Sonhos Doces de Natal

Estamos a uma semana do Natal. Os miúdos começam hoje as férias. E este será o ultimo fim de semana para compras e afazeres diversos.
Debaixo da minha árvore já se amontoam muitos cabazes. Mas ainda há bolachas para fazer, uma festa de anos para preparar, uma ida a Lisboa e à SIC Mulher. Mas já é Natal e tudo já cheira a Natal.
Por isso, partilho aqui hoje a melhor receita de sonhos de sempre. Os sonhos da minha avó, preparados na velhinhas batedeira que agora é minha. Sonhos para experimentarem no fim de semana e comerem ainda quentes com café ou chá. Sonhos para colocarem na vossa mesa de Natal, ou para levarem como presente a uma festa. Porque sonhos, todos temos!
Bom Fim de Semana.

Ingredientes:
(chávena usada com 220ml de capacidade)

1 chávena de água
1 chávena de farinha
1 casca de limão
sal
100g de margarina
3 ovos
Açúcar e canela para polvilhar

Preparação:

Põe-se a água a ferver com a casca de limão e a margarina. Depois de ferver retira-se do lume e junta-se a farinha de uma só vez, mexe-se bem e vai novamente ao lume para cozer a farinha, mexendo sempre, até a massa descolar do tacho
Amassa-se bem esta massa, põe-se numa tigela (ou na batedeira que é muito mais fácil!) e vão-se juntando os ovos, um a um, amassando sempre até ficar com uma massa grossa e brilhante.
Frita-se depois esta massa às colheradas, virando e espetando os sonhos para que cozam uniformemente, inchem e fiquem bem douradinhos. Escorrem-se bem em papel absorvente e polvilham-se ainda quentes com açúcar e canela.

Bom Apetite!

20 comentários :

  1. Fora da cozinha os filhos(as) e netos(as) também edificam os sonhos dos pais e avós, indiretamente está a fazer isso.
    A minha avó também fazia sonhos, eu nunca fiz, talvez faça desta vez, na foto ficaram lindos.
    Bom final de semana
    Vânia

    ResponderEliminar
  2. Ainda ontem andei à procura de uma receita de sonhos! Vou experimentar no fim de semana! Bjs

    ResponderEliminar
  3. a tua foto já cheira mesmo a Natal...
    olha, já fiz o teu licor de canela (vou postar para a semana) e ficou uma delícia. engarrafei em garrafas pequeninas e decorei-as, para serem vendidas numa feira da catequese amanhã à tarde.
    obrigado pela partilha de receitas maravilhosas!

    ResponderEliminar
  4. Ficaram lindos amiga jà comia alguns!

    bjs

    ResponderEliminar
  5. Estou muito, mas mesmo muito tentada em experimentar esta receita! Obrigada pela inspiração :)

    ResponderEliminar
  6. Luisa Ferreira12:00

    Vou experimentar esta consoada... Obrigada!!

    ResponderEliminar
  7. Lucia12:33

    Lindos!!! Adoro sonhos e filhoses!!! Por acaso não vais fazer?!!!;-)

    bj

    ResponderEliminar
  8. A ultima vez que fiz sonhos no primeiro natal aqui um "explodiu" e queimou-me a cara e uma mao toda, felizmente as marcas da cara desapareceram as da mao ficou, fiquei com medo, mas este ano vou voltar ao ataque adoro sonhos

    ResponderEliminar
  9. Margarida CF20:32

    Esta quantidade de farinha dá para quantos sonhos?
    Feliz Natal para si e tudo de bom para 2012.
    Margarida CF

    ResponderEliminar
  10. e quem nao gosta de sonhar??? que belos sonhos..

    bjus
    Cila

    ResponderEliminar
  11. Mariana22:17

    A última vez que tentei fazer não explodiram. Qual é o truque?

    ResponderEliminar
  12. Boa noite Joana!
    Fiz esta receita hoje de tarde, são delíciosos, obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
  13. A minha avó também fazia uns sonhos fantásticos mas como achamos que as pessoas que mais amamos nunca partem a receita, essa, ficou sempre para amanha e um dia o amanha já n era possível...Vou este Natal experimentar os seus sonhos.Obrigada pela sua partilha não imagina o quanto foi importante para mim...

    ResponderEliminar
  14. sonia afonso22:38

    gosto muito de vir visitar o seu site diariamente. no entanto tenho uma pequena "reclamação". entendo que tenha uma vida privada, com muitos a fazeres, mas por várias vezes que vejo perguntas de leitoras que apesar de passarem meses, a resposta não chegou...
    pode ser que consiga tirar a duvida de todas as margaridas, que a seguem...
    votos de um bom natal.
    sonia

    ResponderEliminar
  15. Margarida:

    Depende do tamanho das "colheradas" de massa que colocar a fritar, mas dá para cerca de 25 sonhos.

    Mariana:

    Ninguém quer que os sonhos explodam! Para isso não acontecer tem de os ir picando com um garfo ou espeto à medida que vão fritando.

    Sónia Afonso:

    Realmente tem razão. Muitas vezes não respondo a algumas perguntas que me fazem. Por falta de tempo, outras vezes porque colocam perguntas em receitas com mais de um ou dois anos e eu simplesmente nem me apercebo. Mas algumas vezes não respondo porque a pergunta que me fazem resulta de falta de atenção de quem viu a receita, Muitas vezes a pergunta é desnecessária e encontra-se "respondida" na receita, na preparação ou na introdução. Mas prometo que para 2012 vou passar a dar atenção às perguntas que me colocam. :)

    ResponderEliminar
  16. Anónimo20:00

    Há um ano atrás tentei e tive que os deitar fora por falta de jeito e pq n os piquei enquanto fritavam. Hj quis experimentar esta receita e a minha familia adorou :)

    ResponderEliminar
  17. Anónimo16:04

    Fiz estes sonhos e ficaram lindos, maravilhosos, com um sabor e cheirinho de comer e chorar por mais! Ninguém acreditava que tinha sido eu a fazê-los :-)) Obrigada Joana, pela inspiração

    ResponderEliminar
  18. Anónimo18:00

    Fiz a receita, sem nunca ter feito sonhos, e o resultado foi magnifico!!! Os sonhos ficaram deliciosos, Obrigada pelas dicas.

    ResponderEliminar
  19. Anónimo17:57

    Porque e que os meus sonhos nao inchao mas sim ficam achatados?

    ResponderEliminar
  20. Boa tarde uma duvida nao leva fermento?Ficam tipo ocos por dentro??obrigada

    ResponderEliminar

Imprimir