Croissant Folhado com Salmão Fumado e Ovos Mexidos

E já se passou a Consoada e o dia de Natal mas cá em casa a mesa ainda está vestida de festa. Fez-se Natal com a família e os amigos e nem mesmo algumas contrariedades alteraram a celebração e a partilha.
Os dias que antecederam o fim de semana natalício foram frenéticos e com muitas coisas para acabar de preparar, mas mesmo assim consegui manter a tradição de fazer bolachinhas com a minha sobrinha M., e sempre consegui fazer, pela primeira vez, uma casinha de gengibre. Nunca me tinha acontecido tal coisa, mas na noite de dia 23 ainda tinha cabazes para acabar de decorar, e para ajudar à festa a impressora não queria imprimir as últimas etiquetas da temporada. Valeu-me o M. que mesmo assim demorou duas horas a resolver o problema... E era já dia 24 quando coloquei o ultimo cabaz debaixo da árvore. A véspera de Natal começou na cozinha a fazer as rabanadas (que o M. adora) e uma sobremesa para partilhar em casa dos sogros. Valeu-me não avariar o forno, porque depois da impressora não querer colaborar na noite anterior foi a vez de o secador de cabelo ter dado o último suspiro! E foi depois um corre-corre para chegar a todo o lado e distribuir as últimas coisas pelos amigos e de ainda ir dar os beijinhos de Boas Festas em falta.  E nem depois de uma noitada em casa dos sogros, e de nos termos deitado bem perto das 4h da manhã o ritmo abrandou no dia 25. Acordar, fazer uma sobremesa para partilhar desta vez com os meus pais, e perceber como secar o cabelo sem secador. Sair de casa em cima da hora do almoço e chegar a casa dos meus pais onde nem a perna partida do meu pai (e o gesso da virilha até ao pé!) fez o Natal perder o brilho. Mesa cheia, coisas boas, mimos e mais família.
Nestes dias houve missa do galo, lareira acesa, bacalhau, peru, tarte de chocolate e natas, sonhos e rabanadas, arroz de polvo, receitas novas, frio, prendas caseiras muito originais, telefonemas e mensagens de boas festas, prendas úteis, cânticos ao Menino Jesus e felicidade. Houve Natal.
E houve um pequeno almoço diferente para comer a dois na manhã de Natal!

Ingredientes para 2 pessoas:
(adaptado de "Christmas with Gordon"  - Gordon Ramsay, pág 89)

2 croissants folhados
3 ovos
2 fatias finas de salmão fumado
1 colher de sobremesa de manteiga
sal e pimenta q.b.
salsa picada

Preparação:

Abra croissants e torre-os ligeiramente numa frigideira antiaderente até ficarem louros.
Entretanto bata os ovos com um garfo e tempere-os com um pouco de sal e pimenta. Coloque a manteiga numa frigideira e assim que estiver derretida junte os ovos, mexendo-os até ficarem cozinhados mas ainda cremosos.
Coloque cada um dos croissants abertos num prato de servir. Sobre os croissants disponha o salmão fumado e por cima coloque os ovos mexidos. Salpique com um pouco de salsa picada e sirva de imediato.

Bom Apetite!

9 comentários :

  1. Os pequenos incidentes também aconteceram por aqui, julgo serem coincidência em grande maioria das famílias que preparam a ceia.
    O croissant ficou maravilhoso comia um no café da manhã.
    Boa semana.
    Vânia

    ResponderEliminar
  2. O Natal é sempre assim: muita confusão, muito atraso, muitos imprevistos e percalços mas no fim corre tudo à mil maravilhas - é o milagre do natal :)
    Gostei deste pequeno almoço original, se bem que troco de livre e espontânea vontade o croissant folhado pelo croissant normal!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo10:17

    Olá Joana,bom dia, em primeiro lugar sou uma fã dos teus blogs e livro.Todos os dias visito e tenho sempre curiosidade nas receitas, este ano o Natal foi muito bom e eu quis saborea-lo ao máximo, infelizmente não tenho a quantidade de amigos que tu tens mas aproveitei as tuas ideia para mimar algumas pessoas.Aproveito para te desejar um 2012 cheio de sucessos e quem sabe com mais um livro!Beijinhos.Cilinha

    ResponderEliminar
  4. Patrícia Santos13:26

    Olá Joana,
    Ainda bem que o Natal foi bom. Incidentes acontecem a todos. Olha, a mim queimou um bocadinho a tarte de amêndoa (o que nunca me tinha acontecido) e a carne que tinha descongelado para dia 25, quando fui para a cozinhar para o almoço, estava ainda congelada. Valeu-me pegar na tua receita de lazanha e foi mesmo esse o nosso almoço de Natal. Foi diferente do que contava ser, mas foi muito bom!
    Queria pedir se, à semelhança do que fizeste no "Economia Cá de Casa" com a sugestão de ementa para o Natal, poderias fazer o mesmo para a ementa de final de ano. Queria preparar algumas coisinhas e, com as tuas sugestões sempre fantásticas, é mais fácil.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana,
    Sou uma seguidora assídua dos seus blogues e também eu resolvi aventurar-me nestas andanças (mas ainda estou a começar).
    Quanto ao seu Natal, parce-me familiar. Fiz o Natal em minha casa com a Mãe, sogros e demais familiares, eramos 15. Muita correria e confusão mas correu tudo muito bem. Parabéns e um 2012 cheio de sucessos!

    ResponderEliminar
  6. Vi esta sugestão no programa de Natal do Gordon, e achei-a fantástica. Pelas tuas mãos ficou linda!
    Babette
    PS. Percebi que o Natal foi quente e doce, ainda que haja sempre uns imprevistos;)

    ResponderEliminar
  7. Olá Joana!
    Recebi o teu livro este Natal e fiquei fascinada, hoje já fui a correr ao supermercado para poder por em pratica as maravilhosas receitas!
    Parabéns pelo excelente livro!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  8. Boa noite! Aproveito aqui para lhe dar os parabéns pelo fantástico blog e também para dizer que o seu livro "Feito em Casa", foi uma das minhas prendas de Natal,o qual adorei! Está fantástico, recheado de coisas boas!

    http://algumasaventurasculinarias.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Anónimo19:02

    boa tarde

    parece optimo

    vi o o Gordon Ramsy a fazer este peq. almoço na série de Natal que ele gravou... Boa ideia...

    ResponderEliminar

Imprimir