Bolachinhas Shortbread

No fim de semana começaram as actividades normais desta época do ano. Foi o primeiro jantar de natal e com ele saíram os primeiro mimos para oferecer, uns saquinhos amorosos com bolachinhas decoradas.
A ideia não é nova, nem nada que nunca se tenha visto por aqui, mas é a simplicidade da receita que acho que vale a pena partilhar. 3 ingredientes na proporção de 3,2,1, uma formula que não tem nada que enganar e que os ingleses chamam de shortbread e que pode ser encontrada em todos os livros e revistas de culinária. A massa é tão simples de preparar que nem exige tempo de refrigeração e, para quem quer avançar com umas bolachinhas para oferecer este natal, ou mesmo para fazer decorações para colocar na árvore esta é uma excelente receita.
As bolachinhas não precisam de ser decoradas, eu pessoalmente até as prefiro comer simples, mas a cobertura de açúcar com a adequada decoração deixam as bolachas aprumadas e perfeitas para oferecer.

Ingredientes para cerca de 50 bolachinhas:

300g de farinha
200g de manteiga à temperatura ambiente
100g de açúcar

Preparação:

Coloque a farinha numa taça e junte a manteiga previamente cortada em pedaços. Com as mãos esfarele bem a manteiga na farinha (como se estivesse a fazer crumble) até a massa formar umas migalhas. Junte o açúcar e amasse bem até formar uma bola maleável de massa. (É capaz de demorar um bocadinho a amassar e de ao início parecer que é preciso juntar algum líquido, mas é mesmo assim. Só têm mesmo de continuar a amassar.) Em alternativa poderá colocar todos os ingredientes num robot de cozinha e quando a massa estiver com o aspecto de migalhas retirar e amassar até formar a bola de massa.
Polvilhe uma superfície de trabalho e, com o rolo da massa, estenda a massa até ter cerca de 5mm de espessura. Corte com a forma desejada e coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal. Repita até esgotar toda a amassa.
Leve as bolachinhas a assar cerca de 8 a 10 minutos (até começarem a querer ficar douradinhas) a cerca de 180ºC. Deixe arrefecer e decore a gosto se desejar.
Se quiser decorar as bolachinhas, misture açúcar em pó com uma colherzinha de água ou sumo de limão até formar uma pasta espessa e branca (se desejar junte corantes para ficar com outras cores). Espalhe sobre as bolachas completamente arrefecidas e decore a gosto.

Bom Apetite!

33 comentários :

  1. Tâo fofas estas bolachinhas :)

    ResponderEliminar
  2. As bolachinhas decoradas são econômicas, práticas e muito graciosas, gostei muito.
    Beijo
    Vânia

    ResponderEliminar
  3. Que fofinhas que ficaram ^^

    ResponderEliminar
  4. Essa receita é realmente super simples e dá para adaptarmos com pepitas ou até misturar sabor a especiarias, enfim, as possibilidades são inúmeras.
    E claro, oferecer bolachas caseiras no natal é um clássico, bem como compotas e outros mimos. Acho que apesar de ofertas simples, estão impregnadas de carinho e de tempo que dedicamos a pensar naqueles a quem as vamos oferecer. E o Natal é isso mesmo, tempo para estar com aqueles de quem mais gostamos...

    Alguns dos bonequinhos estão com ar de quem tem a troika à perna :p

    ResponderEliminar
  5. Amiga essas bolachinhas estam lindissimas, cà em frança é a tradição de as realizar no dia de St. Nicola e estàs em cheio pois é hoje o dia!

    Parabens ficaram lindissimas e perfeitinhas!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Que fofas! :D Ficaram perfeitas. Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Que lindas bolachinhas!

    ResponderEliminar
  8. Essas bolachinhas parecem deliciosas e são mesmo fáceis de fazer. Sabe-me dizer onde comprou os moldes para cortar a massa? Ando há imenso tempo à procura e não encontro em lado nenhum! Obrigada!

    ResponderEliminar
  9. Cristina10:53

    Gostei muito.
    Qual a melhor forma de as conservar até ao natal? Não ficam moles? obrigada

    ResponderEliminar
  10. No fim de semana fiz umas do livro da Mafalda Pinto Leite, "cozinha para quem quer poupar" e também ficaram muito boas. Fizemos arvores de natal, bonecos de gengibre, etc. Lá em casa também se vive o espírito natalício muito afincadamente!Desde Novembro...porque o mês de Dezembro passa a correr!
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. que bonitos ficaram os teus bonecos... até dá pena comê-los... eh eh eh

    ResponderEliminar
  12. Que biscoitos lindos. Adorei. Beijos

    Telma Correia

    ResponderEliminar
  13. Muito simples, realmente. Vou guardar a receita. :)

    ResponderEliminar
  14. Só tenho uma dúvida, estas bolachinhas são daquelas que ficam boas durante muito tempo? Se eu as fizer hoje, por exemplo, estarão boas para oferecer no Natal?

    Maria João, há umas engraçadas no Ikea, e na Polux, ou no El Corte Inglés também deve haver.

    ResponderEliminar
  15. Que bolachinhas tão mimosas!!!! Parecem o "Bolacha" do shrek! Adorei!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Olá. Gostaria de saber que tipo de manteiga usa. Fico sempre na dúvida... Pode ser margarina vegetal da vaqueiro? Ou aconselha outra? E a validade? Aguentam-se por muitos dias? Muito obrigada.

    ResponderEliminar
  17. tao queridas:)

    bjus
    Cila

    ResponderEliminar
  18. muito bonitas gostei muito parabens beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Olá Joana! Já tenho algumas receitas tuas passadas do ano anterior, mas vou adicionar tb esta - simples e apelativa :) Brigada! Bjinhos.

    ResponderEliminar
  20. Estão tão lindas!!! Dá mesmo vontade de as comer... miam miam :)

    ResponderEliminar
  21. Yam! Tem tão bom aspecto! A manteiga é sem sal? Ou é margarina? E o forno tem calor por cima e em baixo, ou é só por baixo?

    ResponderEliminar
  22. Ficaram tão giras! E são mesmo muito fáceis de fazer!

    ResponderEliminar
  23. Olá,

    Tenho a mesma dúvida da Ana e que é se as fizer neste fim de semana acha que duram até ao Natal?
    Bjs

    ResponderEliminar
  24. Hermosos dulces de navidad lucen perfctos y deliciosos,abrazos y saludos.

    ResponderEliminar
  25. Maria Fernanda19:08

    Adorei as bolachinhas, mas também gostava de saber se são feitas mesmo com manteiga (com ou sem sal) ou margarina. Fico à espera de saber para as poder experimentar!

    ResponderEliminar
  26. Maria João: eu comprei um conjunto de cortadores de bolachas em metal numa daquelas lojas tipo "loja dos 300" e mais recentemente comprei um conjunto em plástico no Continente, que traz formas de pinheiro, boneco de gengibre, estrela, anjo e boneco de neve, por 0,99€. Também gostava de saber com que antecedência posso fazer as bolachas para oferecer. :)

    ResponderEliminar
  27. Anónimo18:42

    olá=D
    vejo regularmente o seu blog.
    e esta receita em particular vou experimentar e oferecer como lembrancinhas!!!
    mas tenho umas questões, com quanto tempo de antecedencia se pode fazer, por exemplo se fizer este domingo será que ainda estao boas no dia 24???
    a margarina poderá ser vaqueiro??
    será que se fizer meia receita tb resulta??
    agradeço imenso uma resposta e agradeço desde já=)
    beijinhos carina

    ResponderEliminar
  28. ola,
    precisava mm da sua ajuda,
    estive a tentar fazer esta receita e estive mais de uma hr a amassar, e a massa nao fica uma bola, melhor..fica mas esfarela de seguida..nao consigo consistencia...
    será que me podia dar umas dicas???
    agradecia imenso, precisava mm de fazer bolachinhas pra domingo..

    se me puder responder seria fantastico. obrigado***carina

    ResponderEliminar
  29. E como fazer isto na bimby? É que recebi uma e gostava de a usar para fazer as bolachinhas de Natal. Bjs e Boas Festas

    ResponderEliminar
  30. Por incrivel que pareça já tinha ouvido fa,lar de si, já a tinha vistto no Portugal no Coração, até já tive o livro na mão mas ainda não tinha encontrado o blog!!
    Agora sou seguidora e vou ficar "on line".
    Obrigada pelam partilha (que senti genuina qdo a ouvi na RTP)

    ResponderEliminar
  31. Patrícia Santos18:04

    Estas bolachinhas são muito boas! Eu dei-lhes forma de coração para ficarem mais românticas. Pensei que fosse difícil de amassar, mas, foi muito fácil fazer a bola de massa.
    Obrigada Joana e um beijinho!

    ResponderEliminar

Imprimir