Não há Natal sem bolachinhas, sobremesas e doces. E para tudo isso é necessário um ingrediente muito especial : açúcar! A RAR fez-me uma generosa oferta: açúcar e uma linda lata para os meus biscoitos e bolos. Para agradecer à RAR aqui fica uma sugestão doce, de uns biscotti deliciosos. Perfeitos para presentes de última hora, ou para colocar na mesa de Natal para comer com o café ou com um cálice de vinho do Porto.
Ingredientes para cerca de 30 biscotti:
3 claras
75g de açúcar RAR
110g de farinha de trigo
75g de avelãs partidas grosseiramente
75g de figos secos picados
100g de chocolate branco
Preparação:
Ligue o forno e regule-o nos 180ºC. Unte uma forma de bolo inglês (com cerca de 25cm) e forre-a com papel vegetal.
Bata as claras em castelo até ficarem firmes mas não muito duras. Acrescente depois o açúcar aos poucos até ficar bem incorporado, e sem parar de bater. Acrescente depois a farinha, os figos e as avelãs picadas e mexa bem.
Coloque a mistura na forma alisando a superfície e leve a assar cerca de 30 minutos ou até estar ligeiramente dourado e cozido. Retire do forno e deixe arrefecer.Com uma faca de serrilha corte o bolo em fatias de cerca de 3mm, e coloque depois as fatias num tabuleiro.
Leve novamente ao forno (150ºC) durante cerca de 15 minutos (virando-os a meio tempo) até os biscotti estarem levemente dourados, crocantes e secos. Deixe arrefecer.
Entretanto derreta e chocolate branco no microondas ou em banho maria e coloque um pouco por cima de cada um dos biscotti com a ajuda de uma colher. Deixe o chocolate solidificar e guarde num recipiente fechado.
Sirva como acompanhamento de café ou chá ou coloque num saquinho ou frasquinho e ofereça-as como mimo de natal.
Bom Apetite!
Biscotti de Figos e Avelãs com Cobertura de Chocolate Branco e um Doce Presente
Etiquetas:
Bolachas
,
Coisas Doces
,
Natal
Subscrever:
Enviar feedback
(
Atom
)
Os figos são muito pouco utilizados em doceria no Brasil, embora que tanto o fruto in natura quanto os frutos secos originam doces, pratos deliciosos.
ResponderEliminarBeijo,
Vânia
que belos biscoitos. tb tenho essa lata da RAR que é enorme, muito bonita e mantém as bolachinhas sempre crocantes. beijinhos e Feliz Natal.
ResponderEliminarUma boa forma de aproveitar a claras que sobram de alguns doces natalícios. Feliz Natal!
ResponderEliminarhummmm, adorei
ResponderEliminarbom natal
Oh, Oh, Oh... Votos de Feliz Natal! :)
ResponderEliminarÉ uma versão dos biscotti da Giada De Laurentiis não é...
ResponderEliminarSara,
ResponderEliminarPor acaso não, mas até podia ser. É adaptado de outra receita que até já foi publicada aqui no blogue o ano passado, e que me foi ensinada por uma amiga que esteve em Itália, de onde são originários tal como a Giada.
Joana e família,
ResponderEliminarDesejamos-lhe e a todos que celebram esta data, acima de tudo, o amor, a paz, a união. Independente de credos, valores como esses, são universais. E são exatamente eles que tornam o mundo melhor e mais acolhedor.
Beijo,
Vânia