E já se passou a Consoada e o dia de Natal mas cá em casa a mesa ainda está vestida de festa. Fez-se Natal com a família e os amigos e nem mesmo algumas contrariedades alteraram a celebração e a partilha.
Os dias que antecederam o fim de semana natalício foram frenéticos e com muitas coisas para acabar de preparar, mas mesmo assim consegui manter a tradição de fazer bolachinhas com a minha sobrinha M., e sempre consegui fazer, pela primeira vez, uma casinha de gengibre. Nunca me tinha acontecido tal coisa, mas na noite de dia 23 ainda tinha cabazes para acabar de decorar, e para ajudar à festa a impressora não queria imprimir as últimas etiquetas da temporada. Valeu-me o M. que mesmo assim demorou duas horas a resolver o problema... E era já dia 24 quando coloquei o ultimo cabaz debaixo da árvore. A véspera de Natal começou na cozinha a fazer as rabanadas (que o M. adora) e uma sobremesa para partilhar em casa dos sogros. Valeu-me não avariar o forno, porque depois da impressora não querer colaborar na noite anterior foi a vez de o secador de cabelo ter dado o último suspiro! E foi depois um corre-corre para chegar a todo o lado e distribuir as últimas coisas pelos amigos e de ainda ir dar os beijinhos de Boas Festas em falta. E nem depois de uma noitada em casa dos sogros, e de nos termos deitado bem perto das 4h da manhã o ritmo abrandou no dia 25. Acordar, fazer uma sobremesa para partilhar desta vez com os meus pais, e perceber como secar o cabelo sem secador. Sair de casa em cima da hora do almoço e chegar a casa dos meus pais onde nem a perna partida do meu pai (e o gesso da virilha até ao pé!) fez o Natal perder o brilho. Mesa cheia, coisas boas, mimos e mais família.
Nestes dias houve missa do galo, lareira acesa, bacalhau, peru, tarte de chocolate e natas, sonhos e rabanadas, arroz de polvo, receitas novas, frio, prendas caseiras muito originais, telefonemas e mensagens de boas festas, prendas úteis, cânticos ao Menino Jesus e felicidade. Houve Natal.
E houve um pequeno almoço diferente para comer a dois na manhã de Natal!
Ingredientes para 2 pessoas:
(adaptado de "Christmas with Gordon" - Gordon Ramsay, pág 89)
2 croissants folhados
3 ovos
2 fatias finas de salmão fumado
1 colher de sobremesa de manteiga
sal e pimenta q.b.
salsa picada
Preparação:
Abra croissants e torre-os ligeiramente numa frigideira antiaderente até ficarem louros.
Entretanto bata os ovos com um garfo e tempere-os com um pouco de sal e pimenta. Coloque a manteiga numa frigideira e assim que estiver derretida junte os ovos, mexendo-os até ficarem cozinhados mas ainda cremosos.
Coloque cada um dos croissants abertos num prato de servir. Sobre os croissants disponha o salmão fumado e por cima coloque os ovos mexidos. Salpique com um pouco de salsa picada e sirva de imediato.
Bom Apetite!
Croissant Folhado com Salmão Fumado e Ovos Mexidos
Etiquetas:
Diversos
,
Lanches e Pequeno Almoço
,
Ovos
,
Salmão
Subscrever:
Enviar feedback
(
Atom
)
Os pequenos incidentes também aconteceram por aqui, julgo serem coincidência em grande maioria das famílias que preparam a ceia.
ResponderEliminarO croissant ficou maravilhoso comia um no café da manhã.
Boa semana.
Vânia
O Natal é sempre assim: muita confusão, muito atraso, muitos imprevistos e percalços mas no fim corre tudo à mil maravilhas - é o milagre do natal :)
ResponderEliminarGostei deste pequeno almoço original, se bem que troco de livre e espontânea vontade o croissant folhado pelo croissant normal!
Olá Joana,bom dia, em primeiro lugar sou uma fã dos teus blogs e livro.Todos os dias visito e tenho sempre curiosidade nas receitas, este ano o Natal foi muito bom e eu quis saborea-lo ao máximo, infelizmente não tenho a quantidade de amigos que tu tens mas aproveitei as tuas ideia para mimar algumas pessoas.Aproveito para te desejar um 2012 cheio de sucessos e quem sabe com mais um livro!Beijinhos.Cilinha
ResponderEliminarOlá Joana,
ResponderEliminarAinda bem que o Natal foi bom. Incidentes acontecem a todos. Olha, a mim queimou um bocadinho a tarte de amêndoa (o que nunca me tinha acontecido) e a carne que tinha descongelado para dia 25, quando fui para a cozinhar para o almoço, estava ainda congelada. Valeu-me pegar na tua receita de lazanha e foi mesmo esse o nosso almoço de Natal. Foi diferente do que contava ser, mas foi muito bom!
Queria pedir se, à semelhança do que fizeste no "Economia Cá de Casa" com a sugestão de ementa para o Natal, poderias fazer o mesmo para a ementa de final de ano. Queria preparar algumas coisinhas e, com as tuas sugestões sempre fantásticas, é mais fácil.
Beijinhos!
Olá Joana,
ResponderEliminarSou uma seguidora assídua dos seus blogues e também eu resolvi aventurar-me nestas andanças (mas ainda estou a começar).
Quanto ao seu Natal, parce-me familiar. Fiz o Natal em minha casa com a Mãe, sogros e demais familiares, eramos 15. Muita correria e confusão mas correu tudo muito bem. Parabéns e um 2012 cheio de sucessos!
Vi esta sugestão no programa de Natal do Gordon, e achei-a fantástica. Pelas tuas mãos ficou linda!
ResponderEliminarBabette
PS. Percebi que o Natal foi quente e doce, ainda que haja sempre uns imprevistos;)
Olá Joana!
ResponderEliminarRecebi o teu livro este Natal e fiquei fascinada, hoje já fui a correr ao supermercado para poder por em pratica as maravilhosas receitas!
Parabéns pelo excelente livro!
Um beijinho
Boa noite! Aproveito aqui para lhe dar os parabéns pelo fantástico blog e também para dizer que o seu livro "Feito em Casa", foi uma das minhas prendas de Natal,o qual adorei! Está fantástico, recheado de coisas boas!
ResponderEliminarhttp://algumasaventurasculinarias.blogspot.com/
boa tarde
ResponderEliminarparece optimo
vi o o Gordon Ramsy a fazer este peq. almoço na série de Natal que ele gravou... Boa ideia...