quinta-feira, dezembro 22, 2011

Biscotti de Figos e Avelãs com Cobertura de Chocolate Branco e um Doce Presente

Não há Natal sem bolachinhas, sobremesas e doces. E para tudo isso é necessário um ingrediente muito especial : açúcar! A RAR fez-me uma generosa oferta: açúcar e uma linda lata para os meus biscoitos e bolos. Para agradecer à RAR aqui fica uma sugestão doce, de uns biscotti deliciosos. Perfeitos para presentes de última hora, ou para colocar na mesa de Natal para comer com o café ou com um cálice de vinho do Porto.

Ingredientes para cerca de 30 biscotti:

3 claras
75g de açúcar RAR
110g de farinha de trigo
75g de avelãs partidas grosseiramente
75g de figos secos picados
100g de chocolate branco

Preparação:

Ligue o forno e regule-o nos 180ºC. Unte uma forma de bolo inglês (com cerca de 25cm) e forre-a com papel vegetal.
Bata as claras em castelo até ficarem firmes mas não muito duras. Acrescente depois o açúcar aos poucos até ficar bem incorporado, e sem parar de bater. Acrescente depois a farinha, os figos e as avelãs picadas e mexa bem.
Coloque a mistura na forma alisando a superfície e leve a assar cerca de 30 minutos ou até estar ligeiramente dourado e cozido. Retire do forno e deixe arrefecer.Com uma faca de serrilha corte o bolo em fatias de cerca de 3mm, e coloque depois as fatias num tabuleiro.
Leve novamente ao forno (150ºC) durante cerca de 15 minutos (virando-os a meio tempo) até os biscotti estarem levemente dourados, crocantes e secos. Deixe arrefecer.
Entretanto derreta e chocolate branco no microondas ou em banho maria e coloque um pouco por cima de cada um dos biscotti com a ajuda de uma colher. Deixe o chocolate solidificar e guarde num recipiente fechado.
Sirva como acompanhamento de café ou chá ou coloque num saquinho ou frasquinho e ofereça-as como mimo de natal.

Bom Apetite!

8 comentários:

  1. Os figos são muito pouco utilizados em doceria no Brasil, embora que tanto o fruto in natura quanto os frutos secos originam doces, pratos deliciosos.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  2. que belos biscoitos. tb tenho essa lata da RAR que é enorme, muito bonita e mantém as bolachinhas sempre crocantes. beijinhos e Feliz Natal.

    ResponderEliminar
  3. Uma boa forma de aproveitar a claras que sobram de alguns doces natalícios. Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  4. hummmm, adorei
    bom natal

    ResponderEliminar
  5. Oh, Oh, Oh... Votos de Feliz Natal! :)

    ResponderEliminar
  6. Sara12:37

    É uma versão dos biscotti da Giada De Laurentiis não é...

    ResponderEliminar
  7. Sara,

    Por acaso não, mas até podia ser. É adaptado de outra receita que até já foi publicada aqui no blogue o ano passado, e que me foi ensinada por uma amiga que esteve em Itália, de onde são originários tal como a Giada.

    ResponderEliminar
  8. Joana e família,
    Desejamos-lhe e a todos que celebram esta data, acima de tudo, o amor, a paz, a união. Independente de credos, valores como esses, são universais. E são exatamente eles que tornam o mundo melhor e mais acolhedor.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar

Poderá também gostar de:

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin