Pão de Iogurte com Passas e Sementes de Girassol

Desde que descobri esta receita de pão rápido, tenho dado folga à minha máquina de pão. Tenho feito o pão de véspera, à noite, mas de manhã o pão está optimo para ser comido "ao natural" ou em torradas como preferimos cá em casa.
Desta vez influênciada por uma outra receita de pão em que a massa leva iogurte natural, e à qual resolvi ainda acrescentar algumas sementes de girassol e passas, (mas podem acrescentar qualquer outras sementes, ervas aromáticas como alecrim ou oregão e até pedacinho de chocolate), fiz mais um pão rápido e muito saboroso. Para mim um pão perfeito para as torradinhas de pequeno almoço!
Porque não experimentar no fim de semana?

Ingredientes:
(adaptado de Fabulous Food, Setembro/Outubro 2011, pág. 65)

400g de farinha
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sal
125 ml de iogurte natural
200ml de leite
75g de passas
50g de sementes de girassol

Preparação:

Coloque todos os ingredientes no robot de cozinha (menos as passas e as sementes de girassol) e misture até se ter formado uma bola de massa.
Retire , polvilhe uma superfície com farinha e volte a amassar, desta vez com as mãos, e incorpore as sementes de girassol e as passas até ficarem bem misturadas na massa.
Forme uma bola e faça um corte em forma de cruz. Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve a assar cerca de 50  minutos no forno a 200ºC.

Bom Apetite!

19 comentários :

  1. Agora dava ai uma dentadinha :)

    ResponderEliminar
  2. Mais um pãozinho delicioso Joana, obrigado por partilhares e que farei com certeza um dia destes,


    beiji hos!!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo09:35

    Tem bom aspecto. Hei-de experimentar o pão do top 5.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. ADORO pão com passas! Este tem um aspecto delicioso, como todos os que fazes :) Obrigada pela partilha:)
    Vou experimentar um dia destes!

    ResponderEliminar
  5. Muito interessante essa receita sem fermento, com passas e sementes de girassol, também muito saudável, agradável.

    ResponderEliminar
  6. ja comia uma fatia:-)
    bpom fim de semana

    ResponderEliminar
  7. Eu gosto particularmente dos paezinhos com salsichas que tens no "Feito em Casa" e que eu normalmente troco a salsicha pelo chouriço.
    Ficam pães com chouriço perfeitos, que toda a gente gosta...e tão fáceis de fazer. obrigada

    ResponderEliminar
  8. OLá
    eu já lanchava...
    bjos docinhos
    Sílvia
    www.docinhosdaucic.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Adorei.Gosto tanto de receitas símples e fáceis de fazer.Muito bom é esse blog seu.

    ResponderEliminar
  10. Tenho de experimentar, tem bom aspecto :)

    ResponderEliminar
  11. hum deve ter ficado uma delicia, depois da uma passadinha la no meu blog!
    http://prepararprovarpostar.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Ai que delícia! Como eu adoro pão e lanches caseiros... Agora fiquei a suspirar :)

    ResponderEliminar
  13. Que belo pão!
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Anónimo11:46

    GOSTAVA DE SABER QUAL É O ROBOT DE COZINHA QUE USAS? LI O TEU LIVRO TODO E NÃO CONSEGUI PERCEBER.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo11:24

    Já fiz pão da receita que partilhaste e fica tão booommm! Vou experimentar este e vou por nozes, que adoro, obrigada Joana!

    ResponderEliminar
  16. Olá Joana,

    Posso perguntar qual a farinha que usaste?
    Eu experimentei e ficou muito bom, mas parecia-se mais com broa do que com pão. Talvez tenha sido a farinha...

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  17. Olá Joana,
    eu ando numa onda de pão, bolos salgados, brioches... este teu pão rápido tem um excelente aspeto...e é mesmo rápido, não tem que levedar!
    Que tipo de farinha usas?
    BJs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lenita,

      Eu uso farinha normal, sem fermento tipo 65 ou 55, depende do que tenho em casa e resulta com as duas.

      Espero ter ajudado,

      Joana

      Eliminar
  18. Olá Joana,

    Não tenho máquina de fazer pão. Para fazer à mão o processo é semelhante?
    Obrigada. :) Bjs

    ResponderEliminar

Imprimir