos
50g de queijo da ilha ralado
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Corte os tomates em pedaços grandes e coloque-os numa assadeira . Tempere com um pouco de azeite, sal e pimenta e leve-os a assar em forno quente (180ºC) durante cerca de 10 minutos. Retire e deixe arrefecer.
Entretanto prepare a massa. No robot de cozinha (e quando falo em robot de cozinha não me estou a referir em particular a nenhuma Bimby, mas sim um normal e simples robot de cozinha que podem comprar apartir de 50€ em qualquer loja de electrodomésticos, como este) coloque a farinha e a manteiga e mistura até a massa se parecer com umas migalhas grandes. Adicione depois o queijo e tempere de sal e pimenta. Vá adicionando aos poucos e poucos golinhos de água até a massa ter uma consistência firme e possível de ser estendida.
Forme uma bola com a massa e leve cerca de 20 minutos ao frigorífico.
Ao fim desse tempo estenda a massa e forre com ela uma forma de tarte de fundo amovível. Cubra a massa com papel vegetal e sobre este coloque "pesos" (como por exemplo arroz seco, feijão ou grão de bico seco) e leve-a a assar em vazio cerca de 20 minutos.
Retire então a tarte do forno, assim como o papel e os "pesos" e espalhe uma mistura feita com o ovo batido, a mostarda de dijon e o restante queijo ralado. Sobre esta mistura coloque os tomates assados e polvilhe com o tomilho fresco.
Leve a assar mais 20 minutos (180ºC) e sirva ainda morna com uma salada de rucula.

Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Olá! Já sabia da tua participação na revista Para Mim, pois recebo-a e tb subscrevo a newsletter. Mts Parabéns e mt sucesso!

    ResponderEliminar
  2. que bela tarte estes jantares no sofa cada vez apetecem mais com a chegada do outuno
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Gosto imenso de tartes e o tomilho é a minha nova paixão hehe. Bjocas

    ResponderEliminar
  4. Oi, está deliciosa, tanto na aparência quanto o paladar já que os ingredientes combinam muito bem.
    Abraço
    Vânia

    ResponderEliminar
  5. Anónimo23:36

    Parabens!! Podes colocar o video? O tema é muito interessante... Hoje não tive oportunidade de ver o programa :( beijinho

    ResponderEliminar

Imprimir